Resenha - O Sorriso da Hiena

domingo, fevereiro 11, 2018


O Sorriso da Hiena é o primeiro livro do autor brasileiro Gustavo Ávila. O livro foi publicado inicialmente de modo independente em 2015, mas em 2017 o livro foi publicado pela editora Verus, e já teve os direitos comprados pela TV Globo, ou seja, a obra será adaptada para a televisão.

Título: O Sorriso da Hiena
Autor: Gustavo Ávila
Ano: 2017
Nº de páginas: 266
Editora: Verus
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: É possível justificar o mal quando há a intenção de fazer o bem?
Atormentado por achar que não faz o suficiente para tornar o mundo um lugar melhor, William, um respeitado psicólogo infantil, tem a chance de realizar um estudo que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana.
Porém a proposta, feita pelo misterioso David, coloca o psicólogo diante de um complexo dilema moral. Para saber se é um homem cruel por ter testemunhado o brutal assassinato de seus pais quando tinha apenas oito anos, David planeja repetir com outras famílias o mesmo que aconteceu com a sua, dando a William a chance de acompanhar o crescimento das crianças órfãs e descobrir a influência desse trauma no crescimento delas.
Mas até onde William será capaz de ir para atingir seus objetivos?
Em O sorriso da hiena, Gustavo Ávila cria uma trama complexa de suspense e jogos psicológicos, em uma história que vai manter o leitor fisgado até a última página enquanto acompanha o detetive Artur Veiga nas investigações para desvendar essa série de crimes que está aterrorizando a cidade.
Esse thriller psicológico gira em torno de vários personagens, trazendo um enredo que te prenderá do início ao fim. Casais estão sendo mortos na frente de seus filhos de 8 anos, que são deixados vivos e traumatizado após assistirem tudo. William, um psicólogo, ficou responsável por tratar essas crianças e tentar tirar informações delas sobre o assassino. Artur é um detetive com síndrome de Asperger, que ficou responsável por resolver o caso (melhor personagem!). Há também David, quem está por trás dos assassinatos.

Muitos outros personagens aparecem na história, mas David, William e Artur são os principais, os que farão as coisas realmente acontecerem. Logo após o primeiro caso, David entra em contato com William por e-mail, e é através desses contatos, que tomaremos conhecimento sobre todo o passado de David, e o porquê de ele fazer o que faz.


Ao mesmo tempo em que você compreende os motivos do assassino, você também vê como algo cruel. Logo, fica difícil saber de que lado você está, porque quando se trata de injustiças, a gente sempre pondera mais se é à favor ou contra. Isso é algo gritante nesse livro, o autor consegue te contar uma história que te deixa receoso, é uma história que vai te deixar aflito, esperançoso e ansioso (como um bom thriller psicológico deve ser).

Eu estava particularmente ansiosa para ler esse livro desde que começaram a falar muito bem dele no Booktube, mas infelizmente só consegui comprar no final do ano passado, e não me arrependi nem um pouco! Foi simplesmente um dos melhores livros nacionais atuais que eu li, sem sombra de dúvidas!

Não é uma história que dá muitas voltas, não há enrolação em pontos desnecessários, os personagens são bem construídos... É um prato cheio para quem está em busca de quebrar o preconceito ridículo com a literatura brasileira.

Mal posso esperar para assistir à adaptação pela TV Globo, tenho certeza que ficará muito legal! Desejo sucesso ao autor com suas próximas publicações e que ele chegue ao nível internacional! Haha

E você, já leu O Sorriso da Hiena ou já ouviu falar? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

4 comentários

  1. AMEI A RESENHA
    O livro deve ser muito bom, nem sabia que ia virar uma série. Já tô querendo comprar e ler!

    ResponderExcluir
  2. Oi Sara!
    Tô aqui namorando esse livro, desde o lançamento venho acompanhando resenhas sobre ele, não sei se vou conseguir ler até a adaptação sair mas espero q sim, ansiosa!
    Bjs!

    ResponderExcluir

"Comento, logo existo."