Quando pretendo publicar mais um livro?

segunda-feira, março 12, 2018


Após ler "Sobre a Escrita", de Stephen King, eu decidi responder a essa pergunta. Não sei se quem me acompanha já quis saber sobre isso, mas eu vou responder mais para mim mesma do que para qualquer possível leitor. Afinal, eu estou escrevendo alguma coisa? Eu tenho projetos maiores? Eu ainda tenho o sonho de publicar com uma grande editora? Quando tudo isso vai acontecer?

Bom, eu já tenho um projeto iniciado desde 2014. Não é um projeto simples, é uma trilogia de ficção fantástica. Já escrevi umas 50 páginas do primeiro livro, já tenho todo o projeto traçado: início, meio e fim. O que vai acontecer no primeiro, segundo e terceiro livro também já está escrito. O que me impede de continuar, é o maldito, o famoso, aquele que todos temem... o TEMPO.

Lendo "Sobre a Escrita", eu descobri que não só o tempo é o meu problema, mas também o fato de que em casa eu não posso escrever. Escrever O homem que odiava o mundo não foi tão difícil, mas criar um mundo diferente enquanto sua mãe assiste televisão no último volume na sala ao lado, enquanto seu pai grita na cozinha só para irritar, enquanto sua irmã assiste youtubers escandalosos no celular, é quase impossível. Ainda mais quando você não tem um lugar específico para escrever e tem que fazer isso na mesa da sala de jantar, que meio que fica no centro da casa. Divido o quarto com as minhas irmãs e escrever deitada é pedir para a minha escoliose ficar grave. Stephen King diz que para escrever, é necessário um lugar tranquilo e que tenha uma porta que possa ser fechada. Eu não tenho isso e só agora pude notar que esse é um dos meus maiores obstáculos e não um bloqueio criativo (como eu achava que era).

Certo, não tendo um lugar muito adequado, eu já consigo dizer quando conseguirei concluir esse projeto: quando eu for morar sozinha. Sem mais perguntas.

Se eu ainda escrevo? Claro que sim! Nem sempre eu consigo conter a minha criatividade, por mais difícil que seja escrever na minha casa. Eu consigo escrever contos de vez em quando, sempre escrevo poemas e textos no celular (de preferência na lavanderia, lá é mais calmo), estou sempre postando-os aqui no blog para vocês. É complicado, mas eu continuo, não quero largar esse hábito e essa habilidade jamais.

Fora essa trilogia, eu ainda tenho uns 10 projetos, incluindo outra trilogia, romances, livro de contos... É complicado, mas quem sabe um dia todos eles se tornem realidade. Outra coisa que eu com certeza gostaria que se tornasse realidade, era conseguir um contrato com uma grande editora, mas isso parece tão longe para mim quanto concluir o primeiro livro da minha trilogia. Na verdade, só o fato de concluir os meus projetos já seria uma grande realização para mim, porque é o que eu gosto de fazer. Eu não ligo se eu tiver que pagar para imprimir 10 livros só para que a minha família e amigos possam conhecer a história que eu criei. Seria incrível se fosse diferente, mas esse mercado editorial parece tão inalcançável que eu quase não penso nisso. O maior desafio para mim é concluir o que foi começado com êxito.

E é isso. Talvez o meu próximo livro só saia daqui a uns 5 anos, mas no mundo da literatura a pressa é inimiga da perfeição, e se eu quiser escrever no meio de uma rave e publicar o que sair, pior para mim, certo? Se você está numa situação parecida, não se force a nada, tenha paciência porque uma hora vai dar certo. Você e eu vamos conseguir!

Abraço.

Você também poderá gostar de

2 comentários

  1. Às vezes é complicado vencer os desafios literários, tais como um lugar ideal para escrever, leitores, editoras, mas... O importante não é desanimarmos com isso. E força para seus projetos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o importante é nunca deixarmos de fazer aquilo que gostamos! :)

      Muito obrigada! Um abraço.

      Excluir

"Comento, logo existo."