Você, escritor! - 5 jeitos de esconder pistas secretas em suas histórias

quarta-feira, abril 24, 2019


Olá, pessoas interessantes! Desde que eu li Harry Potter, eu descobri que adoro encontrar pistas dos acontecimentos futuros em histórias. Fazer isso na escrita é um pouco trabalhoso, mas garante ao leitor uma experiência única! Por isso, hoje eu trouxe cinco jeitos de você colocar/esconder pistas nas suas histórias e, claro, com um exemplo prático no final:


1. Distraia o leitor com ação
Coloque/esconda pistas durante uma cena de ação! Exemplos: o protagonista esbarra em alguém que será importante no futuro, o protagonista tropeça e perde algo importante, etc.

2. Distraia o leitor com piadas e acontecimentos bobos
Durante um diálogo, coloque/esconda pistas que serão encobertas por piadas ou acontecimentos bobos. Exemplo: Dois personagens estão conversando e um diz "E se tal coisa acontecesse?" e o outro responde com "Só se for em Marte", mas no futuro é exatamente o que acontece.

3. Deixe pistas em sonhos
Faça o personagem sonhar e coloque/esconda pistas no sonho! Pode ser um sonho louco, o que fará o leitor desacreditar dos acontecimentos, o personagem pode ainda induzir a isso quando for tentar interpretar o que sonhou.

4. Esconda pistas em explicações com coisas mais interessantes
Naquela parte da narração em que explicamos coisas importantes da história, também é possível colocar/esconder pistas!

5. Descredite a testemunha
Se algo aconteceu e um personagem é testemunha e carrega a pista escondida, faça todos os outros não acreditarem nele ou no que ele diz.

Exemplo
Em "Less Likes, More Violence", para falar do problema da máquina de café que só seria resolvido nos capítulos 9 e 10 e que era algo de extrema importância para uma tensão que eu queria provocar, eu mencionei no capítulo 5, mas logo mudei o assunto:

(...) — Seja bem-vinda, senhora! — Carl a atendeu sorridente. — Matt, um caramel macchiato para ela!
— É pra já. — Disse Matt pegando o copo e levando-o até a máquina de café que parou de funcionar subitamente. Deu um soco nela do lado esquerdo e ela ligou de novo. — Ah, Carl, essa máquina está uma droga!
Carl só assentiu, mas não disse nada a respeito. Matt revirou os olhos, estava pensando seriamente em resolver esse problema sozinho.
Já estava quase no final de seu expediente e James não havia aparecido no café naquele dia. Antes de sair, Matthew lhe enviou mais uma mensagem e, finalmente, obteve resposta: (...)

Também mencionei no capítulo 6:

(...) A porta abriu, o sino tocou e alguém sentou-se junto ao balcão. Pelo cheiro de cigarro, Matt já sabia muito bem quem era. Pegou um copo vazio e deu o soco usual na máquina. Ele sentia que não conhecia mais o próprio melhor amigo. A máquina serviu o espresso fortíssimo. Ele se sentia traído. Tapou o copo sem colocar açúcar e se virou para James. (...)

Ou seja, eu deixei pistas em 4 capítulos atrás de que o problema com a máquina seria importante no futuro, mas sem dar muita atenção a isso.

E essas são as dicas de hoje! E você gosta de encontrar/deixar pistas em livros? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

2 comentários

  1. Olá! Dicas bem pontuais, existem muitos truques narrativos dessa natureza como o "foreshadowing", ou prenúncio, uma forma de ir jogando essas pistas durante a história, para fazer o leitor ter a sensação de "sim, eu já vi isso antes!". É uma delícia poder empregar durante escrita, e muito boa a forma como você pontuou na sua história. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Simm, dá trabalho, mas vale muito a pena!

      Abraços!

      Excluir

"Comento, logo existo."