Respostas do desafio Questões de Platão à Sofia + vencedor

sexta-feira, setembro 05, 2014

As respostas tão desejadas pelos participantes finalmente estão aqui! Primeiramente quero agradecer à todos que participaram, vocês são uns lindos! As respostas podem ficar meio longas porque serão retiradas diretamente do livro. Vamos lá!
As questões do desafio eram as seguintes:
1) Primeiro você deve pensar sobre o que um padeiro deveria fazer para conseguir assar cinquenta biscoitos exatamente idênticos;
2) Depois, pergunte a si mesmo porque todos os cavalos são iguais;
3) Em seguida, reflita se você também acha que os homens possuem uma alma imortal.
4) E por fim você deve dizer se mulheres e homens são igualmente racionais.

Vamos às respostas *respira fundo*:

1) Primeiro você deve pensar sobre o que um padeiro deveria fazer para conseguir assar cinquenta biscoitos exatamente idênticos;

Resposta (página 100 à 101)

Você conseguiu responder à pergunta sobre os cinquenta biscoitos exatamente iguais? Vamos imaginar que você tenha caído do espaço e nunca tenha visto uma padaria. Aí você passa diante de uma padaria bem bacana e se depara com cinquenta biscoitos em formato de bonequinho, exatamente iguais, expostos na vitrine. Eu imagino que você iria se perguntar como aqueles biscoitinhos podiam ter saído idênticos. Agora, se você examinar direito, pode muito bem perceber que num deles está faltando um braço, outro talvez tenha perdido um pedaço da cabeça, e um terceiro tem um carocinho na barriga. Depois de refletir profundamente, você chega à conclusão de que todos aqueles biscoitos têm um dominador comum. Apesar de nenhum deles ter saído à perfeição, você começa a suspeitar que todos têm a mesma origem comum. Você terá compreendido que os biscoitinhos são moldados a partir de uma única e mesma fôrma. E mais ainda, Sofia: Agora você está com uma vontade enorme de ver essa fôrma. Pois ficou claro que essa fôrma deve ser indescritivelmente mais completa - e, de certa maneira, mais bonita - do que qualquer uma de suas frágeis cópias.


2) Depois, pergunte a si mesmo porque todos os cavalos são iguais;

Resposta (página 99 à 100):

Por que todos os cavalos são iguais, Sofia? Talvez você ache que eles não são exatamente iguais. Mas existe algo que todos os cavalos tem em comum, algo que faz com que nós não tenhamos nenhuma dúvida ao dizer o que é um cavalo. Um única exemplar de cavalo "flui", naturalmente. Ele envelhece, passa a mancar, adoece e morre. Mas a verdadeira "fôrma de um cavalo" é eterna e imutável.

Para Platão, aquilo que é eterno e imutável não é nenhuma substância fundamental que pertence ao mundo físico, mas sim modelos ou padrões espirituais ou abstratos dos quais derivam todos os outros fenômenos.

Serei mais preciso: os pré-socráticos haviam chegado a uma explicação bem razoável para as mudanças na natureza sem ter que admitir que algo realmente se "transformava". Em meio ao ciclo da natureza havia partículas eternas ou permanentes que não se decompunham, diziam eles. Muito bem, Sofia! Eu disse: Muito bem! Mas eles não tinham nenhuma explicação razoável para o modo como essas "partículas", que no passado se aglomeraram para dar forma a um cavalo, novamente iriam se unir do nada, quatrocentos anos depois, para formar outro cavalo! Ou um elefante, sei lá, ou ainda um crocodilo. O argumento de Platão é que os átomos de Demócrito nunca se juntam para formar um "crocofante" ou um "eledilo". Foi aí que ele começou a pôr em marcha sua reflexão filosófica.

Você tem uma pilha de peças de lego e com elas constrói um cavalo. Aí separa as peças novamente e as guarda de volta na caixa. Você não espera que elas se transformem num cavalo simplesmente se agitar a caixa, certo? Como peças de lego conseguiriam sozinhas se transformar num cavalo? Não! É você quem tem que fazer isso, Sofia. E, quando consegue fazê-lo, é porque tem dentro de si a imagem do que é um cavalo. O cavalo de peças de lego é formado a partir de um padrão que é estático, não muda, de cavalo para cavalo.

Conclusão do professor até agora: Quando sentimos, podemos apenas reproduzir impressões incertas. Mas, quando enxergamos com a razão, podemos alcançar a verdade real. A soma dos ângulos de um triângulo será cento e oitenta graus por toda a eternidade. Da mesma forma, o cavalo "ideal" sempre terá quatro patas, mesmo que todos os cavalos no mundo dos sentidos manquem de uma delas.

3) Em seguida, reflita se você também acha que os homens possuem uma alma imortal.

Resposta (página 104 à 105)

Segundo Platão, o home é um ser dual. Nós possuímos um corpo que "flui". Ele está intrinsecamente ligado ao mundo dos sentidos e compartilha o mesmo destino de todas as demais coisas por aqui (inclusive uma bolha de sabão). Todos os nossos sentidos estão conectados ao nosso corpo e não são, portanto, dignos de confiança. Mas também possuímos uma alma imortal - onde habita a razão. Exatamente porque a alma não é material, ela pode penetrar no mundo das ideias.

