Resenha - A biblioteca mágica de Bibbi Bokken

segunda-feira, julho 19, 2021

 


A biblioteca mágica de Bibbi Bokken, dos autores noruegueses Jostein Gaarder e Klaus Hagerup, foi publicado pela primeira vez em 1993, na Noruega. No Brasil, a obra só ganhou uma edição em português em 2003. Esse romance infantil é extremamente envolvente, divertido e com temáticas interessantíssimas.

Título: A biblioteca mágica de Bibbi Bokken
Autores: Jostein Gaarder, Klaus Hagerup
Ano: 2003
Nº de páginas: 180
Editora: Seguinte
Avaliação: ★★★★
Sinopse: Nils tem doze anos e acaba de voltar das férias escolares de verão, passadas em companhia de sua prima Berit, na cidade de Fjærland, interior da Noruega. Para não deixar de se falar, os dois decidem escrever um diário e remetê-lo de uma cidade a outra pelo correio. Já de início, porém, parece haver algo de misterioso no diário de Nils e Berit. Ao comprá-lo numa livraria, Nils conhece uma mulher estranha, alguém que ele e Berit haviam visto de passagem durante as férias. A mulher faz questão de ajudar Nils a comprar o diário - uma esquisitice que ele não deixa de contar à prima já em sua primeira "carta". Em Fjærland, Berit se põe a segui-la. Diante da casa da mulher, Berit "furta" um pequeno envelope da caixa de correio. Dentro, encontra uma carta vinda da Itália, endereçada a uma certa Bibbi, que menciona um sebo em Roma. O estabelecimento guardaria não apenas livros raros, mas também livros ainda não escritos. E um desses livros se refere a uma certa "biblioteca mágica". Toda essa história Berit conta a Nils em sua primeira carta. A aventura mal começou, mas o leitor já se vê mergulhado num grande mistério. Quem é Bibbi e que biblioteca mágica é essa? É um caso para os pequenos detetives Nils e Berit investigarem a fundo - e tudo aquilo de que o leitor precisa para se divertir pelas páginas restantes. Em A biblioteca mágica de Bibbi Bokken, o grande herói é o livro e sua história, numa trama cheia de suspense e aventura.


Berit e Nils são dois primos pré-adolescentes e são os protagonistas da história. Eles trocam um diário por correspondência para trocar "cartas". Na primeira parte do livro, o romance se dá de forma epistolar (cartas), por meio desse diário. Desse modo, já sabemos que Nils teve ajuda de uma mulher esquisita para comprar o diário na livraria e que, Berit, a encontrou um dia em uma livraria babando enquanto via os livros na prateleira, como se eles fossem feitos de chocolate.

"A FORMIGA

Pequena?
Eu?
Nada disso.
Sou de bom tamanho.
Cuido de mim mesma,
ando para todos os lados,
até de cima para baixo.
Por acaso você
É maior do que você mesmo?"


A partir daí, as crianças começam a investigar essa mulher (apesar de estarem longe um do outro). Incrivelmente, ambos conseguem pistas em suas cidades, tornando-os praticamente detetives em busca de desvendar quem é Bibbi Bokken, a mulher misteriosa dos livros. 

"Um autor chamado Tor Age B. escreveu um poema curtinho que é muito bom:

Quem mantém os dois pés no chão não sai do lugar.

Acho que isso diz muito sobre escrever e tamvém sobre ler. Quando leio um livro que gosto, parece que o que estou lendo faz meus pensamentos saírem voando do livro. De certa forma, o livro não é feito apenas de palavras, mas também por tudo o que invento quando leio."


Certo dia, Berit vai na casa de Bibbi e descobre que ela está envolvida em um projeto chamado "biblioteca mágica", que teria um acervo de livros antigos e também que só seriam publicados no futuro. Na parte dois do livro, as crianças estão juntas e começam a narrar os acontecimentos. Uma grande aventura se desenrola até que todo o mistério seja resolvido. O que posso dizer sobre esse mistério sem dar spoiler? Bem, posso revelar que há uma mensagem muito bacana em relação ao poder "mágico" que os livros têm sobre a sociedade, bem como o quão incrível é o fato de que os livros conseguem ser tão resistentes às linhas do tempo. Por isso, apesar de ser um romance infantil, recomendo muito a leitura! (Como eu sempre digo, Jostein Gaarder não decepciona nunca).


E você, já leu algo do autor? Essa obra está na sua lista? Gostaria de ler? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."