Resenha - Invente alguma coisa

segunda-feira, junho 03, 2019


Se você precisa de mais uma boa dose de Chuck Palahniuk, esse é o livro certo. Depois de se mostrar genial em "Clube da Luta", o autor nos supreende com Invente Alguma Coisa, essa antologia brutal e niilista. 

Título: Invente alguma coisa
Autor: Chuck Palahniuk
Ano: 2018
Nº de páginas: 336
Editora: Leya
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: Em Invente alguma coisa, o autor best-seller Chuck Palahniuk retorna ao universo de Clube da luta no conto “Expedição”, onde os fãs vão delirar ao reencontrar Tyler Durden numa prévia ao aclamado romance que ganhou adaptação para o cinema e conquistou milhões de pessoas em todo o mundo. Com seu estilo transgressor, Palahniuk revela nas 23 histórias deste novo livro uma sociedade corrompida e imersa em preconceitos, descortinando como ninguém as patologias do mundo moderno. São narrativas que incomodam e divertem na mesma medida: você pode até sentir repulsa, raiva ou nojo em algumas cenas descritas, mas será inevitável prosseguir com a leitura até a última página.
Além de “Expedição, o livro é repleto de contos em que os absurdos da vida e da morte se apresentam em sua plenitude. Em “Zumbis”, os melhores e mais inteligentes alunos de uma escola resolvem aderir à mais louca droga do momento: lobotomia via choque elétrico com desfibriladores cardíacos. Em “Toc-toc”, um filho tenta desesperadamente contar uma última piada sem graça ao pai moribundo, numa tentativa de salvá-lo. Em “Túnel do amor”, um massagista terapêutico começa a fazer sucesso com uma prática curiosa: proporcionar prazer a clientes à beira da morte. Já em “Inclinações”, um grupo de adolescentes resolve passar uma temporada numa clínica que oferece a “cura gay”.
Sarcásticas, bizarras e intensas, essas e outras histórias representam tudo o que os leitores amam e esperam de Chuck Palahniuk – e vão ressoar na mente do leitor por muito, muito tempo. Como publicou o jornal The Guardian, Invente alguma coisa é “Palahniuk no auge de seu poder”. Você está preparado?


Esse foi o terceiro livro de Chuck Palahniuk que eu leio e confesso ter adquirido a obra somente pelo conto "Expansão", que se passa no universo de Clube da Luta (resenha aqui). Contudo, surpreendi-me com o conteúdo dos outros contos: são 23 histórias cheias de brutalismo e humor (muitas vezes um humor negro). Os acontecimentos de alguns deles são extremamente impactantes e te deixam de boca aberta, pensando: 

"O que foi essa coisa que eu acabei de ler?!"

Conhecer essas histórias com a escrita única de Chuck é ainda mais perturbador, pois é uma linguagem muito direta e muitas vezes em segunda pessoa, aproximando o leitor dos personagens, como se eles falassem diretamente com você.

Logo no primeiro conto, é provável que você saia da leitura traumatizado. Depois, as histórias vão oscilando entre enredos mais leves e mais pesados. Ainda assim, todos te fazem refletir sobre o que foi que você leu, porque o autor escreveu isso e o que quis dizer... É IMPOSSÍVEL não se envolver dessa forma (e não achar que o autor é louco/perturbado/genial).

Outra característica que achei interessante é o fato de que em alguns contos os personagens são animais falantes, algo que indica ser uma fábula (e não um conto), porém, uma fábula normalmente não costuma ser perturbadora, mas as de Chuck... com certeza, sim! Além disso, elas também trazem uma moral no final da história, atendendo ao gênero textual.

Se você busca ler mais Palahniuk, esse é o livro perfeito. O autor não é bom somente pelo Clube da Luta, ele é bom porque escreve de um jeito diferente e te provoca de modo único. Vale muito a pena entrar em contato com essas histórias loucas de Invente alguma coisa

E você, já ouviu falar desse livro? Conhece Clube da Luta? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

1 comentários

  1. Bacana a resenha, Sara. Só gostaria que abordasse um pouco sobre cada conto dando sua opinião. E só uma pequena correção: o nome do conto prequela do "Clube da luta" é "Expedição" e não "Expansão", hehe.
    Grande abraço e continue o bom trabalho.

    ResponderExcluir

"Comento, logo existo."