Resenha - Vozes de Tchernóbil

quarta-feira, julho 04, 2018


Vozes de Tchernóbil levou 20 anos para ser escrito e, mais uma vez, com o objetivo de escrever sobre a alma, Svetlana nos traz relatos de pessoas que viveram o desastre de Tchernóbil. Os depoimentos são de soldados, homens, mulheres, idosos, crianças... Muitos deles não entendiam como um átomo poderia ser tão nocivo a ponto de expulsá-los de casa.



Título: Vozes de Tchernóbil
Autor: Svetlana Alexievitch
Ano: 2016
Nº de páginas: 384
Editora: Companhia das Letras
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: "Em abril de 1986, uma explosão na usina nuclear de Tchernóbil, na Ucrânia então parte da finada União Soviética , provocou uma catástrofe sem precedentes: uma quantidade imensa de partículas radioativas foi lançada na atmosfera e a cidade de Pripyat teve que ser imediatamente evacuada. Tão grave quanto o acidente foi a postura dos governantes soviéticos, que expunham trabalhadores, cientistas e soldados à morte durante os reparos na usina. Pessoas comuns, que mantinham a fé no grande império comunista, pereciam após poucos dias de serviço. Por meio das vozes dos envolvidos na tragédia, Svetlana constrói este livro arrebatador, que tem a força das melhores reportagens jornalísticas e a potência dos maiores romances literários. Uma obra-prima do nosso tempo. "

Após a explosão, tudo ficou contaminado pela radiação: o ar, a água, a terra, as frutas, os vegetais e os animais. O leite da vaca não podia ser bebido, os cachorros e gatos foram assassinados em massa para não contaminar a população quando voltasse.


A dor da perda, o sofrimento, a terra natal contaminada, os animais de estimação tomados à força, a vida que precisava continuar, o amor resistente, a família e as doenças resultantes são alguns dos temas que partirão o seu coração durante a leitura.

Confesso que esse livro foi ainda mais devastador para mim do que A guerra não tem rosto de mulher (resenha aqui), que reúne relatos de mulheres que lutaram na Segunda Guerra Mundial pela União Soviética. Em Tchernóbil, ninguém esperava pela tragédia, todos estavam com suas famílias no momento da explosão, foram expulsos da cidade e depois voltaram para uma vida de radiação, na qual tudo estava contaminado.


Outra vez, Svetlana nos apresenta um livro que ninguém quer ler, mas que todos deveriam. Essas vozes de Tchernóbil que foram reunidas precisam ser ouvidas pelo mundo, precisam ser conhecidas. Mesmo que esse seja um acontecimento do passado, ainda é pouco conhecido e afeta vidas até hoje! (assim como afeta a vida das mulheres que batalharam na guerra na outra obra da autora)


Recomendo a leitura, acho que todos deveriam conhecer a realidade que eles enfrentaram e os sentimentos envolvidos, pois é algo que a autora nos proporciona de modo único, uma vez que os relatos são selecionados e dispostos de modo certeiro, fazendo o leitor criar empatia e se "alimentar" daqueles sofrimentos, mas não de modo negativo, e sim, de uma forma que o fará abrir os olhos para esse evento trágico.


Leia a obra e deixe-se ser envolvido pela harmonia de relatos, a fim de mergulhar e sentir a dor de pessoas que passaram por uma situação da qual que você nem pode imaginar como seria enfrentar.

E você, já tinha ouvido falar sobre essa obra? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."