Resenha - Através do Espelho

quarta-feira, julho 25, 2018


Através do Espelho foi publicado em 1993. Escrito por Jostein Gaarder, um autor norueguês a quem admiro muito. Esse livro é leve, mas com um teor filosófico indubitável.


Título: Através do Espelho
Autor: Jostein Gaarder
Ano: 1993
Nº de páginas: 141
Editora: Companhia das Letras
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: Do mesmo autor de O mundo de Sofia, essa é a história de Cecília Skotbu, uma menina que vive intensamente. As coisas que vai aprendendo ela anota num caderninho. Ali ela escreveu, por exemplo: "Nós enxergamos tudo num espelho, obscuramente. Às vezes conseguimos espiar através do espelho e ter uma visão de como são as coisas do outro lado. Se conseguíssemos polir mais esse espelho, veríamos muito mais coisas. Porém não enxergaríamos mais a nós mesmos". Cecília passa quase o tempo todo em seu quarto, deitada na cama. Ela está morrendo. Sua história é uma preparação para a morte e por isso é também um mergulho na vida. Ela morre como quem viaja, prestando atenção em tudo. Através de seu olhar profundo, o outro lado do espelho se torna um pouco mais claro para nós.


É Natal e a família inteira está comemorando na sala, exceto Cecília, que fica no quarto por estar muito doente.

Na noite de Natal, Cecília acorda com alguém perguntando "você dormiu bem?". A voz pertencia a um ser pequeno, careca, de olhos azuis cintilantes e sem pálpebras. Seu nome era Ariel, ele era um anjo.

Jostein Gaarder nos apresenta uma história aparentemente infantil, mas com reflexões existenciais bastante profundas. Cecília explica para Ariel como é ser humana, sentir as coisas. Ariel, por sua vez, tenta esclarecer a ela como se deu a criação, sobre Deus, como os anjos vivem e sobre a morte.

O livro é basicamente composto por esses diálogos entre os dois e, cada vez que Ariel aparece, o leitor deve se preparar para um "tiro" diferente. Os assuntos são inteligentes, talvez você nunca tenha parado para pensar sobre boa parte deles. São duas criaturas puras que conversam sobre a ciência e sobre Deus, de um modo natural que somente Gaarder sabe como fazer.


Através do Espelho é uma obra incrível e engrandecedora. Assim como Cecília, nós também não podemos ver através do espelho, ou seja, através de nossa própria dimensão, mas nós sabemos que algo fantástico e misterioso nos aguarda do outro lado, e por isso não conseguimos parar de nos questionar sobre tudo que nos cerca.

Um romance filosófico bem curto, mas que tem muito a dizer. Já recomendei muito a leitura de Gaarder quando resenhei O Mundo de Sofia (resenha aqui) e, agora que finalmente tive a oportunidade de ler mais uma obra do autor, posso garantir que quero ler todas. Ele é simplesmente genial e sutil em suas obras, não deixe de conhecê-las.

E você, já leu algo do Gaarder? Se sim, o quê? Já ouviu falar? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."