Resenha - Longa e Sombria Hora do Chá da Alma (Dirk Gently #2)

quinta-feira, maio 27, 2021

 


A Longa e Sombria Hora do Chá da Alma, de Douglas Adams, é o segundo (e último) livro da série Dirk Gently. Sua primeira publicação foi em 1988, mas a publicação no Brasil se deu juntamente com o lançamento da série, em 2016. Nessa segunda aventura do detetive Gently, conhecemos novos personagens e nos deparamos com deuses Nórdicos!

Título: Longa e Sombria Hora do Chá da Alma (Dirk Gently #2)

Autor: Douglas Adams

Ano: 2016

Nº de páginas: 224

Editora: Arqueiro (Lido no Kindle)

Avaliação: ★★★★

Sinopse: Kate Schechter devia ter prestado atenção aos avisos que o universo tentava lhe dar. No aeroporto de Heathrow, prestes a embarcar para a Noruega, a americana pensa em todos os sinais que lhe diziam para não fazer aquela viagem. Ainda assim, ela não está nem um pouco preparada para a explosão do balcão de check-in, que destrói parte do terminal. Enquanto isso, no norte de Londres, o detetive Dirk Gently está no fundo do poço: sem dinheiro, vive de bicos como quiromante numa tendinha. Refletindo sobre seu fracasso, ele lembra de repente que, na verdade, tem um cliente e está absurdamente atrasado para o encontro aquela manhã. Porém, o investigador chega tarde demais. Sentindo-se culpado pela sina do homem, ele resolve mais uma vez fazer uso da interconexão de todas as coisas e vê uma ligação do seu caso com os estranhos eventos no aeroporto. Abrindo caminho em meio aos elementos mais absurdos, Dirk se depara com uma máquina de refrigerante que aparece nos lugares mais improváveis, uma águia hostil que insiste em atacá-lo, um hospital sinistro para casos exóticos, horóscopos insultuosos e uma calculadora de I Ching. Neste delicioso livro que dá continuação à série de Dirk Gently, o leitor se surpreenderá ao observar como todas as peças do quebra-cabeça se encaixam para formar uma trama genial e hilária.


CLIQUE AQUI PARA LER A RESENHA DO PRIMEIRO LIVRO DA SÉRIE.


A Longa e Sombria Hora do Chá da Alma foi uma aventura e tanto! Logo no início do livro somos apresentados à Kate, uma nova personagem americana que recebe diversos sinais para não pegar um voo para a Noruega naquela manhã. Ainda assim, ela insiste em ir e se depara com a explosão de um balcão no check-in que poderia ter acabado com a vida dela em um piscar de olhos. Dirk Gently está passando por uma fase difícil e fracassada de sua carreira, inclusive, acaba perdendo um encontro com um cliente, mas dentre pensamentos holísticos e a conexão de tudo, ele acaba achando que a explosão naquele aeroporto tinha algo a ver com a perda daquele cliente.


Ainda assim, era facílimo acreditar que Deus – supondo que Ele existisse e que fosse remotamente possível que qualquer ser divino capaz de determinar a disposição das partículas durante a criação do Universo também estivesse interessado em controlar o tráfego na rodovia – não queria que ela viajasse para a Noruega.


A explosão é o ínicio da aventura que nos apresenta uma trama super engraçada envolvendo deuses Nórdicos, richas de família, hospitais estranhos e águias misteriosas. Tudo isso faz parte do mistério que precisa ser resolvido por Dirk Gently.


Cada partícula do universo – prosseguiu Dirk, empolgando-se com o tema e começando a fitá-la com um olhar penetrante – afeta toda e qualquer outra partícula, ainda que de forma sutil e indireta. Tudo está interconectado. O bater das asas de uma borboleta na China pode afetar a trajetória de um furacão no Atlântico.


Assim como o primeiro livro, o segundo também não tem NADA A VER COM A SÉRIE DA BBC disponível na Netflix (inclusive, recomendo demais essa série, ambas as temporadas são muito boas). Também acabei preferindo mais o primeiro livro do que o segundo, por envolver alienígenas e por ser o livro que apresentou o Dirk, fazendo o primeiro volume muito mais hilário que o segundo. Portanto, minha recomendação do livro dois vai para quem leu o um, porque é uma leitura legalzinha e que entrete de um modo que você não pensa "estou perdendo meu tempo", bem como não deixa de ser a continuação da série Dirk Gently. Desse modo, se você é fã de Douglas Adams e é o público-alvo de Dirk Gently, recomendo muito que você mergulhe nos dois livros da série e se divirta!

E você, já leu Dirk Gently? Já assistiu a série? Gosta das obras do Douglas Adams? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."