Resenha - Viver é prejudicial à saúde

segunda-feira, agosto 05, 2019


Viver é prejudicial à saúde, publicado independentemente em 1998, é um verdadeiro tesouro da Literatura Paranaense que quase ninguém conhece! Essa obra, cheia de um humor inteligente e de reflexões filosóficas, mostra-nos como viver deve ser nossa prioridade, ainda que seja prejudicial à saúde.

Título: Viver é prejudicial à saúde
Autor: Jamil Snege
Ano: 1998
Nº de páginas: 77
Editora: Independente
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: "VIVER É PREJUDICIAL À SAÚDE pode ser lido como uma novela de amor - não o amor convencional, mas o de caráter filosófico. Escrit numa língua portuguesa precisa e atual, com as pitadas de humor e ironia que caracterizam o estilo de Jamil Snege e que tiram do texto toda possibilidade de edulcoração, esta pequena e primorosa narrativa diverte e inquieta, encanta e faz refletir." Miguel Sanches Neto

O narrador-protagonista (sem nome) é um personagem descontente com a vida e se acha um fracassado. Depois de 3 casamentos e divorciado, ele dá atenção às suas bagunças e à sua filha já adulta (inclusive, ele tem muito orgulho dela). Além disso, ele também está insatisfeito com o trabalho. Sua revolta com a vida fica explícita em vários momentos, ele é extremamente solitário e sente um tédio dotado de descrença na vida. Até metade do livro é somente essa perspectiva desesperançosa que ele tem, quando finalmente ocorre o clímax: ele atropela um porco e acha que atropelou um homem.

Ao atropelar o animal na estrada da Graciosa (quem é de Curitiba conhece muito bem), ele imagina que tudo vai piorar ainda mais, entretanto, esse acontecimento finalmente faz as coisas engrenarem na vida dele. Os momentos em família que ele tinha com a família e o genro são trocados por uma viagem sozinho à Argentina. Aquele que queria tanto deixar de ser solitário, viaja consigo mesmo, dando valor à própria companhia e em busca de fugir da monotonia.

Algo que me chamou a atenção na linguagem desse livro é o estilo poético e formal (apesar de muitas expressões serem de baixo nível). Cheia de mensagens incríveis que fazem o leitor se identificar com o personagem. É uma obra contemporânea que tinha tudo para ter uma linguagem simples, mas oscila entre a rebuscada e a livre. 

Gostei bastante dessa leitura, que por mais que seja curta, é bastante diferente de qualquer obra de literatura paranaense que eu já tenha lido. Vale muito a pena conhecer a história do homem que atropelou o porco.

E você, já ouviu falar desse livro? Desse autor? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."