Resenha - Clube da Luta

quarta-feira, fevereiro 21, 2018


Clube da Luta, escrito por Chuck Palahniuk e publicado em 1996 é um romance que satiriza não só a vida de uma pessoa comum, mas a sua vida também.

Título: Clube da Luta
Autor: Chuck Palahniuk
Ano: 2012
Nº de páginas: 272
Editora: LeYa
Avaliação: ★★★★★ 
Sinopse: Considerado um clássico moderno desde sua publicação em 1996, o livro Clube da Luta consagrou Chuck Palahniuk como um dos mais importantes e criativos autores contemporâneos, além do próprio livro como um cânone da cultura pop. O livro que estava esgotado há anos volta às livrarias nessa caprichada edição.
O clube da luta é idealizado por Tyler Durden, que acha que encontrou uma maneira de viver fora dos limites da sociedade e das regras sem sentido. Mas o que está por vir de sua mente pode piorar muito daqui para frente.

Jack tem um bom apartamento, um bom emprego e sofre de insônia. O único modo de se livrar desse problema, é frequentando grupos de apoio de pessoas que estão morrendo ou se recuperando de doenças graves. Toda noite ele vai a um grupo diferente, ele gosta muito do grupo de câncer de testículos e lá que ele encontra Bob, seu parceiro preferido do abraço para chorar, se abrir, e é isso que o faz conseguir dormir a noite.

Tudo muda quando ela chega: Marla Singer. Assim como ele, ela também frequenta esses grupos sem ter nenhuma doença, ela e Jack viciaram em estar junto dessas pessoas que estão morrendo, porque eles também estão. Jack fica incomodado com a presença dela e não consegue mais chorar, logo, não consegue mais dormir. Certo dia, enquanto viajava a trabalho, ele conhece no avião Tyler Durden, o cara que vai mudar a vida de Jack.

Juntos, Tyler e Jack fundam o Clube da Luta. Homens se encontram todas as noites para lutarem. O clube possui regras bem claras:

A primeira regra do Clube da Luta é: você não fala sobre o Clube da Luta.
A segunda regra do Clube da Luta é: você não fala sobre o Clube da Luta.
Terceira regra do Clube da Luta: se alguém gritar "Para!", fraquejar, sinalizar, a luta está terminada.
Quarta regra: apenas dois caras numa luta. Quinta regra: uma luta de cada vez, pessoal.
Sexta regra: sem camisas, sem sapatos. Sétima regra: as lutas duram o tempo que for necessário.
E a oitava e última regra: se esta for a sua primeira noite no Clube da Luta, você tem de lutar.
Com o tempo, o Clube vai tomando mais força e vai acontecendo em outros estados do país, com líderes diferentes. Do Clube da Luta, surge o Clube da Desordem e Destruição, que tem uma vibe muito mais pesada, com o objetivo de realmente impactar e mudar a sociedade. Não demora muito até Jack perceber que ele é o Tyler, que ele é quem está comandando tudo isso e que as coisas estão ficando fora de controle.

Clube da Luta não é um livro simples, não é um livro comum. Esse livro traz mais ensinamentos do que muitos que eu li, Chuck nos traz filosofia e nos faz refletir sobre as nossas próprias vidas. Como essa obra me fez refletir? Vamos lá:

Jack vivia uma vida chata, por mais que ela não tivesse nenhum problema aparente. Jack não aguentava mais viver aquela vida, então Tyler surge como um modo de "salvá-lo" disso. Tyler lhe diz que não quer morrer sem nenhuma cicatriz, logo, ele não quer morrer sem ter vivido realmente. Nos discursos do Clube da Luta, ele diz que somos todos escravos do consumismo, achamos que comprando e nos enchendo de tanqueiras, preencheremos o vazio que existe dentro de nós, mas não é verdade. Somente viver e se libertar desse tipo de coisa é que nos fará preencher o vazio nem que seja minimamente.

E você? Você vive? Você vai ter alguma cicatriz, alguma história para contar? Ou vai ser uma pessoa desinteressante, que viveu pouquíssimas emoções de verdade? Eu parei para pensar na minha vida lendo esse livro, e vendo como ela pode ser uma merda. Sim, uma merda. Simplesmente pelo fato de que eu não tenho grandes emoções, meus dias são bastante monótonos e eu consumo para preencher o vazio. Eu sou um Jack, e você também. 

Todos queremos que o nosso Tyler apareça em algum momento e nos faça viver de verdade, porque nós não temos coragem, nós não queremos sair da nossa zona de conforto. É aquela ideia: Quero outra vida, mas não quero mudar. Pois saiba que um Tyler dificilmente vai aparecer, então é melhor nós corrermos atrás das mudanças. Para o Jack o Tyler apareceu, mas ele quis tomar conta de tudo, ele quis estar no controle, e quis sempre mais. 

Será que precisamos mesmo de um Tyler? Precisamos que algo tome conta de nossas vidas, ou podemos criar isso e ter o controle sobre isso? 

É após a leitura de uma obra dessas, que eu me pergunto se estou vivendo ou apenas existindo. Acredito que há momentos em que eu vivo, e em momentos que eu existo. Infelizmente, eu mais existo do que vivo, mas isso não significa que eu não tenha dias emocionantes. Acredito que cada experiência nova, significa que estamos vivendo. No final do dia, você aprendeu algo, então você viveu por 10 minutos. O que podemos fazer para viver por mais tempo? Essa é a catarse que Clube da Luta provoca no leitor.

Outro ponto muito importante que não posso deixar de citar, é a escrita do autor. Eu sei que essa resenha está ficando enorme, mas é porque a obra é boa de verdade. Enfim, sobre a escrita: Nunca vi nada igual, e que desse certo. No próprio posfácio do livro, o autor diz que queria uma escrita que pulasse de uma cena pra outra sem lógica alguma, mas sem perder o leitor, mantendo-o vidrado na leitura, e o Chuck faz isso magestosamente. Sério, é de espantar. É igual a narração do filme. A escrita desse livro é incrível e diferente de tudo o que você já viu. Os diálogos, os pensamentos... Esse narrador-personagem é diferente, é único. Se eu pudesse aplaudir o escritor ao terminar de ler o livro, eu aplaudiria em pé. Parabéns, esse foi um dos melhores livros que eu já li na vida.

E você, já assistiu ou leu Clube da Luta? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

2 comentários

  1. Esse livro mudou a minha vida!
    Nunca fui do tipo "fútil", mas depois de ler clube da luta, aprendi a ser menos ainda. As coisas que temos não nos definem, então é melhor não focar nisso <3
    Amei a resenha (embora sou suspeita para falar, pois amo tudo que fazem sobre essa obra hahaha).
    Beijinhos ^.^

    Toca da Lebre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso garantir que mudou a minha também, e isso só nos mostra o valor que esse livro tem dentro da literatura, ele PRECISA virar um clássico, porque com certeza a mensagem q ele passa precisa perdurar por muitas e muitas gerações ainda. Haha <3

      Bjs

      Excluir

"Comento, logo existo."