Resenha - Hamlet

sexta-feira, maio 13, 2016


Título: Hamlet
Autor: William Shakespeare
Editora: L&PM Pocket
Data da primeira publicação: 1603
Nº de páginas: 141
No Skoob: Clique Aqui
Avaliação: 


Sinopse:
Hamlet, de William Shakespeare, é uma obra clássica permanentemente atual pela força com que trata de problemas fundamentais da condição humana. A obsessão de uma vingança onde a dúvida e o desespero concentrados nos monólogos do príncipe Hamlet adquirem uma impressionante dimensão trágica. Nesta versão, Millôr Fernandes, crítico contumaz dos "eruditos" e das "eruditices" que – nas traduções – acabam por comprometer o sentido dramático e poético de Shakespeare, demonstra como o "Bardo" pode ser lido em português com a poderosa dramaticidade do texto original. Aqui, Millôr resgata o prazer de ler Shakespeare, o maior dramaturgo da literatura universal, em uma das suas obras mais famosas.

Resenha
Antes de começar a resenha eu gostaria de deixar claro que eu não li nesta edição que está a ficha técnica, eu peguei uma edição bem antiga que tinha na minha faculdade e que era um volume com todas as obras do Shakespeare. Outro adendo é que eu demorei a postar essa resenha porque eu tinha que fazer uma análise desse livro, um trabalho, e acabei deixando a resenha de lado.

A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca é uma peça teatral escrita por William Shakespeare. Teve sua primeira publicação em 1603 e até hoje é uma obra muito importante para o teatro, literatura, etc...

A peça conta a história de Hamlet, o príncipe que está de volta à Dinamarca ao saber que seu pai morreu. Certa noite, Hamlet vê o espectro de seu pai e esse espectro lhe conta que quem o matou foi Cláudio (tio de Hamlet que se casou com a Rainha após a morte do rei) e pede que Hamlet o vingue. A partir desse momento, Hamlet quer descobrir se é verdade o que o espectro de seu pai lhe disse e decide produzir uma pequena peça onde seria encenado Cláudio pingando veneno no ouvido do rei e casando-se com a rainha (mãe de Hamlet). Quando o atual rei vai assistir a peça tem uma reação que prova a Hamlet a verdade e, a partir daí, o príncipe fica em um conflito interno sobre se vingar ou não e ainda sobre outros questionamentos que ele possui. 

Hamlet é sobre vingança e a desgraça que ela pode proporcionar, apesar de muitas vezes parecer o necessário para fazer a coisa certa. 

O que me levou a avaliar "Hamlet" como ótimo foi a temática do livro, eu acho Hamlet um personagem muito bem construído. O que faz a peça ser boa, sobretudo, são os conflitos internos de Hamlet, dos quais você pode tirar ótimas citações: "Ser ou não ser, eis a questão" (a citação mais famosa) e apesar de que a vingança é um prato que se come muito frio em Hamlet, eu gostei do desfecho.

E você, já leu Hamlet? Já viu algum filme ou peça de Hamlet? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."