Resenha - A Obscena Senhora D.

segunda-feira, fevereiro 08, 2021

  

A Obscena Senhora D. é uma prosa de Hilda Hilst, publicada pela primeira vez em 1982. Nessa história, acompanhamos os pensamentos de Hillé, uma senhora de 60 anos que se tornou viúva recentemente.

Título: A Obscena Senhora D.
Autor: Hilda Hilst
Ano: 2001
Nº de páginas: 108
Editora: Editora Globo
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: O livro. Escrito na particularíssima prosa de Hilda Hilst, onde todos gêneros narrativos se fundem e os recursos estéticos mais variados são usados, A Obscena Senhora D é Hillé, que após a morte do seu amante, se recolhe ao vão da escada, para falar "dessa coisa que não existe, mas é crua e viva, o Tempo." Obra plena dos temas mais caros à autora -- o desamparo, a condição humana, o apodrecimento da carne, a alma conturbada -- A Obscena Senhora D é uma procura lúcida e hipnótica das razões da existência, onde tudo pode acontecer, de uma facada pelas costas até um apaixonado beijo de amor. Como a própria Senhora D afirma: "... A vida foi uma aventura obscena, de tão lúcida." A história do livro. A Obscena Senhora D foi lançado em 1982. Em 1997, a obra foi publicada na França, pela Ed. Gallimard, com tradução de Maryvonne Lapouge, que também traduziu Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. Ao lado de Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão, a publicação de A Obscena Senhora D pela Editora Globo marca o início do relançamento de toda obra de Hilda Hilst, incluindo 31 títulos, entre prosa e poesia. O que se diz. Por amar a condição humana, Hilda escreve", afirmou o escritor Caio Fernando Abreu, já falecido, e acrescentou, em relação à leitura de A Obscena Senhora D: "Ninguém sairá ileso." Para Leo Gilson Ribeiro, importante crítico literário, que considera a autora o maior escritor vivo em língua portuguesa, "O espanto diante da criação de Hilda Hilst crescerá à medida que as gerações futuras consigam apreender a grandeza imune ao efêmero desta vivência escrita."


Essa foi a leitura de sábado do meu Projeto de Leitura - 7 Livros em 7 Dias e foi mais uma escolha excelente!

Hillé (Senhora D.) é a protagonista da história. Ela é uma senhora de 60 anos que acaba de perder o marido e está se questionando profundamente sobre a vida, o tempo, a morte, Deus, a carne humana e a alma. Por meio de uma narrativa de estilo único, misturada ao texto, acompanhamos o fluxo de consciência de Hillé entre acontecimentos e diálogos do passado e do presente. Senhora D. é considerada louca pelos vizinhos, pois desde que o marido dela morreu, ela faz careta pela janela e fica pelada em casa.

"(...) queria te falar, te falar da morte de Ivan Ilitch, da solidão desse homem, desses nadas do dia a dia que vão consumindo a melhor parte de nós, queria te falar do fardo quando envelhecemos, do desaparecimento, dessa coisa que não existe mas é crua, é viva, o Tempo."

Inclusive, as obscenidades que aparecem na obra envolvem sexo e humor escatológico, então se prepare para lidar com uma linguagem pesada e crua em um estilo corrido, sem demarcações de início e fim de frases, diálogos, etc. O texto é um apanhado de tudo o que se passa na cabeça dessa mulher que sente falta do marido e está pensando em como vai ser quando ela morrer. 

"E nos escuros, eu búfalo não temo, sou senhor de mim, não sei o que é escuro mas estou amoldado, a água nos costados, deslizo para dentro de mim, encantamento de um focinho de águas, nem te pressinto, vibro as patas, sou senhor do meu corpo, um grande corpo duro, eu búfalo sei da morte? eu búfalo rastejo o infinito?"

"(...) como será a cara DELE hen? é só luz? uma gigantesca tampinha prateada? não há um vínculo entre ELE e nós? não dizem que é PAI? não fez um acordo conosco? fez, fez, é PAI, somos filhos. não é o PAI obrigado a cuidar da prole, a zelar ainda que a contragosto? é PAI relapso?"

"A vida foi isso de sentir o corpo, contorno, vísceras, respirar, ver, mas nunca compreender."

Se você procura algo rápido para ler, com temas de crise existencial, mas com humor e palavrões, recomendo muito A Obscena Senhora D. Inclusive, eu nunca tinha ouvido falar de Hilda Hilst, mas agora já estou ansiosa para ler os livros de poesia dela, pois descobri que ela é uma autora ganhadora de quase todos os prêmios literários brasileiros possíveis de se ganhar! 

E você, já tinha ouvido falar da autora ou dessa obra? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."