Resenha - O Cemitério

segunda-feira, janeiro 10, 2022

 


O Cemitério, de Stephen King, foi publicado pela primeira vez, em 1983. Essa obra de terror é extremamente envolvente e nos mostra até onde os personagens estão dispostos a ir pelas pessoas que amam.

Título: O Cemitério

Autor: Stephen King

Ano: 2013

Nº de páginas: 424

Editora: Suma 

Avaliação: ★★★★★

Sinopse: Louis Creed, um jovem médico de Chicago, acredita que encontrou seu lugar naquela pequena cidade do Maine. A boa casa, o trabalho na universidade, a felicidade da esposa e dos filhos lhe trazem a certeza de que fez a melhor escolha. Num dos primeiros passeios familiares para explorar a região, conhecem um "simitério" no bosque próximo a sua casa. Ali, gerações e gerações de crianças enterraram seus animais de estimação. Para além dos pequenos túmulos, onde letras infantis registram seu primeiro contato com a morte, há, no entanto, um outro cemitério. Uma terra maligna que atrai pessoas com promessas sedutoras e onde forças estranhas são capazes de tornar real o que sempre pareceu impossível.


Louis, um médico que vivia em Chicago, se muda com sua família para Ludlow, um lugar mais tranquilo onde eles podem viver em uma casa maior. Sua mulher, Rachel, seus filhos, Ellie e Gage, e o gatinho Church, logo se acomodam na nova casa e fazem amizade com o velho vizinho Jud, e sua esposa, Norma. Logo que a família se muda, o vizinho os alerta para terem cuidado, já que agora moram de frente para uma auto-estrada, na qual passam caminhões e carretas em alta velocidade.

Certo dia, Jud leva os novos vizinhos para conhecerem o "simitério de animais", um cemitério onde os moradores enterram seus animais de estimação. O lugar é extremamente perturbador e é preciso fazer uma trilha para chegar lá. Depois do passeio, Ellie fica nervosa e diz para o seu pai que nunca gostaria de ter que enterrar seu gatinho Church no simitério.

Louis fica preocupado e, enquanto a família viaja, Church realmente é atropelado e encontrado morto por Jud. Louis fica desesperado, porque isso partiria o coração de Ellie. Jud então conta a Louis sobre uma história de outro cemitério, o cemitério indígena micmac, onde reza a lenda que se você enterra alguém lá, a pessoa ou o animal voltam à vida. Louis acaba cedendo à tentação e Jud o ajuda a enterrar o gato lá. No dia seguinte, Church reaparece fedendo à cadáver e agindo de modo estranho, mas ainda é Church. 

Na primeira semana de trabalho de Louis na enfermaria da universidade, ele lida com a morte de um estudante, Victor Pascow, que o visita em sonhos e diz que ele não deve mais ir ou usar o cemitério micmac, haja o que houver. Infelizmente, uma tragédia acontece na família e Louis se vê extremamente necessitado de utilizar o cemitério novamente, trazendo o caos para a sua família.

Recomendo muito a leitura para quem está em busca de um terror envolvente, mas que não dá tanto medo. As cenas são bem descritas e o suspense, bem como os cenários macabros e personagens possuídos, são todos muito acertivos, proporcionando uma experiência de leitura quase cinematográfica! Gosto muito do filme (disponível na Netflix com o título "Cemitério Maldito") e adorei ainda mais o livro. Fica aqui mais uma dica de obra do titio Stephen!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."