Resenha - Donnie Darko

segunda-feira, agosto 19, 2019


Donnie Darko estreou nos cinemas em 2001, quando Richard Kelly, o roteirista e diretor, tinha apenas 26 anos. As filmagens duraram 28 dias e, nesse livro organizado pela editora Darkside Books, os leitores tem acesso a uma série de materiais incríveis sobre o filme. 

Título: Donnie Darko
Autor: Richard Kelly (roteirista e diretor) / Organizado por Darkside Books
Ano: 2016
Número de páginas: 254
Editora: Darkside Books
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: A história de Donnie Darko é fácil de resumir – e talvez por isso mesmo ele tenha se transformado no filme preferido de tanta gente mundo afora: um adolescente problemático, com sintomas de esquizofrenia e sonambulismo, escapa da morte quando uma turbina de avião cai no seu quarto. Ele passa a ter visões com Frank, o humano numa estúpida roupa de coelho, ou seria o contrário? Enquanto espera pelo fim do mundo (contagem regressiva em 28:06:42:12), e pelo Dia das Bruxas, Donnie enfrenta conflitos que todos nós já experimentamos em algum momento da vida: professores autoritários, a descoberta de uma paixão, hormônios à flor da pele, diálogos reticentes entre pais e filhos, a eterna busca pelo sentido da vida – se é que ele pode mesmo ser encontrado.
Além do roteiro original, Donnie Darko, o livro surpreende pelo conteúdo extra. A começar pelo prefácio exclusivo, assinado por Jake Gyllenhaal. O astro de sucessos como Zodíaco, Soldado Anônimo, Príncipe da Pérsia e O Segredo de Brokeback Mountain, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar, até hoje é parado nas ruas por admiradores que querem saber sua opinião sobre o que realmente Richard Kelly quis contar em seu filme de estreia.
E se você também está curioso, por que não ler o que o próprio diretor e roteirista tem a dizer sobre Donnie Darko, Gretchen, Frank e companhia? Kelly concede uma robusta entrevista sobre todo seu processo de criação. Uma verdadeira aula sobre o amor ao cinema e as armadilhas da indústria do entretenimento.
Para ficar ainda mais completa, a Limited Edition da DarkSide Books – em capa dura, marcador exclusivo e aquela qualidade que qualquer leitor exigente sente gosto de exibir na estante de casa – traz uma surpresinha a mais: A Filosofia da Viagem no Tempo. Isso mesmo, uma reprodução de trechos do livro escrito por Roberta Sparrow, a Vovó Morte do filme. É o livro que Donnie lê para tentar desvendar o que está acontecendo no mundo ao seu redor. Agora você tem a mesma oportunidade. Quem sabe não encontre finalmente as respostas que tanto procurava?


A primeira vez que assisti a Donnie Darko deve ter sido há 2 anos atrás. Quando minha irmã comprou o livro e, depois de certo tempo (agora), eu decidi ler. Ao começar a leitura, já parei para assistir o filme novamente (estar com o filme fresco na cabeça é essencial para leitura), pois eu lembrava de pouca coisa (só lembrava que a turbina de avião caia no quarto do Donnie).


Se você acha que o livro da Darkside é a própria obra e que o filme é baseado nela, não se engane: Donnie Darko não é um livro, o escritor, Richard Kelly, escreveu apenas o roteiro, e é a isso que temos acesso nesse livro que, convenhamos, tem uma edição maravilhosa (meus parabéns à Darkside, como sempre). 



Bem, o enredo é sobre um jovem com problemas pscológicos (esquizofrênico) chamado Donald Darko. Donnie mora em uma família aparentemente bem estruturada: com seu pai, sua mãe e suas duas irmãs. Donnie é extremamente inteligente e confronta pessoas o tempo todo por conta disso. Nosso protagonista também faz terapia para se tratar e as conversas coma terapeuta são fundamentais para o entendimento do filme. Certa noite, Donnie acorda com uma voz estranha que o chama, ele sai do quarto e, na rua, vê um homem com uma fantasia de coelho bizarra: ele diz se chamar Frank, diz que veio do futuro e que faltam 28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos para o fim do mundo. 

Donnie acorda no meio de um campo de golfe e, ao voltar para casa, percebe que houve um acidente: uma turbina misteriosa de avisão caiu do céu, em cima do seu quarto. Vou parar por aqui para evitar dar spoilers.


Ao contrário do que possa parecer, Donnie Darko não é um filme sobre adolescência, é um sci-fi sobre viagem no tempo, entretanto, ao assistir, você dificilmente vai notar esse aspecto ou entender como ele funciona dentro do filme, por isso muitas pessoas assistem e dizem não ter entendido nada. Para ajudar, aqui vai a minha dica para entender o filme, pelo menos, 80%:

1. Assista ao filme (prestando bastante atenção); (tiraram do Netflix, mas tem no Youtube).
2. Assista ao vídeo do canal Pipocando, que explica TUDO o que você precisa saber, com duas teorias diferentes: (Sim, o vídeo tem 58 fucking minutos, mas vale a pena)


3. Leia o livro (preste atenção ao roteiro e ao livro da Vovó Morte).


4. Assista ao filme de novo.

E é isso! Eu acho esse filme simplesmente genial, principalmente porque há algo GIGANTESCO por trás do plot, que parece algo incrivelmente simples. Não devemos nos deixar enganar pelas aparências de Donnie Darko, o filme é algo profundo demais para ser apreciado somente em sua superficialidade.


E você, já assistiu Donnie Darko? Gosta do filme? Entendeu tudo? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."