Resenha - Percy Jackson e O Último Olimpiano + Conclusão do Projeto

quarta-feira, janeiro 06, 2016



Título: Percy Jackson e Os Olimpianos - Volume 5 (final) O Último Olimpiano
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Nº de páginas: 384
No Skoob: Clique Aqui
Comprar: Clique Aqui



Sinopse:
Os cinco livros da série que se tornou fenômeno mundial, em edição limitada e com design exclusivo: as cinco lombadas dos livros compõem, juntas, uma ilustração especial de John Rocco.

Em O ladrão de raios, Percy Jackson, o menino que aos doze anos descobre que é um semideus, filho de Poseidon, precisa impedir uma guerra entre os deuses que destruiria a civilização ocidental; em O Mar de Monstros, ele e os amigos se envolvem em uma perigosa aventura para defender o acampamento dos semideuses; em A maldição do titã, Percy descobre que o Senhor dos Titãs despertou e está disposto a destruir a humanidade; em A batalha do Labirinto, o semideus vai combater o perigoso titã no temido Labirinto de Dédalo; e em O último olimpiano, Percy tem que lidar não só com o exército de Cronos, mas também com a chegada de seu décimo sexto aniversário — e, assim, com a profecia que determinará seu destino. 

Profecia do último livro. Ignorem a tremida.

Resenha


Para entender melhor essa resenha, leia a resenha do primeiro livro da série, clicando AQUI. O último livro foi tão bom quanto realmente me disseram que seria, foi o segundo livro da série de 5 que eu marquei como favorito. Bom, o Percy finalmente está quase fazendo dezesseis anos, o que com certeza significa que tem muita guerra e batalhas nesse último livro, é ação praticamente o tempo todo. Vário semideuses morrem (obviamente não vou dizer quais), e no fim, Percy Jackson acaba não sendo de fato o herói. Segundo a profecia, quando ele chegasse aos 16 anos ele tomaria uma atitude que preservaria ou arrasaria o Olimpo, e como vocês devem imaginar, ele consegue fazer a escolha correta e salvar a todos!

Annabeth, Grover, Nico, Clarisse... Podemos ver todos os amigos (e colegas) de Percy lutando com ele para salvar o que desejam e mais uma vez essa coisa de amizade é forte na história. 

Gostei muito do final do livro, tudo ficou bem, afinal. Apesar de que uma nova profecia surge e que é desvendada na série Heróis do Olimpo (já peguei uns spoilers com a minha amiga, já que não pretendo ler a segunda série por conta de boatos ruins sobre o final). As conclusões que tirei da série e a conclusão do Projeto Percy Jackson em Dezembro, vocês podem ler a seguir.

✖ Avaliação da escrita: Ao todo, achei a escrita de Rick Riordan muito boa e fácil de ler, assim como comentei em todas as outras resenhas dos livros da série.

✖ Avaliação do enredo: Continuo com a mesma opinião sobre o enredo dessa série. Original e divertido.

✖ Sobre o protagonista: Dá pra notar muito bem o crescimento de Percy ao longo da série, o que Rick Riordan fez muito bem em todos os livros foi passar qual era a mentalidade de Percy e que sempre condizia com a idade. Acho o Percy Jackson um personagem que foi feito para ser herói, o espírito dele é de sempre ajudar os amigos e salvar quem está em perigo... e também, se revoltar contra os vilões. Basicamente, ele não tem muitos conflitos internos, o que eu acho que faltou para ser um personagem incrível e não apenas bom.

✖ O que me levou a avaliá-lo como excelente?
Esse livro contém ação, reviravoltas, romance... Exatamente o que normalmente faz um livro ser bom (mas não necessariamente, haha). Como eu disse, também gostei muito da conclusão da série, por isso avaliei como excelente!


Conclusão do Projeto
Caso você não saiba, foi feito um projeto de leitura de Percy Jackson aqui no blog, que consistia em ler os cinco livros em dezembro de 2015. Infelizmente falhei e só terminei o quinto livro hoje, dia 6 de janeiro de 2016. Mas ainda assim, vou fazer a conclusão do projeto.

Particularmente, gostei da série. Achei algo um pouco jovem, mas gostei ainda assim. Infelizmente, se você espera um pouco de conhecimento sobre a mitologia grega e romana, saiba que essas explicações serão bem superficiais, o autor não se aprofunda em momento algum. Portanto, se você procura saber de mitologia, compre um livro sobre mitologia. Nesses livros, até os deuses são um pouco diferentes, afinal, o autor teve de adaptá-los para o universo atual de Percy Jackson. Mas, para crianças, creio que até essa superficialidade já seja suficiente. Não virei uma grande fã, mas gostei bastante.

Eis aqui as resenhas de todos os livros (menos do último, que é a que você está agora).


Somente duas dessas resenhas tem vídeos, mas em breve todas serão atualizadas com seus respectivos vídeos.

Ps: Ainda espero que invistam em uma adaptação de verdade de Percy Jackson.

E essa foi a resenha do último livro da série e a conclusão do projeto! Você já leu a série, se sim, o que acha dela? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

4 comentários

  1. o quinto volume achei chata a parte da batalha :T fora isso foi ótimo xD bem que poderia se aprofundar mais na mitologia grega, se o livro fosse para uma faixa etária um pouco maior talvez o autor tivesse mostrado bem mais sobre o mundo dos gregos :) Sobre a série dos romanos, vou ler mesmo assim, mesmo que todos digam que é ruim e o final poderia ser melhor, irei ler porque neh, a opinião sempre varia e vai que eu goste? -q

    Percy Jackson foi uma das melhores séries que li, e talvez eu nao goste tanto assim da trilogia/série do Magnus Chase, mas estou ansiosa para a série do Deus Apolo, que eu realmente gosto dele e pelo que vi vai render 5 volumes e TOMARA que o autor explore mais o mundo dos Deuses, pois neh, é um Deus imortal que viveu tanta coisa, então o autor pode muito bem ampliar as coisas, certo?

    E além desse tem os egipcios qeu vou ler, A Pirâmide Vermelha, por Deus já tenho esse livro há uns 2 ou 3 anos e não li ainda ;-; esse ano não passa u.ú

    E você Sara? Vai ler alguma outra série do Rick Riordan? :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até que gostei da parte da batalha... acho que devia acontecer em um só capítulo, mas tudo bem UHASHUAS... Nossa, Apolo é o melhor <3 se todo mundo elogiar essa série aí, talvez eu leia... KKKKK acho muito interessantes essas da mitologia nórdica e egípcia, mas não pretendo ler mais nenhuma série do Rick Riordan, não tão cedo ><

      Beijo!

      Excluir
  2. Oi Flor, tenho uma amiga que pretendo estar nesse projeto este ano. EU não sei, ainda sou meio assim com Rick Riordan, mas ainda não descarto a possibilidade de ler Percy, mas ainda não bateu a vontade =/

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu demorei bastante tempo pra ter vontade, ainda mais que eu comprei na black friday de 2014! haha... mas qualquer hora vc se sente obrigado e lê... :D

      Excluir

"Comento, logo existo."