Resenha - Contos de Aprendiz

quarta-feira, março 16, 2016 0 Comentários A+ a-



Título: Contos de Aprendiz
Autor: Carlos Drummond de Andrade
Editora: Record
Nº de páginas: 123
Ano de publicação: 1951
No Skoob: Clique Aqui
Comprar: Clique Aqui


Sinopse:
"Contos de Aprendiz", de Carlos Drummond de Andrade, foi publicado quando o autor já estava próximo dos 50 anos. Até então, o poeta mineiro nunca tinha se aventurado como contista e já havia publicado seus livros mais que o consagraram como um dos maiores poetas brasileiros. "Contos de Aprendiz" remexe em lembranças de infância, passando muitas vezes a falsa impressão de um livro de memórias. Os contos reunidos no livro parecem simples, por vezes quase ingênuos, contudo, permitem a fantasia e estimulam o imaginário.

Resenha
Contos de Aprendiz foi o primeiro livro de Carlos Drummond de Andrade que eu li, haha.  Alguns contos são bem simples, mas carregam uma grande mensagem, esses foi os que mais gostei. O primeiro conto foi o meu preferido "A Salvação da Alma". Mas também gostei muito do último "Um Escritor Nasce E Morre". São contos completamente diferentes, não possuem ligação nenhuma e cada conto são personagens e protagonistas diferentes. Imagino que Carlos Drummond de Andrade tenha dado o título de Contos de Aprendiz, porque esse foi o primeiro livro de contos que ele publicou, foi sua primeira aventura com contos.


✖ Avaliação da escrita: A escrita de Carlos Drummond de Andrade não é nada complexa, ou, não está complexa nesse livro. 

✖ O que me levou a avaliá-lo como bom?
Apesar de a maioria dos contos ser bem curto e simples, alguns foram bem enroladinhos. Talvez porque precisei ler esse livro em um dia para acabar antes da maratona, eu não pude apreciá-lo muito bem. Espero, de verdade, poder dar outra chance para ele em breve e relê-lo com mais calma.

E você, já leu Contos de Aprendiz? Tem alguma indicação de livro do Carlos Drummond de Andrade? Comenta aí!

Sara Muniz, dona do blog Interesses Sutis, sou apaixonada por ler, escrever e criar. Adoro música erudita, rock, pop, música francesa e de vez em quando até uma musiquinha indiana para dar uma animada! Preciso ver artes plásticas para me inspirar a escrever. Meus autores preferidos são Patrick Rothfuss, J.R.R. Tolkien, Brandon Sanderson, Jostein Gaarder e Khaled Hosseini (nessa ordem). Amo cantar e desenhar - mesmo fazendo ambas as coisas mal -, sou fissurada por cachorros e todos são "bebês fofinhos" para mim. Às vezes, eu acho o mundo lindo, outras vezes eu acho que a colisão de um meteóro com a Terra seria a salvação. Saiba mais sobre mim na página "About"!

"Comento, logo existo."