Resenha - Iracema

terça-feira, agosto 15, 2017


O romance brasileiro "Iracema" foi escrito por José de Alencar e publicado em 1865. A obra faz parte da trilogia indianista do autor e é um livro de bastante destaque para o romantismo brasileiro.
Título: Iracema
Autor: José de Alencar
Nº de páginas: 82
Editora: Lido no app "Play Livros"
Ano: 1885
Avaliação: ★★★★
Sinopse: O romance conta o amor de um branco, Martim Soares Moreno, pela índia Iracema, a virgem dos lábios de mel. Entre guerras e conflitos, ciúmes e disputa de poder, a história desse amor proibido tem como pano de fundo a cultura indígena e a miscigenação do branco com o índio.
Como o próprio nome diz, o romance indianista traz personagens índios. Em Iracema, temos como ponto central, o romance entre Iracema, uma índia, e Martim, um branco português, o que era considerado impossível de acontecer, principalmente na visão dos índios. 

O primeiro encontro do casal é sensacional: a Iracema mete uma flecha na cara do Martim (calma, é de raspão), mas isso é o que pode ser chamado de ótimo primeiro encontro. Iracema não é uma índia comum, ela é uma mulher incrivelmente linda e é o tempo todo chamada de "a virgem dos lábios de mel". Ela leva o branco para a sua tribo e o pajé o considera enviado por tupã, então todos o tratam muito bem, até que um dos índios descobrem o interesse amoroso dos dois e os problemas começam a aparecer.

Para piorar, Martim tem uma esposa portuguesa esperando por ele em Portugal e é associado à tribo rival dos Tabajara (a tribo de Iracema). Além disso, há uma maldição de que quem tirar a virgindade de Iracema, irá morrer, ou seja, o amor deles é impossível de inúmeras maneiras.

O final do livro é muito triste. Os últimos capítulos são momentos de sofrimento intenso, um dos momentos que mais me marcou, foi quando narrou o sofrimento de Iracema dando de mamar para o seu filho e "deixando-o retirar todas as suas energias restantes", porque foi um dos momentos em que ela já estava mais próxima do esgotamento total, resultando no fato que encerra a história de amor.

É importante enfatizar que o livro possui um subtítulo: "Lenda do Ceará", pois José de Alencar era cearense e narra o nascimento do primeiro cearense, o filho de Iracema e Martim, chamado Moacir, que significa "filho da dor".

Na hora de ler, devemos levar em consideração alguns fatos sobre a obra. Em primeira instância, o livro começou a escrito como um poema épico, mas o autor percebeu que não estava dando certo e passou para a prosa. O autor também já tinha consciência das críticas da obra, tanto que a introdução é como uma explicação para os fãs que pudessem querer criticar. 

O livro carrega um vocabulário bastante indígena, então certifique-se de ler em uma edição que traz boas traduções dessas palavras. Eu recomendo muito a edição gratuita que está disponível no app PlayLivros, foi nessa que eu li e é muito boa.

E você, já leu Iracema? Já leu alguma obra do autor, tipo "Lucíola"? Comenta aí!!!

Você também poderá gostar de

3 comentários

  1. confesso que "mim não entendeu absolutamente nada desse livro e mim odiou cada palavra dele" mas eu gostei muito da resenha, me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SHUUASHUS eu também não achei TUDO aquilo, mas acho fundamental conhecer a história do livro! Fico feliz em ter ajudado <3

      Excluir

"Comento, logo existo."