Resenha - Felicidade Incurável

segunda-feira, fevereiro 21, 2022

 


Felicidade Incurável, de Carpinejar, um dos cronistas brasileiros mais renomados da literatura brasileira, é um livro de crônicas que foi publicado em 2016.

Título: Felicidade Incurável
Autor: Fabrício Carpinejar
Ano: 2016
Nº de páginas: 272
Editora: Bertrand Brasil
Avaliação:
Sinopse: A “Felicidade Incurável” é aquela que nunca está reunida em um único lugar; é aquela que nem a tristeza consegue levar. A felicidade incurável contraria diagnósticos e medos, supera fobias e traumas e não se diminui perante o pessimismo dos outros. A felicidade incurável é aquela que não adoece. Com uma passionalidade reflexiva e racional, o autor, notável por sua prosa absolutamente passional e sincera, protege seu ímpeto sem perder a responsabilidade. Um atlas do que Carpinejar acredita ser um relacionamento, Felicidade Incurável trata de mudança de mentalidade amorosa e da família, diferentes fins de casamento, amizades em tempos eletrônicos, divertidas implicâncias de casal, debate sobre o que é alegria e liberdade e sugere: seja feliz por uma questão de justiça pessoal.


Felicidade Incurável é um livro de crônicas curtíssimas, que falam sobre a vida, o casamento, o amor, os homens, as mulheres, a morte, a amizade, o sexo, dentre outros temas que acompanham nossa vida diariamente.

 O autor fala muito sobre relacionamentos e se inclui na hora de explicar seu ponto de vista, uma vez que foi casado 3 vezes. Basicamente, o livro é sobre isso, mas é muito interessante, ainda mais se você ainda não vivenciou coisas como casamento e ter filhos. Para ilustrar melhor o quão bom é esse livro, seguem os "poucos" trechos que selecionei:


"O porta-retratos sinaliza o nosso pertencimento a um lugar. Sem ele, somos turistas em nossas casas. Sem ele, podemos partir a qualquer hora. Sem ele, não temos laços e raízes, não cultivamos a nostalgia um pouco por dia."


"O porta-retratos é o espelho que guardamos para o outro. (...) O porta-retratos é o nosso livro para fotos. Encadernamos alguém em nosso amor."

"Quando conheço alguém, sei que estou desvendando um superpoder por detrás da aparência e da normalidade uma vida multiplicada por um talento."


"O ideal é que seja amado pelo seu superpoder. Descobrir alguém que identifique sua fraqueza, e a reconheça como estimulante, apesar de ser um empecilho no entendimento da maioria. Se bem que o amor torna qualquer um poderoso."


"Não menosprezo os objetos da casa dos outros. Não jogo nada fora que não seja meu. Toda recordação pode ser de amor, e o amor é um cofre onde nos protegemos do esquecimento."


"existe apenas um jeito de amar que dá certo: quando amamos com caráter."


"O apocalipse iminente gera a salvação. O paraíso previsível gera acomodação."


"A culpa não ajuda coisa alguma, só traz o medo de viver."


"Não é que a vida é pouca, é que estamos sendo poucos para a vida naquele momento."


"Felicidade é intensidade. É se pôr inteiro no lugar em que você está, não no minuto anterior, nem no próximo minuto. Inteiro: beber o tempo que a sua boca pode beber, não beber com os olhos ou com os ouvidos, que bebem o infinito e se afogam. Não querer tudo, querer o que se necessita. Porque a ansiedade não é esperança, é agredir o instante."


"A luz veste a sombra, a sombra veste a luz. A alegria costura a tristeza, a tristeza costura a alegria. Alfaiates que se revezam no longo pano dos dias."


"— O mentiroso não gosta que você crie laços próprios e independentes com a família dele e com seus conhecidos: “é minha mãe, é meu pai, é meu amigo, não se meta”. Assim pode manipular à vontade."


"O ansioso é um doente terminal com excesso de saúde. Morre de uma doença imaginária."


"Amar é sempre faltar algo. Amar é sempre precisar de algo. Não é uma suficiência, não nos sentimos completos, não nos enxergamos saciados. É uma ausência que se cria a cada nova exigência. Amar é se desfalcar por completo. É se esvaziar e oferecer o próprio corpo como casa."


"É tanta vontade de dar certo que exageramos o cuidado. É tanta vontade de abraçar que esmagamos. É tanta vontade de beijar que mordemos. É tanta vontade de viver que adoecemos."


"virar-se pelo avesso e oferecer o forro do silêncio."


"Eu lhe dei toda a minha imaginação, e todas as chances para você sumir."


"Ler é interpretar, viver é escrever por cima. Somos marcadores de textos dos defeitos e virtudes do outro."


"Não somos a única fonte de felicidade de uma pessoa. Ela foi feliz antes de nos conhecer e será também depois."


"A verdade sempre foi um surto para nós. Um susto para nós. Dividíamos o medo de viver."


"Eu continuo lhe amando, desajeitadamente, mesmo sendo penetra em sua felicidade."


"A questão é o que você quer e o que carece, isso define sua condição. É uma escolha que vem das engrenagens amorosas, não da orientação sexual."


"Parafraseando Rosa: ninguém morre, ficamos transparentes. Ao cabo de nossa respiração, maravilhosa respiração que balança as árvores, desaparecemos cristalinos, cristais de nossas lembranças. Não me interprete mal: não tenho eternidade (nem mais é questão de tempo) para perder."

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."