Resenha - Sentimento do Mundo

quarta-feira, junho 06, 2018


Sentimento do Mundo foi publicado pela primeira vez em 1940. Uma obra de Carlos Drummond de Andrade, o poeta brasileiro mais lido e estudado, totalmente revolucionária e que contém alguns dos poemas mais famosos do autor.

Título: Sentimento do mundo
Autor: Carlos Drummond de Andrade
Ano: 1940
Nº de páginas: 128
Editora: *Lido em formado .mobi
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: Publicado pela primeira vez em 1940, O Sentimento do Mundo traz o frescor e o impacto do "vento revolucionário" que sopra da vasta e imprescindível obra de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), o mais estudado e lido poeta brasileiro. Neste livro está contido os mais famosos e arrebatadores poemas: Poema de Sete Faces, No meio do caminho, Quadrilha; e poemas menos conhecidos, mas igualmente antológicos como Poema do Jornal ou Poema da Purificação.
Depois de tantas pedras no caminho, eu finalmente conheci mais da obra de Carlos Drummond de Andrade. Sentimento do Mundo é um livro de poemas bem curto, mas peguei o kindle de uma edição cheia de análises e comentários engrandecedores.

Drummond trabalhou por muito tempo como editor em jornais, revistas, etc... Ou seja, ele esteve nesse meio desde sempre. Publicou muitos livros e ganhou vários prêmios literários. Dessa forma, o que esperar da qualidade da produção de seus poemas? São verdadeiras obras de arte!

Menos musicais e mais tristes e questionadores do que os poemas de Manuel Bandeira, a poesia de Carlos Drummond tem outro tom modernista. Não há padrões, a forma de fato já não importa mais, entretanto, os temas são muito mais pesados.


A vida, o ser humano enquanto corpo e alma, a mente, a morte, o cotidiano, as pequenas alegrias... Drummond os coloca em versos com maestria e uma técnica de modernista da segunda geração, a geração madura e com o estilo já consolidado. Vale a pena se aventurar por esses "sentimentos do mundo"!

E você, já leu algo do Drummond? Quando lerá? Comenta aí! 

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."