Resenha - Razão e Sentimento

quinta-feira, outubro 07, 2021

 




Razão e Sentimento, da famosa Jane Austen, foi publicado pela primeira vez em 1811 e é um romance de costumes que narra a história das irmãs Dashwood.
Título: Razão e Sentimento
Autora: Jane Austen
Ano: 2011
Nº de páginas: 364
Editora: Saraiva de Bolso
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: Em Razão e sentimento, Jane Austen apresenta-nos os costumes das famílias inglesas do século XVIII. Suas personagens Elinor, Marianne e a jovem Margaret — as irmãs Dashwood —, após a morte do pai, empobrecem e deixam sua bela mansão para morar num chalé em Barton Park, onde terão de aprender a enfrentar as adversidades da nova vida. Elinor é mais racional, ao passo que Marianne é movida pelo sentimento. Apesar dos comportamentos diferentes, as irmãs experimentam as desilusões e os desafios da vida afetiva na busca do equilíbrio entre razão e sentimento e, consequentemente, do verdadeiro amor.

Razão e Sentimento se passa nos anos de 1800 e conta a história das irmãs Dashwood. O pai delas falece logo no início do romance, e como filhas do segundo casamento dele, as meninas não podem mais morar na enorme mansão de antes e acabam tendo de se mudar para uma casa bem menor em uma fazenda. Apesar de serem três irmãs, Elinor, Marianne e Margaret, a história gira em torno de Elinor e Marianne.

Como um bom romance de costumes, a história nos apresenta personagens que se apaixonam e que, geralmente, não podem ficar juntos por questões financeiras, de diferenças de classes sociais, etc. Nesse livro, ninguém quer saber de trabalhar (todos burgueses haha), por isso vão atrás de casar com pessoas que possam dar bons dotes e tenham dinheiro. Do contrário, a família não apoiará. Como Elinor e Marianne já estavam mais pobres, elas acabam se apaixonando, mas os rapazes precisam encontrar partidos melhores, apesar de gostarem muito delas.

Com isso, temos grandes desavenças amorosas, romances proibidos, desilusões e um final um tanto quanto inesperado. Marianne representa o Sentimento, uma vez que se entrega muito mais ao amor que sente e até adoece por conta do que sente. Elinor é a irmã que, apesar de tudo, está sempre pronta para ajudar Marianne e tentar fazer o que é certo, por isso representa a Razão.

Eu achei o livro divertidinho e recomendo para quem gosta de romances de época e de costumes. Porém, depois de Virginia Woolf, e agora Jane Austen, eu tive a prova final de que o gênero não é para mim. Eu até consigo acompanhar e me entreter, mas não consigo gostar de ler a história. Entretanto, se você tem afinidade, vai adorar com certeza! (eu adoro os filmes, Mr. Darcy foi meu primeiro crush! hahaha)

E você, já leu algo da Jane Austen? Comenta aí o que você acha!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."