Considere o Veganismo #9 - Joguei fora todos os meus cosméticos e produtos não veganos?

sexta-feira, dezembro 21, 2018


Olá, pessoas interessantes! Acho que uma das maiores dúvidas quando nos tornamos veganos é se vamos jogar fora todos os cosméticos que já temos. Bem, eu decidi pesquisar e ver o que o pessoal que já era vegano há um tempo, pensava sobre isso...

Consegui me convencer de que não, eu não precisava jogar fora tudo o que já tinha. Primeiro, porque não é nada sustentável, segundo, porque eu já paguei por aquilo há muito tempo, então querendo ou não, eu já havia financiado o teste em animais.

Vou usar tudo o que tenho (que não é muito, porque nunca fui muito chegada em maquiagem) até acabar, e depois só comprarei maquiagem vegana. Em relação ao shampoo, condicionador, sabonete e desodorante, eu decidi não esperar e comprar os veganos, porque esses são os produtos que eu uso todos os dias e eu me sentia mal usando.

Para você ter uma noção, fiz uma lista de tudo o que é necessário substituir pela versão vegana:

- Shampoo
- Condicionador
- Hidratantes corporais
- Hidratantes faciais
- Creme de pentear
- Gel
- Cotonete
- Pasta de dente
- Sabonete sólido
- Sabonete líquido
- Hidratante labial
- Batom
- Rímel
- Delineador
- Sombra
- Blush
- Base
- Corretivo
- Pó
- Lápis de olho
- Iluminador
- Primer
- Protetor solar corporal/facial
- Perfume
- Desodorante
- Lenço umedecido
- Demaquilante
- Acetona
- Esmalte

Acho que é isso (das maquiagens esqueci alguma coisa, com certeza), mas no geral, todos os cosméticos que usamos normalmente são testados em animais e precisam ser substituídos quando nos tornamos veganos, sendo imediatamente ou posteriormente (como é o meu caso).

Infelizmente, a indústria testa QUASE TUDO em animais (até pasta de dente, esmalte, acetona, cotonete...). É uma crueldade sem fim. Além de não usar os produtos não testados, nós também não usamos produtos com algo de origem animal, e muitos cosméticos tem queratina (ossos), tutano (ossos), escama de peixe (no caso do batom), leite, ovos... É complicadíssimo, mas está longe de ser impossível!

Muitas marcas baratas vendem produtos não testados e liberados para veganos (como Skala e Davene), além disso, feirinhas veganas vendem cosméticos veganos e naturais a um preço bastante acessível. 

E esse foi o penúltimo post do projeto Considere o Veganismo, confira os outros clicando AQUI.

E você, usa algum produto não testado em animais ou com selo de vegano? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."