DON'T PANIC! - Resenha O Restaurante no Fim do Universo Vol. 2

sexta-feira, setembro 12, 2014


Título: O Restaurante no Fim do Universo - Volume 2
Autor: Douglas Adams
Nº de páginas: 176
Editora: Arqueiro
No Skoob: Clique Aqui
Comprar: Coleção O Guia do Mochileiro das Galáxias



Sinopse
Arthur Dent tem sua casa e seu planeta (sim, a Terra) destruídos em um mesmo dia, e parte pela galáxia com seu amigo Ford, que acaba de revelar que na verdade nasceu em um pequeno planeta perto de Betelgeuse.
Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, este livro vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário. Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.


Resenha
Estamos tão cansados e famintos desde a última aventura, que tal dar uma passada no restaurante no fim do universo

No segundo volume da série, Arthur Dent, Ford Prefect, Zhapod Beeblebox e Trillian vão comer no restaurante no fim do universo. Mas o nome do restaurante não indica onde ele fica, e sim, em que situação ele está: No fim do universo.

As pessoas "viajam" para o futuro, exatamente para o dia em que o universo vai acabar e vão para o restaurante. Quer saber como o universo acaba? É mais com um Gnab Gib, que na verdade é Big Bang ao contrário.

Enfim, lá estão os amigos apreciando o restaurante maravilhoso e aguardando seus pedidos, quando um boi chega e pergunta qual parte dele eles vão querer, porque ele tiraria naquele exato momento, pois havia se preparado a vida toda pra isso. Já imaginou, sua comida perguntando que parte dela vai querer primeiro?

Também tem um show da melhor (e última) banda do universo, com "juitarras" e tudo o que uma banda tem direito.

Mas antes que o universo acabe, todo mundo vai embora; Zhapod e Trillian vão com Zarniwoop atrás do cara que rege o universo - e é completamente louco e nem sabe que rege o universo -. E Arthur e Ford acabam no planeta que seria a Terra 2 milhões de anos antes antes de ser demolida para construírem uma via espacial expressa no local.

✖ Avaliação da Escrita: Eu gostei bastante da escrita do Douglas Adams, se é que a tradução não alterou nada - sempre altera -, mas eu que acho que não muito. Ele escreve bem, sem problemas quanto à isso, é muito gostoso de ler.

✖ Avaliação do Enredo: O segundo livro está bastante divertido assim como o primeiro, muito mais louco por conta de um restaurante no dia em que o universo vai acabar (e essa é a graça que as pessoas veem nesse restaurante), Arthur e Dent voltarem para o "passado" (?) e ver a terra com algumas pessoas primitivas que só falam "uuurrhhhggg". O enredo é tão louco quanto no primeiro livro! Muito bacana.

✖ Por que avaliei como excelente?
Apesar de eu ter achado o primeiro mais legal que o segundo, esse ainda não deixa de ser excelente, exatamente por conta de tudo o que Douglas Adams criou... E não é uma história de um livro só, é apenas a segunda parte de O Guia do Mochileiro das Galáxias. Ele é genial! (E aposto que ele não usava drogas, porque ele era realmente um gênio). Muito boa a continuação, sem sobra de dúvida.

✖ Considerações finais:
A capa do segundo livro também estava muito bonita e bem divertida, todo mundo no meu curso que via dizia "Nossa, esse livro parece ser tão legal, olha a capa... É legal?" e eu ficava tipo... "SIM, É MUITO, MAS EU NÃO VOU TE EMPRESTAR, TIRA 'OS ZÓIO!'" HAHA. Estou meio tristinha por não poder ir direto para o 3 depois desse, porque tenho que dar atenção à Anne Frank por causa do Clube do Livro, mas assim que terminar vou correndo pro 3, porque quando você começa, tem que terminar sem nenhuma fração de tempo entre uma leitura e outra, é impossível! Pelo menos pra mim D:

Você também poderá gostar de

10 comentários

  1. Ei, vou ver só elogios nessa série de posts QWIDHUIQWHDUIHIUQWD Eu lembro quando li esse livro, e a coisa mais idiota e ao mesmo tempo genial que eu me recordo, foi desse conceito do Big Bang invertido do Adams :o Ah! Claro, do prato se servindo rs Não me lembro de todos os detalhes, preciso reler eles, se bem que agora a facul começa a correria aí ferrou.

    Mas enfim, fico feliz que esteja se divertindo, aproveite e aguardo sua opinião da continuação *-*
    bjbj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O guia do mochileiro das galáxias é muito "viajar na maionese", mas é tãããão divertido SHUSAHUU pelo que eu li no começo, o Adams demorou 5 anos pra fazer esse... 5 anos completamente merecidos e justificáveis, pq é muita coisa louca pra criar kkkk vish... faculdade... nem me fale D:

      Excluir
  2. Oi, Sara, tudo bem?
    Esses livros são muito loucos né? Haha. Comprei os cinco em uma promoção do Submarino, só falta ler agora! Mas, confesso que tenho um tanto de preguiça, mesmo os livros sendo pequenos.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKK, mas é tão legal! Não tenha preguiça, não vai dar tédio, não! :3

      Excluir
  3. Eu quero muito ler essa serie e ela esta sempre em promoção, então logo logo terei ela aqui em casa U.U
    Parece ser historia bem divertidas e diferentes, mas também simples e de leitura leve, pelo menos eu acho que seja assim pela resenha =)

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"
    Participe do Top Comentarista de Setembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A escrita do autor não é tão informal, não. Mas é muuuuito legal *-* leia sim!

      Excluir
  4. Eu quero muito ler esse livro, mas com a falta de tempo e outros livros que quero ler antes deste acho que não vai dar tempo esse ano (buáá). Adorei a resenha Sararoca.

    http://estantesuja.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que gostoooooooso isso de se sentir triste pq tem que ler outro enquanto quer ler OUTRO AHUAHA Ai, é ótimo quando acontece
    Fico com tanta vontade de ler vendo suas resenhas! E eles são tão curtinhos, mano
    Ai, quero UHAUAHAU

    ResponderExcluir

"Comento, logo existo."