[Poema] Coloque a sua maldita máscara, querida.

sexta-feira, março 15, 2019


Os dois eram um casal de namorados,
Se existia amor, não importa agora,
O que importa são as máscaras.

Ele era esperto,
Ela era ingênua,
Não poderia dar certo.

Depois de algum tempo juntos,
Ele passou a ditar como ela deveria ser,
E ela não entendia, mas aceitava.
Ele abria a gaveta de máscaras:
- Hoje você está feliz.
Colocava a máscara sorridente nela.
- Hoje você está triste, porque me xingou ontem.
Colocava a máscara entristecida nela.
- Hoje eu estou cheio de problemas, então você está brava.
Colocava a máscara raivosa nela.

- Hoje você quer estar comigo, ou poderá me perder.
- Hoje eu não quero te ver, e nem você.
- Hoje você perdeu as esperanças.
- Hoje você está se sentindo burra perto de mim.
- Hoje você está arrependida por ter saído com aquela roupa.
- Hoje você quer se livrar de todos os seus amigos.
- Hoje você quer me agradar na cama.
- Hoje você quer ver os meus pais e não os seus.
- Hoje você não quer me fazer sair de casa.
- Hoje você me ama mais do que tudo no mundo.

As máscaras eram muitas,
Ela não gostava delas,
Mas todas eram necessárias,
Necessárias para agradá-lo.
Necessárias para escondê-la da verdade.

Entretanto, depois de um tempo,
Se afogando,
Como a necessidade de uma retomada
De fôlego,
De vida,
Ela decidiu não vestir mais máscaras.
Ela decidiu se libertar e mostrar seu próprio rosto.

Certo dia, ele veio e disse:
- Hoje você está feliz por me amar,
Por me ter em sua vida,
Só agora você reconhece
Que não é nada sem mim.

Ele colocava a máscara nela,
Ela tirava violentamente.
Ele colocava novamente,
Ela tirava irreverente.
- Coloque a sua maldita máscara, querida,
Você não pode sair assim, os outros vão ver.

Ela se recusou e,
Mostrando sua verdadeira feição
Cheia de cansaço,
Cheia de repulsa,
Ela colocou a mão com força na cara dele
E puxou.
E puxou.
Puxou! Puxou! Puxou!

Até que finalmente a máscara saiu.
O que havia por baixo?
Ela mesma disse:
- Hoje você está triste, porque é um covarde que perdeu o brinquedo.
- Hoje você está um lixo. Está podre. Está estragado.
- Hoje você é... Você.

Ao deixá-lo lá,
Ela estava feliz.
Ela estava livre.
Estava sem qualquer máscara,
E todos podiam ver.


Sara Muniz, janeiro de 2019.

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."