Resenha - O quarto de Giovani

quinta-feira, maio 05, 2022

 

O quarto de Giovani, romance escrito pelo James Baldwin, autor americano negro, foi publicado em 1956 e narra a história de amor entre dois rapazes em Paris. Com o sucesso atual, a obra se tornou um clássico moderno da literatura gay.

Título: O quarto de Giovani

Autor: James Baldwin

Ano: 218

Nº de páginas: 232

Editora: Companhia das Letras

Avaliação: ★★★★★

Sinopse: Em O quarto de Giovanni, clássico moderno da literatura gay esgotado no Brasil há décadas, James Baldwin narra o encontro de um americano e um italiano em Paris. Lançado em 1956, o segundo romance de James Baldwin é uma obra-prima da literatura americana. Com pinceladas autobiográficas, o livro trata de uma relação bissexual ao acompanhar David, um jovem americano em Paris à espera de sua namorada, Hella, que por sua vez está na Espanha. Enquanto ela pondera se deve ou não se casar com David, ele conhece Giovanni, um garçom italiano por quem se apaixona. Se em O sol também se levanta Ernest Hemingway retrata um grupo de americanos em uma Paris boêmia e fervilhante, O quarto de Giovanni explora, na mesma cidade, as agruras de personagens que enfrentam o vazio existencial ao perceber a fragilidade dos laços e as frustrações de seus desejos.


O quarto de Giovani foi o primeiro romance gay que eu li, e posso dizer que foi uma das melhores leituras, pois foi um romance muito instigante do início ao fim! David, o protagonista, é um americano que está morando em Paris. Lá, ele tem uma namorada chamada Hella, que decide ir para a Espanha para ver se é com ele mesmo que ela quer casar e viver para o resto da vida.

Com a viagem de Hella, David se vê sem dinheiro algum, uma vez que seus pais americanos, embora ricos, param de lhe enviar dinheiro, porque querem que ele volte para os Estados Unidos. Dessa forma, ele conhece Giovani em um bar, e Giovani o convida para morar com ele em seu quartinho de empregada. Os dois passam a dividir o quarto e, obviamente, há uma tensão sexual entre os dois e eles acabam vivendo um romance.

Existem muitos estudos literários que apontam a homossexualidade do autor da obra, James Baldwin, um americano negro que, antes de O quarto de Giovani, fazia o maior sucesso com suas obras retratando a vida dos negros no Harlem. Esse romance gay que se passa em Paris veio para quebrar as expectativas das editoras que publicavam James.

Muito mais do que um simples romance, a obra é uma grande dúvida interna: do autor e do personagem. Ele retrata o mundo em que Giovani vive, como algo sujo e que ele sabe que é errado, enquanto a vida idealizada (e esperada) está com Hella. Tudo, obviamente, por conta da pressão social que existia na época.

Recomendo muito a leitura desse livro, porque mais do que romance, ele é uma crítica e um retrato de como os gays lidavam com sua sexualidade sob pressão da sociedade. Foi um livro instigante e envolvente do início ao fim. 

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."