Resenha - O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel

segunda-feira, janeiro 12, 2015 8 Comentários A+ a-


Título: O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel - Vol. 1
Autor: J.R.R. Tolkien
Editora: Martins Fontes
Nº de páginas: 434
No Skoob: Clique Aqui
Comprar: Clique Aqui

 

Sinopse:
Numa cidadezinha indolente do Condado, um jovem hobbit é encarregado de uma imensa tarefa. Deve empreender uma perigosa viagem através da Terra-média até as Fendas da Perdição, e lá destruir o Anel do Poder - a única coisa que impede o domínio maléfico do Senhor do Escuro.
Resenha
Esse livro é a vergonha da minha vida de leitora! Eu ganhei a trilogia O Senhor dos Anéis em volume único no meu aniversário de 15 anos, em 2013. E só agora (dia 2 de janeiro, quando estou escrevendo essa postagem, provavelmente vai ser publicada depois), no início de 2015, que fui terminar o primeiro livro da trilogia, A Sociedade do Anel. Eu já tinha lido boa parte, quando retomei a leitura, tinha lido 249 páginas. Normalmente eu leio livros rapidamente porque levo eles comigo para todo lugar, principalmente pro colégio, aí consigo tempo pra ler lá. Mas o volume único de O Senhor dos Anéis tem 1000 e poucas páginas e não dá pra carregar na mochila diariamente por conta do peso. Então, assim eu justifico o meu descaso com a leitura de O Senhor dos Anéis, tchau!

Como a maioria de vocês sabem, a trilogia veio depois de O Hobbit (confira a resenha aqui), mas a adaptação cinematográfica de O Senhor dos Anéis veio antes. Acho que todos sabem do que se trata o primeiro livro. Frodo torna-se O Portador do Anel e tem a missão de destruí-lo em Mordor, onde as sombras se deitam. Para ajudá-lo, Gandalf o leva até Valfenda, onde está seu grande amigo Elrond, que ajuda a formar a Sociedade do Anel, que inclui dois homens: Aragorn e Boromir. Um anão: Gimli. Quatro hobbits: Frodo, Sam, Merry e Pippin. E um elfo: Legolas. (OMG, nem sei como lembrei de todos esses nomes agora lol).

No primeiro livro a Comitiva já passa por diversos perigos e perdem Gandalf por conta de um Balrog. E no fim, Frodo e Sam abandonam a sociedade para irem juntos à Mordor e acaba. É óbvio que tem coisas que não acontecem no filme, e uma das coisas que eu mais achei engraçado são as vezes em que Legolas está com muito medo, e no filme, ele é muito valente e corajoso.

O meu Senhor dos Anéis é volume único, contendo os três livros.
✖ Avaliação da Escrita: A escrita de Tolkien é clássica, por mais que o texto de O Senhor dos Anéis já tenha sido traduzido por tantas pessoas e por ter sido alterado originalmente pelo filho de Tolkien. Mas eu gosto bastante da escrita e da tradução, acho formal para época que eu imagino que se passe na Terra-média.

✖ Avaliação do Enredo: Nem preciso dizer que é extraordinário, né? Isso vai desde a criação da Terra-média, dos hobbits e de outras raças, das histórias por trás de cada nome e o nome de seu pai (exemplo: Aragorn, filho de Arathorn, Frodo, filho de Drogo, Legolas, filho de Thranduil). Com certeza Tolkien teria um história na ponta da língua para cada história por trás dos nomes. A criação dos nomes mais que originais, as línguas de orcs e elfos de diferentes países, as runas élficas e inúmeras línguas que ele criou. Ele criou um mundo incrível e com isso, influenciou grandes autores atuais de fantasia.

✖ Avaliação da Capa: O Senhor dos Anéis e cada volume tem inúmeras edições e inúmeras capas. Eu adoraria ter todas, mas eu acho a capa mais famosa, que é a que está demonstrada na descrição do livro é bem bonita. Não sei se foi feita pelo Tolkien, mas é pintura também. Em relação ao volume único, acho a capa verde retratando Gandalf muito bonita e bem feita.

✖ Sobre o Protagonista: Para quem assistiu o filme, logo diz que o protagonista é o Frodo. Mas, quando você lê o livro, vê que ele é só mais um dos personagens e tem tanta importância quanto todos os outros. É óbvio que ele leva um destaque por ser O Portador, portanto vamos ao que eu acho de Frodo, filho de Drogo. Acho o Frodo um personagem medroso, que tem medo de tudo (mas também, com o fardo enorme que ele carrega...), ele se demonstra o tempo todo no livro como se esforçasse para parecer independente, mas no filme é totalmente o contrário, ele é muito dependente. E no fim, assim como todos os hobbits, ele surpreende com uma força que nenhum homem ou elfo tem.


✖ O que me levou a avaliá-lo como excelente?
É um livro clássico do Tolkien, é excelente! As pessoas acham chato por não serem pacientes com o desenrolar formal e lento dos eventos, mas se terminar de ler não se arrependerá. Open your mind!