Platão disse ainda que a alma existia antes de habitar um corpo. A alma já existia no mundo das ideias - talvez ocupando a prateleira do alto, junto com as fôrmas de bolo. Mas, assim que a alma desperta dentro de um corpo humano, ela esquece a perfeição do mundo das ideias. E aí começa a se dar um processo extraordinário. Quando as pessoas passam a travar contato com as coisas na natureza, descortina-se na alma uma tênue lembrança de como essas coisas "ideais" eram. Podemos ver um cavalo - mas um cavalo imperfeito (ou um biscoito em forma de cavalo!). É o bastante para despertar a nossa alma a noção do "cavalo perfeito" a que um dia ela teve acesso ao mundo das ideais. E isso desperta em nós um anseio de regressar à verdadeira morada da alma. Platãp chamou essa saudade que a alma sente de casa de "eros" - termo que também quer fizer "amor". A alma experimenta uma "saudade apaixonada" da sua morada original. A partir daí, o corpo e tudo o que é sensorial do amor a alma quer retornar para seu "lar" no mundo das ideias. Ela quer se libertar da prisão do corpo.

4) E por fim você deve dizer se mulheres e homens são igualmente racionais.

Resposta da Sara, porque ela cansou de copiar, mas é exatamente isso:

Platão dizia que nós estivemos no escuro de uma caverna, e a partir do momento que saímos, nós começamos à enxergar TUDO o que estávamos perdendo e por conta disso surgiu o desejo pelo conhecimento. Ele acreditava fielmente que homens e mulheres eram igualmente racionais, mas um podia ser mais "intelectual" que o outro. Platão tinha uma visão positiva das mulheres, mas considerando como as mulheres eram vistas na época em que ele viveu, dá para concluir que provavelmente a sua visão era que os homens eram mais inteligentes. Ainda assim, Platão ressalta muito que o raciocínio sempre vai partir da forma como as pessoas PENSAM, e, como nós sabemos, pensamos de maneiras diferentes, mas todos somos racionais a partir do momento que sabemos exatamente que existimos e que estamos praticando ações, independente de quais são.

E O VENCEDOR COM AS MELHORES RESPOSTAS, É:

A melhor resposta para a questão 1, foi a da Sarah:
"Ele poderia fazer 50 biscoitos com a mesma forma (?)"
A melhor resposta para a questão 2, foi a do Cadu (excelente resposta):
"Pois todos eles tem o mesmo descendente comum (?)"
A melhor resposta para a questão 3, foi a da Karla:
"Para mim, alma é algo que não pode ser morto. Ela é aprisionada em um corpo, e com o tempo vira o corpo. Quando o corpo morre ela é liberta e vaga por aí, mas é invisível para outros corpos. Então, sim, acho que os homens (e mulheres e tudo que contém alma) tem almas imortais."
A melhor resposta para a questão 4, foi a da Karla:
"Como eu disse, nada é igual. Certas pessoas não tem capacidade de racionar como outras. E isso está entre homens e mulheres. Mas um homem nasce como uma mulher, o que muda é certos detalhes. O que transforma um homem em homem é seu cromossomo, não sua capacidade de raciocinar. Acredito que todos os animais (todos os animais: humanos, cães, gatos, cavalos, peixes e por aí vai) conseguem raciocinar. Mas nenhum raciocina igual ao outro."
E do Cadu:
"Se por racionais, quer dizer que pensam do mesmo jeito, eu digo que não. Cada qual tem suas particularidades, mesmo que cheguem ao mesmo objetivo." 
Como o Cadu e a Karla acertaram o mesmo número de respostas, sorteei a Karla como número 1 e o Cadu como número 2. E o resultado foi:

O CADU! Parabéns, Cadu! Você recebeu um e-mail meu comentando sobre o prêmio!

Obrigada mais uma vez a quem participou, é raro encontrar pessoas que se interessem (como podemos ver ao notar somente 3 participantes), mas que bom saber que ainda existe gente interessante nesse mundo *-*

Você também poderá gostar de

8 comentários

  1. Não concordo com o que Platão disse na um e dois, pois, isso não significa que eles são iguais, sim que são parecidos e tem algo em comum em alguma coisa, mas ok.

    Cacete, não ganho porra nenhuma mesmo, hein? Adhaudhuadhuahudhauhdhada. Parabéns para a vencedora.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom... ele era Platão D: antes eu tbm não ganhava... mas relaxa, o prêmio não é algo físico... custa dinheiro, mas não é físico HSUUHSAU

      Excluir
  2. Parabens ao vencedor e aos quase vencedores srsrsrrss. Poderia rolar um prêmio menor pros outros dois neh? Eu achei esse desafio muito bacana, não participei pq estava meio sem inspiração.

    P de Paranoia

    ResponderExcluir
  3. Finalmenteee! \o/ Gostei das respostas dele para as duas últimas perguntas, principalmente da quarta, era basicamente isso que eu tava pensando haha E agora que lembrei que vai cair mundo das ideias na prova de filosofia :v
    Acho que esse é o primeiro sorteio/desafio/competição/tudo que eu ganho na vida, serinho hahaha Participei exatamente porque achei interessante *-* A resposta da 2, eu fui pelo lado mais óbvio, nem pensei que seria excelente u_u Parabéns a nós três! <3

    blog-espelhodigital.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. AWWWW!1 \O/ Parabéns Cadu e Karla <333
    As respostas são muito interessantes (fiquei feliz que acertei uma HDUHSAUDHSAUH OH GOD) Eu já estava louquinha pra ler O mundo de Sofia, agora ele entrou para a parte 'urgente' da minha ~wishilist literária~ xD Sara, adorei participar do desafio ;3 Foi muito legal mesmo *-*
    Kissus
    www.penseicliquei.blogspot.com

    ResponderExcluir

"Comento, logo existo."