Resenha - Os criadores de coincidências

quarta-feira, janeiro 30, 2019


Os criadores de coincidência foi publicado no Brasil em 2017, e foi escrito pelo autor israelense Yoav Blum. O livro nos apresenta algo totalmente novo, ao sugerir que todas as coincidências de nossas vidas são criadas por profissionais, seres que estudam e se preparam para isso.


Título: Os criadores de coincidência 
Autor: Yoav Blum
Ano: 2017
Nº de páginas: 320
Editora: Planeta
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: E se o trem que você perdeu, o café que derrubou, o bilhete que encontrou não forem eventos aleatórios? E se o destino do mundo estiver sendo manipulado por pessoas especializadas em criar acasos?
Neste romance best-seller do israelense Yoav Blum, o destino é o protagonista – mas ele não depende de sorte ou intervenção divina.
Emily, Eric e Guy trabalham numa espécie sobrenatural de organização secreta há alguns anos. Eles estudaram disciplinas como interferências em sonhos, distribuição de sorte e como ser amigos imaginários, até se tornarem criadores de coincidências. Agora, de tempos em tempos, recebem complexas missões a serem executadas. Seu trabalho é permanecer na área cinzenta entre destino e livre arbítrio, onde eles criam situações que criam situações que criam mais situações que darão origem a pensamentos e decisões, gerando os mais diversos resultados: o encontro de almas gêmeas, invenções que podem mudar o mundo, a inspiração que dará origem a obras-primas.
Mas, quando Guy recebe uma missão especial, que vai além daquilo que ele acredita poder fazer, as coisas começam a se mover de forma a mudar tudo o que os criadores de coincidências entendem sobre a vida e a verdadeira natureza do amor.
Um thriller improvável sobre os operários invisíveis que mantêm girando as engrenagens do acaso.
Os criadores de coincidência são como agentes secretos, que estudam para agir em nossas vidas como iniciadores, amigos imaginários, interferem em nossos sonhos, até que estejam preparados para se tornarem criadores de coincidência. Há todo um preparo, guiado por um General, afinal, mexer com a vida das pessoas não é para qualquer um e é um trabalho meticuloso.



Guy já havia sido amigo imaginário por muito tempo e, depois, trabalhava como criador de coincidência para juntar casais. Logo no começo do livro, já há a descrição de uma cena em que Guy está agindo, e preciso confessar, é de cair o queixo! Conforme você vai lendo, parece que realmente existem criadores de coincidência nas nossas vidas, fiquei no mínimo bem desconfiada. (haha)

Emily e Eric são amigo de Guy. Eric gosta de burlar as regras e criar coincidências para ficar com mulheres. Emily, por sua vez, é apaixonada por Guy, mas quando se declara, acaba não sendo correspondida, porque ele nunca conseguiu esquecer Cassandra, uma mulher que ele amou quando ambos eram apenas amigos imaginários.

A partir de então, uma ou duas vezes por semana, enquanto o sentimento que tinham um pelo outro só crescia, e quando não estavam nem perto de se cansarem daquele amor, eles liam um para o outro à noite.
Ele lia Gaiman e Safran Foer para ela, ela lia Hugo e Camus para ele; ele a divertia com Pratchett, ela o embalava com Hemingway; ele a acariciava com Coben, ela o surpreendia com Twain.

A partir do momento em que Guy nega o amor de Emily, a história dá uma reviravolta. Ele recebe uma missão extremamente difícil de cruel de se realizar, para depois, descobrir que havia todo um contexto por trás, envolvendo Eric e Emily.


Apesar das 320 páginas, o romance é bastante curto, pois isso se eu me alongar demais no enredo, posso acabar dando spoilers. Li o livro por indicação da minha irmã (o livro é dela, inclusive), e gostei muito também, se tornou um dos meus livros favoritos, principalmente porque o desfecho é simplesmente genial e surpreendente! O livro te prende do início ao fim, por isso é difícil não acabar em uma semana. 

Eles nunca me amaram, aqueles homens.
Cobiçaram meu corpo, talvez. E me desejaram, sem dúvida. Precisaram de mim, com certeza. Mas era só isso. É impossível amar alguém que faz e diz tudo o que você quer, que responde a cada um de seus pensamentos ocultos. Eu era só uma extensão deles próprios. E que tipo de amor é esse? O amor deriva do atrito entre duas pessoas. Como fósforos, como patins no gelo, como estrelas cadentes que arranham o céu, nós precisamos do atrito para que alguma coisa aconteça em nossa vida.

Com uma proposta totalmente inovadora, a obra trás um romance complexo, que vai fazer sua mente explodir. Recomendo muito a leitura, pois é inesquecível!

E você, já tinha ouvido falar desse livro ou desse autor? Comenta aí!


HEY! Não vai embora ainda, não! Quer comprar um livro na Submarino.com? Então CLIQUE AQUI e use o cupom "VEM15", você ganha R$ 15,00 de desconto!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."