Resenha - Carrie, a estranha

quarta-feira, junho 20, 2018


Carrie, a estranha foi o primeiro livro de Stephen King a ser publicado. Nesse terror de apenas 199 páginas, temos contato com temas como obsessão, poderes sobrenaturais e bullying.



Título: Carrie, a estranha
Autor: Stephen King
Ano: 1979
Nº de páginas: 199
Editora: Lido em formato .mobi
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: Carrie tem 16 anos e não é feliz. Sufocada pela mãe, uma fanática religiosa dominadora e cruel, Carrie não pode desfrutar os mesmos prazeres que os jovens de sua idade. Na escola, ela é motivo de risos. Em casa, é perseguida pelo olhar onipotente da mãe. Sem amigos, Carrie vai alimentando, dia a dia, um profundo ódio. Só que existe um segredo. Carrie tem poderes sobrenaturais. E chega o dia em que ela decide dar um basta a essa vida de submissão. Tudo o que ela deseja é vingar-se. De todos. Por tudo. Grande sucesso do cinema, Carrie, a estranha é mais uma obra inesquecível do mestre Stephen King.
Carrie, a estranha faz parte da coleção de obras esgotadas de Stephen King, reeditadas em novo formato pela Objetiva. É a oportunidade ansiosamente esperada por seus leitores fiéis que não abrem mão de uma boa dose de terror. Vale a pena se arrepiar de novo com mais esta trama de suspense do grande mestre americano.

No livro "Sobre a Escrita", Stephen King conta que teve a ideia do livro enquanto trabalhava em uma lavanderia de roupas de hospital. Um dia, ele se deparou com um lençol manchado de sangue e, na mesma hora, ele imaginou a cena em que uma adolescente menstruava pela primeira vez no vestiário da escola e as colegas tiravam sarro dela. Com o incentivo de sua esposa, Stephen não descartou a ideia e escreveu a obra.

A história se passa em Chamberlain (Dacota do Sul), em 1979. Carrie era uma garota conhecida como "estranha" por conta de sua má aparência (no livro ela é realmente feia e está longe de ser uma Chloe Grace Moretz) e dos costumes bizarros que ela e a mãe tinham. Margaret White, mãe de Carrie, é uma religiosa obcecada ("fanática" seria uma definição muito superficial), até mesmo o ato de respirar, para ela era considerado um pecado. Obviamente a Carrie era o maior pecado que ela já havia cometido. A mulher espancava Carrie por ser pecadora e a trancava em um quartinho para rezar por horas, até a menina implorar para sair.

Com essas proibições, Carrie tornava-se ainda mais curiosa sobre tudo. Desde pequena, ela sabia que tinha poderes telecinéticos, e sua mãe dizia que era o demônio agindo sobre ela, claro. Dessa forma, Carrie podia ameaçar a mãe e ao menos se defender em alguns momentos.

Aos 17 anos, Carrie menstrua pela primeira vez no vestiário da escola. Como sua mãe nunca tinha falado disso para ela (por considerar o ato de "se tornar mulher" um pecado), Carrie entra em desespero e começa a pedir ajuda das meninas que estavam lá. Elas caem na gargalhada com a situação deplorável da menina e começam a jogar tampões e absorventes nela. Esse acontecimento faz com que a escola tome severas atitudes com as alunas, despertando nelas um ódio ainda maior contra Carrie.

Susan, namorada de Tommy (um dos garotos mais populares da escola), é a única que se sente realmente mal pelo que fez. Então, na tentativa de se redimir, pede que Tommy leve Carrie ao baile, para que ela possa ter essa experiência pelo menos uma vez na vida. 

Contra a vontade da mãe, Carrie vai ao baila, mas ela não sabia que haviam armado uma armadilha para ela. Quando ocorre esse clímax na história e Carrie decide dar uma lição em todos, as páginas do livro simplesmente voam!

Se você nunca leu um livro de terror por medo, saiba que Carrie, a estranha seria uma ótima primeira escolha, pois apesar de todo o sangue e morte, essa é uma obra muito boa para iniciar nesse gênero, principalmente por ser bem curto.

O livro já teve 3 adaptações cinematográficas, mas eu só vi a mais recente e posso dizer que o livro é bem mais pesado que o filme. Recomendo a leitura, a narrativa é rápida e simples, vai direto ao ponto sem ficar dando voltas desnecessárias. Por mais que haja essa ausência de maiores detalhes, acredito que essa característica torna o livro ainda mais adequado para leitores iniciantes de terror. Vale a pena!

E você, já leu Carrie, a estranha? Já viu algum filme? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."