Resenha - Os Filhos de Húrin

segunda-feira, setembro 12, 2022

 


Os Filhos de Húrin, organizado e publicado por Christopher Tolkien, é um dos Três Grandes Contos sobre a Terra-média de J.R.R. Tolkien. Publicado pela primeira vez em 2007, esse é o meu grande conto favorito.

Título: Os Filhos de Húrin

Autor: J.R.R. Tolkien

Ano: 2020

Nº de páginas: 288

Editora: HarperCollins Brasil

Avaliação: ★★★★★

Sinopse: Depois da publicação de O Silmarillion, Os Filhos de Húrin é o trabalho seguinte de Christopher Tolkien como editor e curador dos manuscritos de seu pai, J.R.R. Tolkien. O livro é o terceiro dos Três Grandes Contos dos Dias Antigos e, assim como A Queda de Gondolin e Beren e Lúthien, conta com ilustrações de Alan Lee.Seis mil anos antes de o Um Anel ser destruído, a Terra-média é assombrada por Morgoth, o Primeiro Senhor Sombrio, senhor e mestre de Sauron. Húrin, um poderoso guerreiro da raça humana se recusa a trair os Elfos e, por isso, ele e sua família são amaldiçoados. Assim, os destinos de Túrin e de sua irmã Niënor são tragicamente entrelaçados. Em tom épico e trágico, a narrativa foi inspirada nas mitologias grega, finlandesa e escandinava. Seus personagens, reconhecivelmente humanos, seguem determinados a resistir, mesmo sem a menor esperança de triunfar.


Os Filhos de Húrin era a única obra dos Três Grandes Contos de Tolkien que faltava para eu ler. Confesso que esse foi o mais legal e instigante, na minha opinião. Acredito que porque há a presença de um dragão, então relembrei a ótima leitura de O Hobbit. 

Húrin, um humano muito amigo dos Elfos, sofre uma ameaça que o faria trair os Elfos. Se recurando a fazê-lo, uma maldição é jogada em sua família, criando um grande conflito entre os filhos de Húrin, algo que só será revelado ao final da história. 

Com muita aventura, luta e seres da Terra-média, Os Filhos de Húrin conquistou meu coração e se tornou o meu favorito dos Três Grandes Contos. Apesar do final não ser feliz, a totalidade da obra é excelente! Recomendo para todos os fãs.

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."