Resenha - Poemas

quarta-feira, maio 23, 2018


Wislawa Szymborska vive na Cracóvia desde menina, ou seja, há 88 anos. Ela é uma poetisa bastante reservada, o que faz com que sua obra não seja muito conhecida. No Brasil, ela possui 2 obras publicadas, incluindo "Poemas", que foi publicado em 2011 pela Companhia das Letras.

Título: PoemasAutora: Wislawa Szymborska
Ano: 2011
Nº de páginas: 168
Editora: Companhia das Letras
Avaliação: Sinopse: Aos 88 anos, Wislawa Szymborska vive desde menina em Cracóvia, cidade situada às margens do Vístula, no sul da Polônia. O fato de ter permanecido a vida inteira no mesmo lugar diz muito sobre essa poeta conhecida por sua reserva e extrema timidez. Contudo, embora os fatos de sua vida tenham permanecido privados, quase secretos, seus poemas viajam pelo mundo. Não são tantos: sua obra inteira consiste em cerca de 250 poemas cuja função, como declarou a poeta no discurso de Oslo, é perguntar, buscar o sentido das coisas.
Com sua poesia indagadora, Szymborska foi chamada “poeta filosófica”, ou “poeta da consciência do ser”. No Brasil, teve poemas esparsos publicados em jornais e revistas ao longo dos anos, mas esta edição da Companhia das Letras, com seleção, introdução e tradução de Regina Przybycien, é a primeira oportunidade que tem o leitor brasileiro de lê-la em português. A coletânea de 44 poemas é uma belíssima apresentação à obra dessa importante poeta contemporânea.

Em Poemas, Wislawa fala sobre guerra (a Segunda Guerra Mundial), sobre a vida e sobre alguns sentimentos, mas os versos mais marcantes são aqueles que falam desses conflitos terríveis. Wislawa é da Cracóvia, e coloca a dor e o sofrimento que a guerra causou em muitos poemas, fazendo recortes do decorrer e do pós-guerra.



O estilo da autora é bastante simples; os versos são livres e sem métricas, por mais que a obra seja 50% da tradutora, que passou o livro do polonês para o português. É doloroso o sentimento que os poemas de guerra nos causam, a poeta tem uma abordagem diferente, que nos joga na cara como as coisas realmente funcionavam naquele período; a crueldade, a falta de empatia, a esperança, a falta de expectativa em vários momentos, o sofrimento das famílias, das pessoas que perderam tudo, e a fuga e o medo dos judeus.



Não há como não se colocar dentro de cada poema, porque a autora te leva para lá facilmente. Além disso, Wislawa nos faz questionar algumas coisas, como: até onde o ser humano é capaz de ir para satisfazer suas ambições? Por que a vida de alguns vale menos do que a de outros? Não somos todos seres humanos? Existe a possibilidade de eventos do gênero acontecerem novamente, mesmo quando todos sabem que isso foi algo horrível no passado?



Apesar de toda a simplicidade da linguagem e da forma, os poemas são extremamente profundos, o que requer uma leitura mais cuidadosa. Portanto, leia sem pressa, atentando-se a cada estrofe e cada detalhe, porque eles carregam uma carga histórica e humana muito maior do que se pode imaginar.



Recomendo muito a leitura, afinal, essa é uma obra que nos mostra a perspectiva crítica de uma mulher sobre uma guerra destruidora que deixou vestígios até hoje (e para sempre).

E você, já tinha ouvido falar da autora? Já tinha lido poemas de guerra antes? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."