Resenha - A Droga da Obediência

sábado, maio 08, 2021

 


A Droga da Obediência é um dos livros da série Os Karas, escrito por Pedro Bandeira. Sua primeira publicação foi em 1984, pela editora Moderna, que seguiu publicando novas edições da obra até 2014. A obra narra as aventuras de adolescentes para desvendar crimes em relação a uma suposta "droga" que faz as crianças obedientes.

Título: A Droga da Obediência

Autor: Pedro Bandeira

Ano: 2009

Nº de páginas: 192

Editora: Moderna (Lido no Kindle)

Avaliação: ★★★★★

Sinopse: Ainda que tenha raiz biográfica, uma obra literária de qualidade ultrapassa sempre os limites do indivíduo que a criou e vai aninhar-se em uma dimensão mais ampla. É esta articulação entre o individual e o coletivo, entre o pessoal e o social que Pedro Barbosa assinala, em comovente testemunho, ao referir-se ao primeiro título da série - A Droga da Obediência - como "uma metáfora que protestava contra a ditadura militar na qual eu vivi toda a minha vida de jovem adulto. O golpe militar ocorreu quando eu acabara de fazer 22 anos e só iria terminar em 1985, depois que eu tivesse feito 43." Como o depoimento acima manifesta, o autor sabe apontar, com grande precisão, possíveis articulações de sua obra com o momento político que o Brasil viveu nos anos que antecederam a publicação do livro (1984). O repúdio à censura, o horror a qualquer tipo de violência, a lembrança das pessoas presas e desaparecidas tiveram, sem dúvida, parte grande na matéria que fecunda o misterioso momento da criação das histórias dos Karas. Talvez se deva a esta sábia mistura entre o individual e o coletivo, que há mais de vinte anos a turma dos Karas - Miguel, Calu, Crânio, Magrí e Chumbinho - alimente o desejo de aventura, o entusiasmo pela vida e a crença nos jovens que são a marca de bons livros infantis e juvenis. A expressão que define a turma - o avesso dos coroas, o contrário dos caretas - tem apelo forte para um público jovem ao frisar o caráter contestador e ousado dos heróis das histórias, exemplares do contagioso protagonismo da juventude.


Quando comecei a ler o livro, pensei automaticamente em "It, a coisa", do Stephen King, pois em A Droga da Obediência também temos uma gangue de amigos adolescentes que se juntam para resolver um crime. "Os Karas" é o nome do grupo formado por Miguel, Chumbinho, Magrí, Calú e Crânio, aparecendo em uma série de livros publicados por Bandeira.


A história começa com alunos desaparecendo misteriosamente de algumas escolas públicas, até que, finalmente, começam a sumir alunos de um colégio particular, o Elite, no qual os Karas estudam. Eles decidem começar a ajudar os detetives a investigar o caso informalmente, já que eles não são tecnicamente permitidos fazer isso. Não demora muito até que um membro do grupo seja sequestrado, e isso acontece com Chumbinho, que quando acorda, se vê em um local de experimentos com vários outros meninos jovens, e todos eles estão recebendo doses de uma chamada "droga da obediência", que os torna imediatamente obedientes. Entretanto, Chumbinho consegue ficar um tempo fingindo que está tomando a droga e, enquanto isso, descobre mais sobre o que está por trás.


Obviamente, o experimento apresenta falhas e o "gênio do mal" por trás disso se chama "Doutor Q.I.". Seu plano é tornar todos obedientes e sem iniciativa para nada: bonecos que obedecem aos seus comandos e que não se opõem ou têm sentimentos. A metáfora apresentada por Bandeira no livro foi explicada pelo autor: 

"...uma metáfora que protestava contra a ditadura militar na qual eu vivi toda a minha vida de jovem adulto. O golpe militar ocorreu quando eu acabara de fazer 22 anos e só iria terminar em 1985, depois que eu tivesse feito 43."


Com essa relação autobiográfica, a obra se torna ainda mais passível de curiosidade. Eu posso dizer que adorei a leitura, os personagens são divertidos e cativantes, a leitura é rápida e a linguagem é simples, por ser voltada para o público infantojuvenil. Eu admiro demais obras que conseguem tratar de temas sociais pesados e profundos com narrativas simples e acessíveis. Portanto, fica aí a minha recomendação de A Droga da Obediência!

E você, já leu esse livro? Já leu algo de Pedro Bandeira? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."