Resenha - Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently (Dirk Gently #1)

quinta-feira, maio 20, 2021

 


O primeiro volume de Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently, foi publicado pela primeira vez em 1937. Escrito por um dos meus autores ingleses favoritos, Douglas Adams, essa aventura é um prato cheio para quem gosta de comédia, fantasia, mistério e, obviamente, ficção científica, afinal, estamos falando de um livro do Douglas Adams.

Título: Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently (Dirk Gently #1)

Autor: Douglas Adams

Ano: 2015 

Nº de páginas: 240

Editora: Arqueiro

Avaliação:

Sinopse: “Um colossal épico, cômico, de horror, musical, policial, romântico, sobre viagens no tempo, fantasmas e detetives.” — O autor. A série O Mochileiro das Galáxias consagrou Douglas Adams por sua fina ironia e sua capacidade de elaborar histórias hilárias e inusitadas. Porém, essa não foi sua única obra-prima. Também na década de 1980, ele criou o personagem Dirk Gently, cujos elementos principais surgiram quando escrevia episódios para Doctor Who, outro ícone britânico da ficção científica. Adams morreu em 2001, deixando dois volumes sobre as aventuras do detetive carismático e arrogante. Agora, finalmente, o primeiro livro é publicado no Brasil. Richard MacDuff é um engenheiro de computação perfeitamente normal que sempre se comportou muito bem, obrigado, até o dia em que deixa uma mensagem equivocada na secretária eletrônica de sua namorada, Susan Way. Arrependido, toma a decisão mais natural possível: escalar o prédio dela e invadir seu apartamento para roubar a fita com a gravação. Na vizinhança, Dirk Gently bisbilhota os arredores com seu binóculo quando presencia o ato tresloucado do antigo colega de faculdade e decide entrar em contato para lhe oferecer seus serviços investigativos. Depois de uma série de acontecimentos bizarros, o detetive percebe uma interconexão obscura entre a atitude estapafúrdia do amigo e o assassinato de Gordon Way – irmão de Susan e chefe de Richard, que passa a ser suspeito do crime. De uma hora para outra, os dois vêem-se envolvidos num caso incrivelmente estranho, com elementos díspares e desconexos que, no final, conseguem se encaixar de forma perfeita e construir uma trama típica de Douglas Adams.


Quem acompanha os posts do blog, sabe que eu já indiquei várias vezes a série Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently, de 2016, que está disponível na Netflix. Assisti a primeira e a segunda temporada com a minha irmã e nós ficamos apaixonadas! Tanto que no ano passado, tatuamos "everything is connected" na perna, em homenagem à série e ao significado holístico dessa frase. 

Alguns anos depois de ver a série, finalmente fui ler o livro. Eis uma surpresa: O LIVRO É TOTALMENTE DIFERENTE. Então, já começo a resenha dizendo que, se você espera algo parecido com a série, já pode desistir. Entretanto, nem tudo está perdido! Afinal, esse é um livro do Douglas Adams, o autor de ficção cientítica e fantástica mais cômico que já existiu (ele faleceu em 2001)! Se você já ouviu falar em O guia do mochileiro das galáxias, você conhece o Douglas, pois foi ele quem escreveu essa série de livros INCRÍVEL que deu origem ao dia mundial da toalha (dos nerds), inclusive.

"No grande debate que já dura séculos sobre o que acontece com você após a morte, se é que acontece alguma coisa, quer seja céu, inferno, purgatório ou extinção, uma coisa nunca foi colocada em questão: a possibilidade de você não saber a resposta mesmo depois de morrer."

Tendo em mente que a série é diferente do livro, no livro temos Richard, um programador que trabalha para Gordon, um cara riquíssimo, e namorada com Susan, irmã de Gordon. Logo no início, somos apresentados também a vários professores velhos da universidade de Cambridge, onde Richard estudou. 

Gordon é descrito como um chefe insuportável e morre no começo da história: alguém se escondeu em seu porta-malas e atirou nele. Após morrer, seu fantasma fica vagando pela rodovia em busca de ajuda. Coincidentemente, Richard passa por aquela rodovia e quase atropela o fantasma (que estava visível). O problema é que ele liga para Susan e registra na caixa de chamadas dela, que acha que acabou de atropelar Gordon. Eis que surge o problema: o corpo de Gordon some e, por conta daquela ligação, Richard pode ser julgado como o culpado da morte do chefe.

"(...) a maneira como as plantas crescem, as montanhas erodem ou os rios fluem, como os flocos de neve ou as ilhas assumem seus formatos, como a luz brinca sobre uma superfície, como o leite se entrelaça e se mistura ao seu café quando você o mexe, como gargalhadas se espalham por uma multidão –, em sua complexidade aparentemente mágica, podem ser descritas por meio da interação de processos matemáticos que são ainda mais mágicos em sua simplicidade."

"A própria palavra “natural”, que tantas vezes consideramos significar “não estruturado”, na verdade descreve formas e processos que parecem tão impenetravelmente complexos que não conseguimos perceber, de forma consciente, as leis naturais simples por trás deles."

Com esse caos acontecendo, ele vai atrás de Reg, seu professor da faculdade. O velho indica que ele vá atrás de Dirk Gently, um investigador excelente que o ajudará a sair dessa. Richard já tinha ouvido falar de Dirk e vai até o escritório dele. Os dois se conhecem, pedaços de pizza são devorados e cenas engraçadíssimas acontecem, até que decidem trabalhar juntos para resolver o caso.

"Eu ofereço um serviço que não existe em nenhuma outra parte do mundo. O termo “holístico” se refere à minha convicção de que devemos nos concentrar na interconexão fundamental de todas as coisas..."

No fim de tudo, vamos ter nos deparado com fantasmas, viagens no tempo e possessões, mas garanto que essa curta história é muito hilária e, não vou dizer que vale a pena para todos os leitores, mas é muito valiosa para quem gosta de Douglas Adams e está em busca de mais uma aventura escrita pelo autor (eu amo qualquer coisa que ele escreveu, assim como o Tolkien). 

Vou para o segundo livro agora, o "Longa e Sombria Hora do Chá da Alma (Dirk Gently #2)" e depois pretendo ler a biografia que comprei do Douglas Adams. Tudo estará resenhado aqui no blog em breve para vocês, ou seja, teremos bastante coisa do universo de Adams no blog esse ano. Ah, e claro, quero rever a série depois das leituras, amo demais!

"Uma música que causaria uma satisfação tão intensa quanto qualquer beleza presente na natureza – afinal, nossas próprias emoções mais profundas são uma forma natural de beleza..."


CONFIRA TAMBÉM MINHAS RESENHAS DA SÉRIE O GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS:

★★ O Guia do Mochileiro das Galáxias - DON'T PANIC - Vol. 1 (Douglas Adams)

★★ O Mochileiro das Galáxias - O restaurante no fim do universo - Vol. 2 (Douglas Adams)

★★ O Mochileiro das Galáxias - A Vida, o Universo e Tudo Mais - Vol. 3 (Douglas Adams)

★★ O Mochileiro das Galáxias - Até Mais, e obrigado pelos Peixes! - Vol. 4 (Douglas Adams)

★★ O Mochileiro das Galáxias - Praticamente Inofensiva - Vol 5 (Final) (Douglas Adams)


E você, conhece Douglas Adams? Já leu algo dele? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."