O homem que odiava o mundo ganha nova edição física!

sexta-feira, dezembro 08, 2017


Olá, pessoas interessantes! Demorei muito mais do que eu esperava para postar sobre isso, mas o que importa é que finalmente estou conseguindo escrever esse post. Quem me acompanha nas redes sociais já deve ter visto que o meu livro "O homem que odiava o mundo", ganhou uma nova edição. Sendo assim, falarei mais sobre a nova edição, porque o livro ganhou uma nova edição, como essa edição foi feita, como foi a minha experiência mandando o livro para a gráfica e o que corrigirei na próxima vez. Continue lendo!




Acima estão a primeira edição e a segunda. Por que o meu livro está com uma nova edição, afinal? Bom, quem é interessante desde que o blog começou, sabe que eu não era uma autora contente com a minha editora. A editora Multifoco fez um ótimo trabalho e publicou meu livro gratuitamente, o que foi maravilhoso e não quero criticar a editora. Entretanto, apesar de eu nunca ter recebido nada pela venda dos meus livros, o livro era vendido somente no site por um preço absurdo (R$ 42,00), ou seja, o que ficava na minha cabeça era que ninguém NUNCA IRIA COMPRAR, porque eu mesma NÃO COMPRARIA um livro de 220 páginas por esse preço.


Enfim, após o período de dois anos do contrato de publicação, eu pedi para a editora que ele não fosse renovado. Foi super simples e fácil, não tive problema nenhum para cancelar a renovação do contrato. A partir daí, decidi que eu faria uma nova edição para o meu livro, totalmente independente. Tomei essa decisão depois de conhecer a MX Gráfica Online, porque eles cobram um preço super acessível pela unidade e eu poderia (finalmente) lucrar em cima da venda dos meus livros e ainda vendê-los por um preço justo. E foi o que eu fiz!


Antes de tudo, realizei uma revisão cuidadosa do livro, pois o antigo estava cheio de erros de revisão (jamais paguem um revisor que não é profissional formado). Arrumei algumas coisas que eu achei que estavam estranhas na história, porque eu nunca achei o meu livro bom, então decidi arrumar o que me incomodava. Fiz uma nova diagramação (super simples), meu pai fez no CorelDraw a cabeça e os pássaros da capa e eu fiz o resto. Eu gostei bastante do resultado da capa, acredito que agora passa muito mais a história do que a antiga (por mais que eu tenha um carinho enorme pela capa da primeira edição).


Orelha ao final do livro, finalmente com uma foto minha e com a biografia atualizada, haha!


Comecemos com os problemas. Para chegar à capa perfeita para a impressão com qualidade, foi uma luta enorme com a gráfica. Toda vez que eu arrumava e mandava para eles, ainda estava em qualidade baixa. Só depois de descobrir os valores ideais é que consegui fazer com que a capa estivesse perfeita. Contudo, mesmo tendo todos os valores, a quarta capa e as orelhas ainda assim ficaram com a fonte um pouco borrada. (Na foto não dá para perceber).


Algo que estragou essa tiragem, foram as margens. Ao mandar para a gráfica, eu mandei as páginas em A4. E quando fiz o pedido, eu fiz com o número de páginas que meu livro tinha em A4 (225 páginas). E aí, o cara da gráfica me disse que eu tinha que enviar no tamanho A5. Com isso, o número de páginas do meu livro foi para 400 e pouco. Eu fiz isso e mandei para a gráfica e estranhei eles não pedirem que eu fizesse um orçamento novo, pois os livros são cobrados, sobretudo, pelo número de páginas. 


Quando os livros chegaram, eis que me deparo com essa gambiarra: O cara da gráfica diminuiu a imagem da página, para que coubesse em 225 páginas. Como resultado: O livro quase não tem margens e a letra está minúscula, comprometendo toda a diagramação do meu livro.


Primeira orelha e primeira página.


Sobre a qualidade do serviço da gráfica. A capa estava ótima, a falta de qualidade não foi culpa da gráfica. As páginas, que eu pedi amareladas, são um pouco transparentes e mostram o texto do outro lado. O atendimento foi um pouco lento, levou mais ou menos dois meses para que eu finalmente conseguisse pagar o serviço e recebesse os livros, as respostas eram muito demoradas e eu pensei em desistir várias vezes. Decidi ter paciência e esperar, foi melhor. 

Concluo que o serviço da gráfica não é ruim, mas é preciso mandar tudo corretamente para que não hajam problemas de impressão e gambiarras da parte deles. Apesar dos problemas, não me arrependo de ter mandado fazer os livros, foi a minha primeira experiência com gráficas e não dá para esperar que tudo seja perfeito. Já sei tudo o que preciso corrigir para a próxima vez e, sim, farei com a mesma gráfica, porque o preço deles realmente valem a pena a espera, e o livro vem com boa qualidade.

Pretendo fazer posts em breve sobre publicação independente (como fazer uma boa capa, qual a qualidade da capa, como contatar uma gráfica e realizar um pedido, etc).

Ps: Vai ter sorteio dessa nova edição no aniversário de 4 anos do blog, simmm! Aguardem e participem!

Você também poderá gostar de

2 comentários

  1. Sara que gráfica milagrosa é essa que tu descobriu que cobra só um pouco mais de dez reais por livro?????? E eu já achava barato pq tinha uma que fazia por 22 por aí. Uma pena é que eles só entregam pessoalmente, pelo que percebi, mas mesmo assim é uma opção ótima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boaaaaa, né? Não, eu recebi os meus livros por correio mesmo :) É a mais barata que já encontrei e valeu a pena :O

      Excluir

"Comento, logo existo."