Resenha - O Temor do Sábio

sexta-feira, abril 24, 2015


Título: O Temor do Sábio - A Crônica do Matador do Rei: Segundo Dia.
Autor: Patrick Rothfuss ❤
Editora: Arqueiro
Nº de páginas: 960
No Skoob: Clique Aqui
Comprar: Clique Aqui! (A melhor coisa que você pode fazer é comprar esse livro, juro!)

Sinopse:
O Temor do Sábio - Quando é aconselhado a abandonar seus estudos na Universidade por um período, por causa de sua rivalidade com um membro da nobreza local, Kvothe é obrigado a tentar a vida em outras paragens.
Em busca de um patrocinador para sua música, viaja mais de mil quilômetros até Vintas. Lá, é rapidamente envolvido na política da corte. Enquanto tenta cair nas graças de um nobre poderoso, Kvothe usa sua habilidade de arcanista para impedir que ele seja envenenado e lidera um grupo de mercenários pela floresta, a fim de combater um bando de ladrões perigosos.
Ao longo do caminho, tem um encontro fantástico com Feluriana, uma criatura encantada à qual nenhum homem jamais pôde resistir ou sobreviver – até agora. Kvothe também conhece um guerreiro ademriano que o leva a sua terra, um lugar de costumes muito diferentes, onde vai aprender a lutar como poucos.
Enquanto persiste em sua busca de respostas sobre o Chandriano, o grupo de criaturas demoníacas responsável pela morte de seus pais, Kvothe percebe como a vida pode ser difícil quando um homem se torna uma lenda de seu próprio tempo.


Nem sou apaixonada, imagine...


Resenha
Demorei muito para terminar esse livro! Primeiro fiquei super triste por ter que lê-lo emprestado, pois eu teria que devolver logo. Peguei ele em fevereiro e fui terminar ontem (19/04). Como ele tem 960 páginas e é muito pesado, eu não podia levá-lo para onde fosse... Portanto, só pude realizar sua leitura em casa... Às vezes eu lia vários capítulos antes de dormir, ás vezes não lia nenhum. Esses dois últimos meses foram realmente muito puxados para mim, mas ainda assim eu queria ler, mas ao mesmo tempo, não queria terminar pois não há uma continuação da trilogia disponível. E só terá em 2016, provavelmente.

Não tenho muito o que falar sobre O Temor do Sábio, porque o enredo você já pode saber a partir da minha resenha de O Nome do Vento (clique aqui)

Esse é o Segundo Dia, o primeiro livro era o Primeiro Dia e o último será o Terceiro Dia. Como eu disse, leia a resenha de O Nome do Vento e você entenderá melhor. O Temor do Sábio foi O Livro. Tão bom quanto o primeiro e ainda mais recheado de aventuras! Kvothe se afasta por um tempo da Universidade e viaja em busca de tornar um maer o seu mecenas. Não dá muito certo, mas ainda assim, Kvothe lhe é de uma serventia incrível. Por estar em contato com esse nobre, ele é mandado para resolver outro problema do maer. Ele e mais uma equipe vão acabar com o problema e dentre eles está Tempi, um mercenário ademriano, que mais tarde o leva para Ademre. Lá, Kvothe aprende a aprimorar sua Ketan e tenta compreender a Lethani: um pensamento e estilo de vida muito valorizado pelos ademrianos. 

Ah, não posso deixar de mencionar que durante essas aventuras, Kvothe vai parar nos braços de Feluriana, uma criatura dos Encantados que seduz homens, os leva para o seu mundo e os mata ou enlouquece. Mas Kvothe é o Sem-Sangue! Ele sai ileso das garras de Feluriana, com o claro consentimento dela.

Kvothe volta para Universidade e finalmente deixa de ser um Arcanista pobre que precisava trabalhar horas a fio na ficiaria. Kvothe também consegue chamar o nome do vento toda vez que é necessário. Ele finalmente está se tornando como O Grande Taborlin.

Tudo ocorre em meio a busca de Kvothe pela vingança, mas ainda no segundo livro não conseguimos muito mais informações sobre o Chandriano, os Sete e os Amyr.


✖ Avaliação da Escrita: A escrita de Patrick Rothfuss é ótima. Encontrei vários erros no livro, como falta de palavras e complementos que passaram despercebidos pela revisão. Mas, se eles não tiverem mudado muito a escrita dele para a tradução, eu gostei bastante, sem problemas. É muito fácil de ler, mas sempre com uma pitada de formalidade para não ser uma escrita como de livros adolescentes.


✖ Avaliação do Enredo: O enredo é I-N-C-R-Í-V-E-L! Ele criou um personagem maravilhoso, que sofre muito com a vida, mas que mesmo assim não desiste de mostrar do que ele é capaz ao mundo. Ele tem muitas aventuras, muitas coisas loucas acontecem na vida do Kvothe e você acompanha tudo de perto pensando "eu quero que ele tenha dinheiro, eu quero que ele fique com a mulher que ele ama, eu quero que ele se vingue, eu quero que ele encontre o Chandriano", você fica basicamente querendo tudo o que o personagem faz com calma e sem muita preocupação, você acaba ficando mais envolvido e preocupado que o próprio Kvothe, haha.


✖ Avaliação da Capa: A capa de "O Temor do Sábio" é tão linda quanto a de "O Nome do Vento". Perfeita! Verde não é minha cor preferida, mas a capa é maravilhosa! 

✖ Sobre o Protagonista: O que dizer deste Kvothe que conheço pouco, mas já considero pakas? Gente, o Kvothe é um personagem muito bem construído, com uma personalidade única e você se afoga nessa personalidade dele, mesmo ele não sendo bondoso demais ou triste e bravo demais. A personalidade dele não tem nada disso, é uma personalidade normal e você acaba se apegando a ele mesmo assim. Ele é gentil, inteligente, ruivo, tem olhos verdes que mudam de intensidade de acordo com o seu humor, ele é engraçado, é valente, é normal, mas sempre sendo ele mesmo, e ele mesmo é maravilhoso!

✖ O que me levou a avaliá-lo como excelente?
O Temor do Sábio é a continuação do melhor livro que eu já li! Esse também se tornou um dos meus preferidos, pois ele constitui a minha trilogia preferida. Ele é um grande pedaço da estória que foi incrível em cada linha, cada página. Se fosse possível, eu avaliaria com trilhões de estrelas!


✖ Considerações finais: Se você ainda não leu esse livro, você precisa lê-lo! Sabe aquela lista de desejados que você tem? Coloque "O Nome do Vento" no topo da lista! E em segundo lugar, coloque O Temor do Sábio! Não são livros caros e você não tem desculpas para não ler. Se você já marcou esses livros como desejados e quer lê-los, tente fazer isso o mais rápido possível, é a melhor coisa que você faz na sua vida como leitor! RECOMENDO ESSE LIVRO PARA TODOS. HOMENS E MULHERES, CRIANÇAS E "CRIANÇOS"!

Meu capítulo preferido.

O que me resta...
Agora só me resta ler A Música do Silêncio, sobre a Auri. Não é continuação, mas dá pra saciar minha abstinência. 

Já terminei a leitura! Em breve, teremos resenha.

E você, já leu O Nome do Vento? Já leu o primeiro e O Temor do Sábio? Como estão seus sentimentos em relação a espera do terceiro livro? Você deseja ler essa trilogia? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."