Resenha - Ilha do Medo

quinta-feira, setembro 08, 2022

 


Ilha do Medo, de Dennis Lehane, foi publicado em 2004 e adaptado para os cinemas em 2010, tornando-se um sucesso de bilheteria. Com personagens e cenário (um hospital psiquiátrico em uma ilha) envolventes, a obra é excelente e traz muitas reviravoltas.

Título: Ilha do Medo

Autor: Dennis Lehane

Ano: 2010

Nº de páginas: 384

Editora: Lido no Kindle

Avaliação: ★★★★★

Sinopse: No verão de 1954, o xerife Teddy Daniels chega a Shutter Island com seu novo parceiro Chuck Aule. A dupla deverá investigar a fuga de uma interna do Hospital Psiquiátrico Ashecliffe, reservado a pacientes criminosos. Sem deixar vestígios, a assassina Rachel Solando escapou descalça de um quarto vigiado e trancado à chave. Os médicos, funcionários e enfermeiras da instituição não parecem dispostos a colaborar com a investigação. E as mentiras vêm diretamente do enigmático médico-chefe do hospital. O desaparecimento de Rachel traz à tona uma série de suspeitas sobre o hospital: com suas cercas eletrificadas e guardas armados, talvez ele não seja apenas mais um sanatório para criminosos. Surgem rumores de que uma abordagem radical e violenta da psiquiatria seria lá praticada - as suspeitas incluem desde terríveis experiências com drogas e cirurgias experimentais, até o desenvolvimento de instrumentos a serem usados na Guerra Fria. Enquanto isso, um furacão se aproxima da ilha, precipitando uma revolta entre os presos. Quanto mais perto da verdade Teddy e Chuck chegam, mais enganosa ela se torna.


Ilha do Medo é bastante conhecido pelo seu filme e, como eu nunca havia assistido, achei mais interessante a ideia de ler o livro primeiro. O xerife Teddy Daniels e seu parceiro Chuck Aule vão para a ilha Shutter Island, onde fica um Hospital Psiquiátrico. Com o sumiço de uma paciente assassina, os dois precisam investigar o caso e descobrir como Rachel, a paciente, fez para fugir descalça, de um quarto vigiado e muito bem trancado, sem deixar nenhum vestígio. 

Quanto mais perto eles acham que chegam de desvendar o mistério, vão descobrindo informações obscuras sobre o próprio Hospital, até que não é mais possível para o xerife fugir da verdade. Eu simplesmente amei esse livro, pois o final é totalmente inesperado e dá uma volta que você não espera de jeito nenhum! Recomendo muito a obra e não é terror (para quem possa vir a ter medo desse tipo de livro). É muito bom, os personagens são bem construídos e o enredo é muito envolvente! 

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."