Resenha - Beowulf (versão Modern English)

sexta-feira, agosto 25, 2017


Agora que estou tendo Literatura Inglesa na faculdade, nós temos na ementa a leitura e análise de muitas obras clássicas em inglês. A primeira delas, Beowulf, é um dos primeiros poemas épicos escrito em old english (no inglês antigo), seu autor é desconhecido até hoje, mas a história é simplesmente fascinante. Obviamente, fiz essa leitura no inglês moderno.

Essa resenha contém spoilers.

Título: Beowulf
Autor: Desconhecido/Anônimo
Nº de páginas: 31
Editora: Lido em pdf
Avaliação: ★★★★
Sinopse: Beowulf is the greatest surviving work of literature in Old English, unparalleled in its epic grandeur and scope. It tells the story of the heroic Beowulf and of his battles, first with the monster Grendel, who has laid waste to the great hall of the Danish king Hrothgar, then with Grendel’s avenging mother, and finally with a dragon that threatens to devastate his homeland. Through its blend of myth and history, Beowulf vividly evokes a twilight world in which men and supernatural forces live side by side, and celebrates the endurance of the human spirit in a transient world.

Beowulf é o típico herói épico: adora batalhas, tirar vidas, proteger o seu povo, etc. Para tanto, ele possui habilidades praticamente sobrenaturais, ou do contrário, jamais conseguiria fazer tudo o que fez e não seria um herói. Além disso, ele é sobrinho do rei dos Geats e um dos seus feitos incluem nadar durante sete dias para derrotar monstros marinhos.

Tudo começa quando Beowulf descobre que o rei Hrothgar, da Dinamarca, está há tempos (12 anos) sofrendo com os ataques de um monstro chamado Grendel, que adorava destruir casas do reino e matar muita gente. Vendo a oportunidade, Beowulf decide ajudar o rei. Vai até a Dinamarca com outros quatorze marinheiros e diz a Hrothgar que ele e seus ajudantes estão dispostos a matar o monstro. Eles montam uma armadilha para Grendel, que acaba perdendo um braço, mas consegue voltar para a sua caverna. Após a morte do monstro, a mãe de Grendel fica extremamente furiosa e quer vingança, mas ainda assim, o poderoso Beowulf consegue vencê-la e matá-la. 

Com o corpo de Grendel abandonado na caverna, Beowulf corta a cabeça do cadáver e a leva a Hrothgar, para provar que o monstro está morto e ele foi o responsável. O herói criou um laço de amizade muito forte com o rei, mas acabou por voltar para a sua terra de origem. Quando seu primo morre, ele assume o trono e reina em paz por cinquenta anos, até que um dragão decide atacar o reino dos Geats.

Mesmo já velho, nosso herói quer ter sua última vitória e foi até o fim para matar o dragão. Beowulf é ferido fatalmente, mas com a ajuda de Wigla, consegue matá-lo. Como Wigla foi o único soldado que ficou até o fim ao lado de Beowulf, ele foi o sucessor do trono.

Para resumir, o poema épico basicamente narra os feitios heroicos de Beowulf, um grande homem que se tornou uma lenda. Até hoje não se sabe se ele realmente existiu, ou se não passa de mera ficção, mas foi uma das primeiras obras fantásticas escritas em old english e merece notoriedade por sua imensa importância e contribuição para a formação da literatura inglesa.

E você, já leu Beowulf? Já viu como o old english é estranho? Já assistiu ao filme A Lenda de Beowulf? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."