Você, Escritor! - A importância do descanso do texto

sexta-feira, fevereiro 23, 2018


Você já releu um livro depois de alguns anos e percebeu que a sua leitura foi totalmente diferente da primeira? Você notou que estava mais maduro, mudado, com outras opiniões, outras visões de mundo e que aquela história foi praticamente outra? Pois é, um livro nunca é o mesmo, porque nós nunca somos os mesmos. O mesmo acontece com a escrita.
Já teve algo que você escreveu e, depois de um bom tempo sem ler aquilo, parecia que você não tinha noção do que estava fazendo? Ou era tão bom que você parou e pensou "Nossa, eu escrevi isso?", aí está, meu amigo escritor, a importância do descanso do seu texto. Saiba que, quanto mais ele descansa, mais chances ele terá de sair ainda melhor. 

O descanso do texto está, sim, intimamente ligado com a importância da revisão (Acesse: A importância da revisão), mas deixar o texto descansar é um pouco mais difícil, porque para isso, você terá de passar por cima de todas as suas ansiedades enquanto escritor e dobrar a sua paciência, a sua dedicação e o seu trabalho. Afinal, algo que poderia ser escrito somente uma vez, será reescrito outras tantas, mas é esse processo que fará seu texto ser melhor, acredite.

Vamos para a experiência pessoal?

Quando eu escrevi o meu livro, vocês acham que eu deixei o texto descansar? Vocês acham que eu ficava relendo os capítulos cuidadosamente? Eu tinha 16 anos, a pressa estava fervendo dentro de mim e eu não tinha paciência ou maturidade para esperar e entender que aquilo era um trabalho, e que um trabalho requer dedicação. O meu livro teria saído melhor? É possível. O meu livro seria diferente? É possível. Basicamente, O homem que odiava o mundo é um reflexo da Sara que eu era em 2014. Vocês acham que o livro seria o mesmo se eu o escrevesse agora, em 2017, depois de cursar 2 anos de Letras, de ter tido contato com os grandes nomes da literatura, de ter tido aulas com professores que dedicaram a vida aos livros? Com certeza a resposta é não.

Deixar o texto descansar, é deixar a sua mente descansar e suas ideias respirarem. Ás vezes você pode deixar seu texto parado por uma semana, voltar nele e mudar somente uma frase, duas palavras, dar um "enter" a mais, acrescentar uma vírgula, mas mudanças serão feitas. Sempre.

Escrever 20 páginas, dar um tempo de 2 dias, voltar à escrita, ler novamente e revisar já é deixar o texto, e consequentemente sua mente/ideias descansar. 24h já contam como um descanso. A ideia do descanso é parar por um período de tempo (seja ele longo ou curto) e clarear as ideias. Algumas ideias você poderá excluir, outras podem surgir... E você nunca dará essa chance a você mesmo se não der uma pequena pausa no seu texto.

Mas, se com o descanso vem a revisão, precisamos ter em mente a questão de que a revisão é um loop eterno. Você poderá ler o seu texto 1000 vezes e, pelo menos 800 dessas vezes você fará alterações e isso não é necessário (e nem saudável). Com a revisão repetitiva, o seu texto vai parecer nunca atingir o objetivo. Vai parecer que nunca estará "perfeito" e isso não é verdade. 

O descanso e a revisão fazem parte do processo. Por exemplo, eu comecei a escrever minha trilogia, já escrevi umas 50 páginas e, depois de meses, se eu for mexer no livro agora, terei de revisar tudo o que já escrevi antes, porque com esse tempo de descanso, eu mudei muito, e isso pode ser uma desvantagem. Descansos muito longos podem não facilitar a sua vida, portanto um mês pode ser o seu limite, dependendo do seu ritmo de escrita.

Escreva. Pare. Deixe o texto descansar. Volte. Revise. Continue e/ou termine. 

Isso pode valer para um poema, um conto, 20 páginas, cinco capítulos, um livro inteiro. Sim, escrever um livro de 300 páginas, parar, deixar descansar e depois voltar para revisar também faz parte do descanso do texto. Entende? O descanso não precisa de acompanhar a cada página, ele pode vir depois da conclusão da escrita e ainda estará fazendo parte do processo como um todo.

Você também poderá gostar de

8 comentários

  1. Tive experiência com isso nas últimas semanas: tenho escrito uma pequena história de 4 partes e, em cada parte, revisei umas cinco vezes cada, e é incrível a quantidade de melhoras que você pode fazer ao texto tendo paciência para aflorá-lo! Acrescentar, mudar, tirar, mudar de ordem... Tudo faz uma diferença incrível. É muito difícil passar por cima da ansiedade de ter algo completo, mas vale a pena. Post importantíssimo e muito bom, Sara.

    um beijo,
    acid-baby.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, nós ficamos tão ansiosos para mostrar, falar sobre nossas produções e tudo o mais, mas é muito importante conter essas ânsias e tentar fazer algo bem feito antes de qualquer coisa. Obrigada <33

      Beijo!

      Excluir
  2. Texto maravilhoso! Menina, eu deixei um livro descansar por anos... agora estou relendo e pensando: putz! Essa era eu mesma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Isso mesmo, às vezes a gente fica tipo "é bom demais para ter sido escrito por mim", ou "meu Deus, isso está horrível, o que eu tinha na cabeça??" hahaha

      Bj

      Excluir
  3. Nossa eu concordo demais!!! Escrevi meu livro em 2016 e de lá pra cá já fiquei nesse processo de deixar descansar e reeditar umas 5 ou 10 vezes, eu sempre releio o livro inteirinho e mudo as coisas, coloca mais detalhes, mais emoções, fecho umas pontas soltas e tal.
    Uma pena que atualmente meu word não tá funcionando e eu só posso abrir no online, o online bagunça as fontes e tudo mais, mas eu já pensei numas três coisas pra mudar e deixar a história ainda mais detalhada e só tô esperando a chance de colocar no livro.
    Enfim, o seu livro eu também acho que seria bem diferente se você escrevesse agora, pelo que você escreve (não só as postagens, mas os textos que você põe aqui as vezes) e pelo que você lê eu acho que se reescrevesse agora o livro ia ser bem mais cheio de detalhes, seus próximos livros provavelmente serão incríveis demais, eu mal posso esperar pra ler eles.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm, imagine, escrevi em 2014! Sinceramente não tenho ideia do que sou capaz agora, aprendi tanta coisa nesses quase 4 anos de publicação, só descobrirei quando escrever de novo mesmo, tomara que seja bom como vc diz *o* Poxa, procure os packs piratas de Office e seja feliz o/ tente mostrar o que vc já fez até agora para algum leitor beta, senão vc ficará numa revisão eterna hahaha

      Beijos!

      Excluir
  4. Amei o post Sara!
    Ja reli alguns livros que li faz mto tempo e com toda ctz ja os vejo com outros olhos...

    Bjs!

    ResponderExcluir

"Comento, logo existo."