Resenha - Outros jeitos de usar a boca

domingo, agosto 20, 2017


Outros jeitos de usar a boca foi escrito por Rupi Kaur, uma poeta e artista que nasceu na Índia e vive no Canadá. Após todo o sucesso da primeira edição publicada de modo independente, o livro está atualmente entre os mais vendidos. A obra traz poemas sobre família, abuso, violência, gênero feminino, aceitação e, principalmente, sobre o amor.

Título: Outros jeitos de usar a boca
Autora: Rupi Kaur
Nº de páginas: 208
Editora: Planeta
Ano: 2017
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: 'outros jeitos de usar a boca' é um livro de poemas sobre a sobrevivência. Sobre a experiência de violência, o abuso, o amor, a perda e a feminilidade. O volume é dividido em quatro partes, e cada uma delas serve a um propósito diferente. Lida com um tipo diferente de dor. Cura uma mágoa diferente. Outros jeitos de usar a boca transporta o leitor por uma jornada pelos momentos mais amargos da vida e encontra uma maneira de tirar delicadeza deles. Publicado inicialmente de forma independente por Rupi Kaur, poeta, artista plástica e performer canadense nascida na Índia – e que também assina as ilustrações presentes neste volume –, o livro se tornou o maior fenômeno do gênero nos últimos anos nos Estados Unidos, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos.
 Os poemas são divididos em quatro partes: a dor, o amor, a ruptura e a cura. São todos poemas de métrica livre e versos livres, ou seja, não possuem métrica e rima. Além disso, a maioria deles são extremamente curtos e outros aparecem como um pequeno texto. Alguns possuem acentuação, outros não e, outros são pontuados, mas não apresentam letras maiúsculas. Os poemas são estruturados de acordo com a vontade e estilo da autora, o que garante autenticidade.


Por mais curtos que os poemas possam ser em sua grande maioria, eles são muito profundos e trazem mensagens com as quais você com certeza irá se identificar e entender. O modo como a mulher é vista, como ela deve se ver, como a sociedade nos impõe padrões e nos faz seguir um guia de Como Ser Mulher, todos esses paradigmas são evidenciados no livro. A família e os problemas desse núcleo também aparece. A sexualidade e os desejos do corpo são transmitidos de forma sutil e dinâmica.


São 208 páginas que passam como o vento, mas o livro não é tão simples quanto parece, ainda mais se analisado calmamente. Ainda não tive tempo de fazer essa analise mais profunda, mas quero muito realizar uma leitura mais cuidadosa, porque terminei esse livro em menos de uma hora.

Portanto, esse livro foi feito para ser relido muitas vezes, porque é rápido e esconde muitas coisas, além de servir como um consolo para quando você, mulher, estiver passando por momentos difíceis em relação ao amor, família, violência e aceitação. Esse livro é um presente para as horas em que precisamos enxergar que não estamos sozinhas.







Falarei mais cuidadosamente de cada uma das quatro partes do livro no site Recorte Lírico em breve, então fique ligado lá! ;)

E você, já leu Outros jeitos de usar a boca? Gostaria de ler? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

2 comentários

  1. Nossa, que fotos legais essas com os pisca-pisca!
    Eu já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca me interessei, semana passada fui olhar alguns livros na Americanas e dei uma olhadinha no conteúdo dele pra ver o que ele tinha que achavam tão interessante, eu li dois poeminhas e já AMEI! Foi como você disse, são muito profundos, eu fiquei preenchida de uma alegria e ao mesmo tempo uma vontade absurda de chorar de tão bons que eles eram (e também porque são muito sensível hahahhahah).
    Só não comprei porque era 30 reais e eu achei um absurdo esse preço!! Mas assim que tiver alguma promoção em que ele esteja mais barato, vou comprar com certeza. E é mesmo do tipo que foi feito pra ser relido várias vezes, não só isso, mas emprestado e indicado pra todo mundo que tem um mínimo interesse por leitura.
    Adorei a resenha <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simm, agora temos pisca-pisca no quarto! hahaha nossa, mas eu sempre vejo em promoção D: principalmente na Amazon e na Saraiva, minha irmã comprou na Amazon. Com certeza, é um livro muito bom e que deve ser lido e relido várias vezes com cuidado, ainda quero fazer essa leitura mais cuidadosa e profunda, aí provavelmente postarei sobre isso no Recorte Lírico em breve hehe

      Excluir

"Comento, logo existo."