Resenha - Jogos Vorazes

quinta-feira, agosto 13, 2020



Jogos Vorazes, de Suzanne Collins, foi publicado nos Estados Unidos em 2008, e é o primeiro livro da trilogia Jogos Vorazes. Essa uma das obras contemporâneas distópicas mais famosas da literatura, principalmente porque atingiu o público jovem com muito sucesso.
 
Título: Jogos Vorazes (#1)
Autora: Suzanne Collins
Ano: 2010
Nº de páginas: 400
Editora: Rocco
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: Mistura de ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia com muita ação e aventura, Jogos Vorazes é o novo fenômeno da literatura jovem. Com um mote surpreendente, o livro, que está há mais de 85 semanas na lista de mais vendidos do The New York Times e de outras publicações de prestígio dos EUA, ganhou elogios de Rick Riordan, Stephenie Meyer e outros formadores de opinião e rendeu à autora Suzanne Collins lugar na badalada lista de 100 personalidades mais influentes do ano da revista Time.

Inspirada pelo mito grego de Teseu e o Minotauro e bebendo nas melhores fontes da ficção científica, Suzanne Collins faz uma dura crítica à sociedade do espetáculo atual e prende a atenção do leitor da primeira à última página com um romance envolvente e perturbador.

Depois de muitos anos dos lançamentos dos livros e das adaptações cinematográficas, só agora, em 2020, eu fui ler a trilogia. Demorei muito para colocá-los como prioridade na minha lista de leituras, mas o que importa, é que finalmente eu li!

À essa altura, o enredo da obra não deve ser surpresa para ninguém, mas nunca se sabe. Portanto, a história é narrada por Katniss, uma garota que vive com sua mãe e sua irmã mais nova no Distrito 12, em um país chamado Panem. O território é composto por vários Distritos, onde as pessoas vivem em situações precárias e até mesmo miseráveis, morrendo de fome, doenças, etc. Os cidadãos de Panem não têm apoio do governo para nada, por isso precisam fazer de tudo para sobreviver. Na verdade, o governo é tão malígno, que criou um "reallity show", chamado Jogos Vorazes. Nesse programa, eles realizam a "colheita" para sortear quem de cada Distrito vai para os Jogos Vorazes. Uma vez sorteada, a pessoa irá para a Capital (onde vive a elite) e entrará em uma floresta com outros jogadores. O objetivo do jogo? Ser o único sobrevivente, ou seja, os jogares matam uns aos outros, até que só sobre um. Tudo isso é gravado e emitido nas televisões dos Distritos, sendo uma angústia para os cidadãos, mas um baita entretenimento para os ricos.

Quando Prim, a irmã mais nova de Katniss, é selecionada para os Jogos, a protagonista se voluntaria para ir no lugar da irmã. Por sorte, Katniss passava seus dias caçando para sobreviver no Distrito 12, então ela tinha grandes habilidades com o arco e flecha. Nesse dia, na Colheita, ela reencontra Peeta, um garoto que ela conhecia de vista desde a infância, e que salvou a vida dela na época sem saber. Eles e outras pessoas são selecionadas para os Jogos. Peeta e Katniss acabam criando um "romance" para chamar mais atenção do público, mas muita coisa acontece durante o jogo.

Sobre a obra, achei a escrita simples e os personagens envolventes. Apesar de sempre ficar com um pé atrás quando vou ler algo muito famoso e recente, isso não aconteceu com Jogos Vorazes. Acredito que, no fundo, eu sabia que era uma trilogia muito boa. Gostei bastante da leitura (que voa!) do primeiro livro e mal posso esperar para ler o segundo e o terceiro! (todos estão na meta de leituras de 2020, vamos lá!)

E você, já leu ou assistiu Jogos Vorazes? O que acha? Gosta? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."