Resenha - Romeu e Julieta

terça-feira, fevereiro 23, 2016 4 Comentários A+ a-



Título: Romeu e Julieta
Autor: William Shakespeare
Editora: Círculo do Livro
Nº de páginas: 179
No Skoob: Clique Aqui
Comprar: Clique Aqui


Sinopse:
Em Verona, na Itália, por volta de 1600, a rivalidade entre os Montecchios e os Capuletos acentua-se e os conflitos estendem-se a parentes e criados, apesar do apelo do príncipe pela paz.Num baile de máscaras na casa dos Capuletos, Romeu Montecchio conhece Julieta Capuleto.A paixão é mútua e instantânea. Ao descobrir que pertencem a familias inimigas, os dois se desesperam.Resolvem casar-se secretamente, com a cumplicidade de frei Lourenço.No entanto, o destino desse amor seria trágico.

Resenha
Romeu e Julieta é um clássico famosíssimo. Até mesmo quem nunca leu ou assistiu aos inúmeros filmes de Romeu e Julieta sabe mais ou menos sobre o que se trata. Duas famílias poderosas de Verona, são grandes inimigas: A Montecchio e a Capuleto. Romeu é o filho único do casal Montecchio e, Julieta, é a filha única do casal Capuleto. Infelizmente, ambos tem que lidar com o fato de terem se apaixonado e vão fazer de tudo para que a inimizade entre seus pais não afete o relacionamento secreto dos dois.

Esse livro é uma tragédia. Cada fala de Romeu e cada fala de Julieta mais parece um discurso dramático, com aquela linguagem antiga cheias de "Oh!" e exclamações de diversos tipos. Uma coisa incrível, é que Shakespeare consegue transpassar muito bem esse drama, essa tristeza. Pois o amor dos dois é triste, não é feliz. Como sabemos, o final ainda acaba por ser trágico para os dois. 

Realmente as peças teatrais de Romeu e Julieta deviam ser incríveis, já que foram tão aclamadas pela crítica da época. Eu adoraria assistir uma peça exatamente como está no livro, e admiraria muito os atores, pois decorar aquelas falas e conseguir transpassar os sentimentos delas, não é para qualquer ator.

Sempre que você for ler algo do Shakespeare, lembre-se: ele nunca escreveu romances.


✖ Avaliação da escrita: O livro de Romeu e Julieta é em formato do roteiro da peça teatral, se você achar um Romeu e Julieta que não é, é porque este é uma releitura e não o original. Temos os atos, as cenas e os diálogos. A escrita é dramática, com linguagem clássica. Na minha opinião, esse fato não tornou a compreensão do livro mais difícil, tornou a leitura muito mais bonita e permite que o leitor imagine muito melhor esse clássico.

✖ Avaliação do enredo: Atualmente, esse enredo pode parecer fraco: duas famílias que se odeiam e os seus filhos se apaixonam. Mas, na época, creio que era algo original. Eu gosto do enredo de Romeu e Julieta.

✖ O que me levou a avaliá-lo como ótimo?
Eu gostei bastante de Romeu e Julieta, mas por ser algo clássico com aquelas enrolações que a gente já conhece, acabei por avaliar com somente quatro estrelas e não cinco, mas é um livro excelente, todo mundo deveria ler.

E você, já leu Romeu e Julieta? Conhece a história deles? Comenta aí!

Sara Muniz, dona do blog Interesses Sutis, sou apaixonada por ler, escrever e criar. Adoro música erudita, rock, pop, música francesa e de vez em quando até uma musiquinha indiana para dar uma animada! Preciso ver artes plásticas para me inspirar a escrever. Meus autores preferidos são Patrick Rothfuss, J.R.R. Tolkien, Brandon Sanderson, Jostein Gaarder e Khaled Hosseini (nessa ordem). Amo cantar e desenhar - mesmo fazendo ambas as coisas mal -, sou fissurada por cachorros e todos são "bebês fofinhos" para mim. Às vezes, eu acho o mundo lindo, outras vezes eu acho que a colisão de um meteóro com a Terra seria a salvação. Saiba mais sobre mim na página "About"!

4 comentários

Write comentários
Larissa Dutra
AUTHOR
23 de fevereiro de 2016 09:47 delete

Oi, Sara. Já faz um tempo que quero ler este livro, pois todos falam que é muito bom e tal, hahaha. Conheço meio que por cima a estória, mas nunca li ele.

Beijos,
Leia a resenha de "Lugares Distantes"

Reply
avatar
Sara
AUTHOR
23 de fevereiro de 2016 19:02 delete

É bem legalzinho! Bem pesado, mas legal! <3

Reply
avatar
Vanessa Silva
AUTHOR
24 de fevereiro de 2016 17:13 delete

Eu amo muito Romeu e Julieta <3 Gosto de tragédias e morte. Admiro muito Shakespeare, exatamente por ele nunca ter escrito romances <3

Reply
avatar

"Comento, logo existo."