Resenha - O diário secreto de um adolescente

segunda-feira, junho 17, 2019


O diário secreto de um adolescente, escrito e publicado na década de oitenta pela autora inglesa, Sue Townsend, é um livro que retrata o diário de Adrian Mole, um adolescente de 13 anos que, por se achar inteligente e incompreendido demais, o enche de suas lamentações cheias de críticas sociais e políticas. A obra é divertida, rápida e cheia de indicações de clássicos incríveis: um prato cheio tanto para o público jovem quanto adulto.


Título: O diário secreto de um adolescente
Autora: Sue Townsend
Ano: 1982
Nº de páginas: 255
Editora: Círculo do livro
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: Livro de enorme sucesso a Inglaterra, apresenta o personagem Adrian Mole, um símbolo dos adolescentes nos anos 1980-, mas também um retrato divertido e da própria sociedade inglesa.


O diário secreto de um adolescente chegou em minhas mãos por conta da minha irmã mais nova, que o comprou por dois reais em um brechó. Depois de ler, ela havia comentado comigo que era muito legal, e como a edição é extremamente antiga (de capa lisa), fiquei bastante curiosa.

O livro é o diário do personagem Adrian Mole, um garoto de 13 anos que descreve brevemente acontecimentos importantes dos seus dias. Essa obra curtíssima de Townsend traz críticas fortíssimas à temáticas como o racismo, machismo, feminismo, sexualidade, guerras, problemas políticos, problemas familiares (questão de adultério e divórcio), bullying, amor adolescente, preocupação e dramas estéticos (Adrian é fissurado por suas espinhas), fazendo um retrato da vida dos ingleses da década de oitenta pela perspectiva da fase adolescente/revoltada.


Algo que eu gostei bastante também, foi que Adrian está sempre lendo e citando obras e autores clássicos (peguei muitas indicações). Adrian também faz poemas e podemos acompanhar seus sentimentos melodramáticos e seus dramas adolescentes.

Apesar de curta, leve e descontraída, a obra trata de questões bastante sérias e profundas, por isso é um modo interessantíssimo de se trabalhar tais temas com adolescentes. Imagino que essa seja uma leitura incrível para trazer para a sala de aula e discutir com os alunos (fica a dica). Gostei muito da obra e de conhecer provavelmente a maior obra de Sue Townsend.

E você, já ouviu falar dessa obra ou dessa autora? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."