Resenha - Alegres memórias de um cadáver

sexta-feira, julho 20, 2018


Alegres memórias de um cadáver é um romance curto e divertido que conta a história de um morto que está assombrando uma universidade de Curitiba. Esse homem (e agora cadáver) era um bibliotecário da universidade e suas vida era tão sem graça quanto se pode imaginar. Ao descobrir que estava muito doente e que não lhe restava muito tempo de vida, decidiu doar seu corpo para o Hospital das Clínicas de Curitiba, mas acabaram contrabandeando o corpo dele para fazer experimentos durante as aulas. 


Título: Alegres Memórias de um Cadáver
Autor: Roberto Gomes
Nº de páginas: 144
Editora: Inventa
Ano: 2014
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: A universidade é o cenário escolhido para o desenrolar da história. É ali que o cadáver de um bibliotecário, dissecado pelos alunos, conta a sua versão. É a versão dos mortos, vale dizer, dos cassados e anulados, que ganha relevância. Contudo, o tom escolhido pelo autor não é o de lamúria. O autor escolheu a via do humor, não o riso galhofo, mas o humor de verve machadiana, refinado e cheio de sutilezas.


A intertextualidade com Memórias Póstumas de Brás Cubas (resenha aqui) é inegável, sobretudo porque a narrativa segue justamente o caminho do humor, e não da melancolia do morto. Roberto Gomes traz diferentes perspectivas da história: uma hora estamos lendo e acompanhando o corpo dicente e docente da faculdade, outra hora estamos com os pensamentos do morto e suas tentativas de passeio pelos corredores sem ser capturado.


O livro possui um tom mais sujo na linguagem e nas personalidades de alguns personagens, mas são esses detalhes que tornam a história mais divertida e, principalmente, nos mostra o lado inesperado de professores e alunos. Posso dizer que consegui capturar uma crítica às universidades católicas e aos seus "falsos" valores.

Surpreendi-me com Roberto Gomes, nunca havia ouvido falar sobre esse autor curitibano, mas a escrita e a criatividade dele realmente me conquistaram. Recomendo a leitura para quem gosta de Memórias Póstumas de Brás Cubas, e que tenha mais de 16 anos.

E você, costuma ler livros de autores do seu estado? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."