Resenhas - Capitães da Areia

quinta-feira, maio 31, 2018


Publicado em 1937, por Jorge Amado logo após a aplicação do Estado Novo no Brasil, Capitães da Areia é um romance que teve sua primeira edição queimada em praça pública, mas que em 1940 marcou a literatura brasileira irreversivelmente. Além de narrar a vida de meninos "bandidos" de Salvador, nos mostra a tristeza e a esperança que há por trás de cada personagem em meio a um enredo repleto de origens e costumes brasileiros.


Título: Capitães da Areia
Autor: Jorge Amado
Ano: 1940
Nº de páginas: 256
Editora: *lido em formado .mobi
Avaliação: ★★★★
Sinopse: Publicado em 1937, pouco depois de implantado o Estado Novo, este livro teve a primeira edição apreendida e exemplares queimados em praça pública de Salvador por autoridades da ditadura. Em 1940, marcou época na vida literária brasileira, com nova edição, e a partir daí, sucederam-se as edições nacionais e em idiomas estrangeiros. A obra teve também adaptações para o rádio, teatro e cinema. Documento sobre a vida dos meninos abandonados nas ruas de Salvador, Jorge Amado a descreve em páginas carregadas de beleza, dramaticidade e lirismo.
Capitães da Areia se passa na Bahia, onde meninos pobres se reuniram para roubar. Esses meninos são brancos, negros e mulatos, não tem família e ODEIAM os ricos com todas as forças. Pedro Bala (o líder), João Grande, João de Adão, Professor, Dora e Sem-Pernas são apenas alguns dos personagens do romance, marcados pela injustiça e desigualdades.

Esses meninos vivem em uma casa praticamente abandonada, eles possuem armas e sabem bem como roubar e fugir. Sem-Pernas até tem o seu próprio método: pede ajuda, comida e um lugar para dormir para os ricos e eles, piedosos e cheios de remorso, muitas vezes aceitam. Depois de um tempo dentro da casa, Sem-Pernas passa para o resto do grupo onde a família esconde o dinheiro e as jóias.

Padre Pedro é um personagem que aparece e merece destaque. De acordo com as normas da igreja, ele poderia oferecer cuidados e bênçãos aos meninos. Entretanto, com o tempo, ele acaba se envolvendo e ficando à favor das práticas do grupo. Acaba ajudando-os em diversos momentos e não vê isso como algo errado, já que eles tem uma "causa".

Mesmo que o padre se faça útil para os garotos, a religião católica não é a que eles seguem. Na obra, o autor trouxe algo muito mais forte em relação à religião e a cultura trazida para o Brasil. Em Capitães da Areia, grande parte dos personagens acreditavam em Ogum e seguiam a religião africana.

Além da religião retratada, a linguagem coloquial dos diálogos (condizentes com os personagens, pois alguns têm até um estilo particular de falar) também ressalta a característica modernista da obra.

Um aspecto que torna o romance bastante forte e impactante, é o fato de termos crianças fazendo coisas de adultos: roubando, fumando, bebendo, estuprando ("tombando as negrinhas na areia"), fazendo sexo e tendo muitos desejos sexuais. Essas características são bastante chocantes, mas em meio ao enredo, o autor consegue narrar naturalmente os eventos e fatos, por mais que nos cause muita estranheza e aversão.

O livro mostra e critica a realidade do povo pobre da Bahia na época da década de 30, ressaltando a injustiça que muitos sofriam, enquanto outros esbaldavam dinheiro. Essa "injustiça" inclui a pobreza, a fome, a miséria, o desemprego... É uma obra que mostra como era o Nordeste, uma área que sempre foi ignorada pelos brasileiros, que achavam que o Brasil era só São Paulo, Rio de Janeiro e região sul (isso acontece até hoje). Pessoas vivem e sofrem no nordeste, lutando para sobreviver como podem.

Considero a leitura desse livro fundamental para todos, é aquele tipo de história escrita por um brasileiro, retratando a realidade do Brasil e seus costumes. Precisamos ter conhecimento sobre essas informações, pois só assim deixaremos a ignorância de lado. A literatura está aqui para isso, aproveite!

E você, já leu Capitães da Areia? Se sim, gostou? Não? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

8 comentários

  1. Excelente resenha! Sem perder a objetividade, detalhes são revelados instigando o leitor a não perder mais tempo é mergulhar no mundo revelado pelo autor em Capitães de Areia.

    ResponderExcluir
  2. Eu achei um livro muito bom, principalmente pelo fato de mostrar mesmo os problemas sociais da época. Um livro muito bem escrito com uma história muito fascinante. Adorei.

    ResponderExcluir
  3. Jorge Amado fez um ótimo trabalho em Capitães da Areia, sem dúvidas um livro necessário para entender um pouco da nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  4. Excelente resenha!Como Capitães da Areia é um excelente livro para se entender um outro lado da sociedade que muitas vezes não conhecemos.
    -Julia Martina

    ResponderExcluir
  5. Um ótimo livro! Capitães da Areia é o livro perfeito para entendermos um pouco sobre sociedade com um bom contexto e ótimo desfecho.

    -Gabriel

    ResponderExcluir
  6. Miliane
    O livro Capitães de areia é um livro incrível, pois ele fala um pouco da nossa sociedade e pela forma que fala de Jorge Amado. Essa resenha está excelente por conta do contexto e da forma que é dita.

    ResponderExcluir
  7. Jorge Amado nos tira o fôlego com sua escrita profunda, verdadeira e crítica. Esse livro fala sobre realidades reais em uma cidade real e não maquiada como em muitos textos por aí. O livro é excelente em todas as 3 partes, amei

    ResponderExcluir
  8. Teve uma citação errada mas pelo que vi o resto tava bom, li o livro adorei ele mas poderia também acrescentar o impacto que o grupo causa na sociedade.

    ResponderExcluir

"Comento, logo existo."