Resenha - O oceano no fim do caminho

segunda-feira, janeiro 14, 2019


O Oceano no Fim do Caminho é uma obra de Neil Gaiman, publicada em 2013 no Brasil. O livro nos mostra cantos obscuros do outro mundo, por meio de uma narrativa confortável e de uma perspectiva infantil, que torna tudo mais assustador!



Título: O oceano no fim do caminho
Autor: Neil Gaiman
Ano: 2013
Nº de páginas: 208
Editora: Intrínseca
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos.
Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.
Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.

O protagonista da história não tem nome, mas é um homem de 40 e poucos anos que decide revisitar sua antiga fazenda e, mais importante, fazenda das Hempstock, suas vizinhas de infância. Ao chegar lá, relembra de sua infância. 

Ele vivia com sua família, que alugava quartos da casa para pessoas de fora. Certo dia, um vendedor de opalas foi morar com eles e, certa noite, roubou o carro da família e cometeu suicídio lá dentro, despertando forças de outro mundo. No dia do incidente, o protagonista, que era apenas uma criança, conhece Lettie Hempstock, que o leva para a sua fazenda e lá, ele ganha um delicioso prato de mingau feito pela Sra. Hempstock (avó de Lettie) e Ginnie Hempstock (mãe de Lettie). Não demora muito até o garotinho descobrir que elas têm conexões com coisas que não são desse mundo. 

Lettie acaba mostrando o outro lado para ele e de lá, o garoto traz uma "pulga", que se materializa em forma de Ursula, uma governanta linda que quer destruir a família dele. 

Esse livro é simplesmente incrível! Eu não queria parar de ler até terminar. Saber mais sobre as Hempstocks, torcer para que eles derrotassem a pulga e as pragas e tentar entender mais sobre o outro mundo e a magia era tudo o que eu queria durante a leitura. 

É uma obra bastante curta, portanto não há como explorar mais os seus lados místicos, o que pode aborrecer alguns leitores e até causar incompreensões. Eu adorei o enredo e a escrita. Sinceramente, eu não esperava que fosse ter algo mágico e monstruoso por trás, mas vi que essa é a pegada do Neil Gaiman. Até O Oceano, eu só tinha lido Coraline do autor, que é uma das minhas histórias preferidas da vida! 

Recomendo bastante O Oceano no Fim do Caminho para quem está começando a ler Neil Gaiman e querendo ler um suspense com coisas do outro mundo. Vale muito a pena!

E você, já leu algo do Gaiman? Já ouviu falar d'O Oceano? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

2 comentários

  1. Acredita que eu baixei esse livro por "engano" e acabei adorando? To guardando ele pra terminar de ler daqui algum tempo. Achei a historia bem fofinha e um tanto mórbida e a falta de nome do protagonista deu aquele tcham, sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é muito boooom! já fiquei imaginando um filme dele bem estilo Coraline, eu iria AMAR! HAHAHAH

      Bjs <3

      Excluir

"Comento, logo existo."