Resenha - Little Fires Everywhere (Pequenos Incêndios por Toda Parte)

segunda-feira, janeiro 24, 2022

 


Pequenos Incêndios por Toda Parte, de Celeste Ng, foi publicado em 2017. Nesse romance caótico, a autora narra a história de famílias que moram em Shaker Heights nos anos 90.

Título: Little Fires Everywhere

Autora: Celeste Ng

Ano: 2017

Nº de páginas: 352

Editora: Penguin

Avaliação: ★★★★★

Sinopse: In Shaker Heights, a placid, progressive suburb of Cleveland, everything is planned – from the layout of the winding roads, to the colors of the houses, to the successful lives its residents will go on to lead. And no one embodies this spirit more than Elena Richardson, whose guiding principle is playing by the rules. Enter Mia Warren – an enigmatic artist and single mother – who arrives in this idyllic bubble with her teenaged daughter Pearl, and rents a house from the Richardsons. Soon Mia and Pearl become more than tenants: all four Richardson children are drawn to the mother-daughter pair. But Mia carries with her a mysterious past and a disregard for the status quo that threatens to upend this carefully ordered community. When old family friends of the Richardsons attempt to adopt a Chinese-American baby, a custody battle erupts that dramatically divides the town--and puts Mia and Elena on opposing sides. Suspicious of Mia and her motives, Elena is determined to uncover the secrets in Mia's past. But her obsession will come at unexpected and devastating costs.


A obra começa com a família Richardson em choque por conta de um incêndio que acometeu sua perfeita casa. A partir daí, a história volta para o passado, para mostrar como as coisas chegaram àquele ponto. Mia e Pearl, mãe e filha negras, se mudam para Shaker Heights, uma vizinhança planejada e extremamente organizada, para garantir a melhor qualidade de vida aos moradores. Lá, elas alugam uma casa que pertencia à Sra. Richardson. Dessa forma, elas começam a se relacionar com a família Richardson. Não demora muito até Pearl ser convidada para visitar a casa deles e perceber o quão perfeita era aquela família.

Mia e Pearl, entretanto, nunca foram uma família perfeita daquela forma. Não havia uma figura paterna no círculo delas, e elas não era fixas em lugar algum, estavam sempre se mudando. Mia também não tinha um trabalho fixo, ela era fotógrafa e artista. As duas vivam com o suficiente e não possuiam luxo algum. Mia consegue um emprego em um restaurante chinês e também consegue um emprego na casa dos Richardsons. No restaurante, Mia conhece Bebe, uma moça chinesa que lhe conta uma história muito comovente, de como ela teve de deixar a filha na porta do prédio dos bombeiros.

Não demora muito até Mia descobrir que a filha de Bebe está com uma família que é amiga dos Richardsons, começando então uma tensão entre Mia e Sra. Richardson. Mia quer ajudar Bebe a recuperar a filha, e Sra. Richardson quer ajudar sua amiga a manter a guarda do bebê. Com esse caos acontecendo e afastando as duas, muita coisa acontece e vai criando os "pequenos incêndios" que, ao final, não podem ser apagados senão com a distância. O maior incêndio realmente chega, forçando a família Richardson a recomeçar e incentivando Izzy, a filha caçula, a ir atrás de seus sonhos imperfeitos demais para os Richardsons.

Eu já havia assistido ao seriado em 2020 e simplesmente viciei. Eu não conseguia parar de assistir até chegar ao final. Fiquei com muita vontade de ler o livro e, agora que estou procurando ler mais livros em inglês, pensei que poderia ser uma boa ideia ler Little Fires. Recomendo muito a leitura, seja em português ou inglês. Os personagens são muito bem construídos, Shaker Heights é como um personagem também e a história é realmente envolvente e comovente. 

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."