Resenha - Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo

sexta-feira, julho 17, 2015


Título: Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo
Autor: Benjamin Alire Sáenz
Editora: Seguinte
Nº de páginas: 392
No Skoob: Clique Aqui
Comprar: Clique Aqui (R$ 26,90)



Sinopse:
Aristóteles e Dante Descobrem Os Segredos do Universo - Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão.
Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.



Resenha
Aristóteles é um adolescente de 15 anos que sente raiva de estar vivo, mas toda essa raiva deve-se principalmente ao fato de que ele tem problemas com sua família, e tem um irmão preso do qual os pais se recusam a falar e fingem que ele nem existe. 

Aristóteles não sabia nadar, mas mesmo assim tentava. Então ele conhece Dante, um garoto da mesma idade que ele, que sabe nadar, gosta de ler, de apreciar poemas, é um completo adolescente intelectual. Mas, ambos não tem amigos e se tornam amigos. E o livro é sobre isso, a amizade de Dante e Aristóteles que no final vira amor, sim, mais um romance estilo David Levithan, se é que me entendem.

Só tenho uma coisa a dizer sobre esse livro: estou decepcionada. Não que eu não curta livros no gênero, é só que eu criei muitas expectativas! Eu esperava algo filosófico como "O Mundo de Sofia", mas acabou sendo uma coisa completamente diferente multiplicada 20 vezes. Mas, se eu pudesse falar com esse livro, eu diria: "É culpa minha, não sua".


✖ Avaliação da escrita: O livro é para jovens, e a escrita também. Nada de mais, nada de menos.

✖ Avaliação do enredo: Você acompanha o personagem no seu dia-a-dia, o enredo não é bem elaborado, não tem nada demais... Você não sabe o que pensar ou para quem torcer... É um enredo sem muita emoção. Eu lembrei bastante de As Vantagens de Ser Invisível e do meu livro também, pelo estilo do enredo... Pois é.

✖ Avaliação da capa: A capa é linda, e na verdade, ela é a culpada por eu ter comprado esse livro. Realmente não se julga um livro pela capa, seja positiva ou negativamente.

✖ Avaliação do protagonista: Apesar de Dante também ser muito importante, Aristóteles é quem narra, então ele é protagonista. Ari é um adolescente depressivo, que ODEIA TODO MUNDO! Tá pior que o meu livro... Nem em um livro que se chama "O homem que odiava o mundo" ele odeia realmente todo mundo. Isso me dá um pouco de raiva do personagem, sei lá... Não gostei muito dele.


✖ O que me levou a avaliá-lo como regular?
Não joguei na lixoteca porque foi um livro que eu consegui engolir um pouco, e no fim, eu até que estava shippando os dois, haha. Mas mesmo assim, passa MUITO LONGE de ser um bom livro. Não sei porque todas as pessoas que gravam vídeos falando desse livro dizem que ele é bom. Eu serei a primeira a dizer o contrário?

✖ Considerações finais: 
O problema não foi nem o livro ser estilo David Levithan, mas sim o livro me enganar na capa e no título. Além de ser cansativo em vários momentos... Você vira as páginas pensando se alguma hora fará sentido.

E você, já leu ou ouviu falar desse livro? O que acha? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

2 comentários

  1. Ótimo livro, nunca li mas pelo enredo parece uma "novela".
    Gostei muito do seu blog *-*
    Te seguindo no blog ^-^

    Passa lá no Canal: https://www.youtube.com/watch?v=Us8QgY_5e9k
    Se gostar comenta lá seu blog :)
    Bjus Sara *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não gostei dele ): USHHASUUSHA... Passo, sim! Beijo!

      Excluir

"Comento, logo existo."