✖ Considerações finais: Gostei do primeiro livro, mas espero que os próximos sejam melhores e com mais ação e aventura, sem que os hobbits se escondam tanto nas asas dos elfos. Assisti os filmes e já tenho uma ideia do que acontece em As Duas Torres, por isso espero mais do próximo livro. Acho que é normal o primeiro livro ser mais chatinho, pois é o início de tudo e as vezes o início é entediante mesmo, porém necessário.



Não se esqueçam que essa leitura faz parte do Desafio da Trilogia Empacada e eu devo terminar antes das férias a trilogia inteira! Acompanhe minha Lista de Espera, que agora está como "Estou Lendo".

E você, já leu algo do professor Tolkien? Se sim, que livros? Já assistiu/leu O Senhor dos Anéis? O que achou? Comenta aí!


/Beijocas da Saroca

Sara Muniz, dona do blog Interesses Sutis, sou apaixonada por ler, escrever e criar. Adoro música erudita, rock, pop, música francesa e de vez em quando até uma musiquinha indiana para dar uma animada! Preciso ver artes plásticas para me inspirar a escrever. Meus autores preferidos são Patrick Rothfuss, J.R.R. Tolkien, Brandon Sanderson, Jostein Gaarder e Khaled Hosseini (nessa ordem). Amo cantar e desenhar - mesmo fazendo ambas as coisas mal -, sou fissurada por cachorros e todos são "bebês fofinhos" para mim. Às vezes, eu acho o mundo lindo, outras vezes eu acho que a colisão de um meteóro com a Terra seria a salvação. Saiba mais sobre mim na página "About"!

8 comentários

Write comentários
Junior Costa
AUTHOR
12 de janeiro de 2015 09:53 delete

OMG eu adicionei essa trilogia aos meu desejados ontem no skoob, porque me envergonho de nunca ter parado pra comprar esses livros. É uma leitura que acho ser necessária pra todo tipo de leitor.
Adorei a resenha =D.
www.chamandoumleitor.blogspot.com

Reply
avatar
Sara
AUTHOR
12 de janeiro de 2015 10:34 delete

Verdade, toda e qualquer pessoa que se considera leitura tem que ler pelo menos uma obra do Tolkien u.u HASHAUHSUA
Obrigada, beijo!

Reply
avatar
Laura
AUTHOR
12 de janeiro de 2015 11:36 delete

Eu amo Senhor dos Anéis, li "A Sociedade do Anel" faz muito tempo e foi o livro que me influenciou a ler mais. Amo a escrita do J.R.R Tolkien e sou uma grande fã. É uma obra incrível, você pega o livro e não quer largar mais.
blog skoob

Reply
avatar
sara sem h
AUTHOR
15 de janeiro de 2015 15:39 delete

Muita gente já tinha me desencorajado para ler livros do Tolkien, dizendo que era chato, que era entediante e tal, isso me deixou desanimada; já que assisti os filmes e gostava da história. Daí li o O hobbit e amei, e tô louca pra iniciar O senhor dos Anéis :3
No meu colégio tinha um volume único, só que as páginas deles eram menores, mais estreitas que o seu; ou seja: o livro tinha umas 2000 páginas, parecia um dicionário o_O Daí quando eu fazia planos para pegar por um mês pra tentar ler, já tinham pegado u_U
Mas esse ano eu leio, pelo menos A sociedade do Anel.
Kissus

Reply
avatar
Sara
AUTHOR
16 de janeiro de 2015 12:00 delete

Imagine quantas vezes você não vai ter que renovar o livro! ASHSHUSHU... Já ouvi falar desse que tem 2000 páginas, mas nunca vi ele. Tenta ler pelo menos o primeiro, n vai se arrepender <3

Reply
avatar
Nayana
AUTHOR
20 de janeiro de 2015 08:42 delete

Mesmo o Legolas sendo valente no filme, é sempre MUITO engraçado quando ele abre a boca pra falar e sai aquela voz fininha, com aquela carinha de bebê perdido. Acho que isso deve fazer referência ao que é realmente no livro

O universo criado por ele é basicamente inexplicável. Acho que nada nesse mundo jamais chegará perto disso. Eu, tendo assistido apenas aos filmes, diria que o personagem principal é o Sam. ♥

Em breve começarei a leitura já que agora tenho nas capas que desejo (apesar de achar todas lindas também). Não vejo a hora, apenas


www.distracoesdiarias.com

Reply
avatar
Sara
AUTHOR
20 de janeiro de 2015 10:21 delete

Legolas é lindo, mesmo não sendo tudo o que parece USHUASHUSH... Realmente, nos filmes o Sam Gamgi tem mais destaque e é muito mais corajoso que muitos... Mas no livro ele é só mais um personagem que uma hora é importante e outras horas não... Vc vai ver quando for ler ><

Beijo! /leia logo pra gente falar sobre ele.

Reply
avatar

"Comento, logo existo."