Resenha - Doctor Who: Shada

segunda-feira, fevereiro 11, 2019


Publicado no Brasil em 2014, Shada é um roteiro iniciado por Douglas Adams e concluído por Gareth Roberts. Considerado como a aventura perdida de Douglas Adams, Shada é um episódio de Doctor Who muito divertido, cheio de ação e tudo o que uma boa história tem direito.


Título: Doctor Who: Shada - A aventura perdida de Douglas Adams
Autor: Gareth Roberts
Ano: 2014
Nº de páginas: 352
Editora: Suma de Letras
Avaliação: ★★★★★ 
Sinopse: Vista e cultuada em mais de 200 países, a série de TV Doctor Who é um ícone cultural britânico que conquistou mais de 70 milhões de fãs em 50 anos de aventura.
O seriado acompanha o Doutor: um viajante misterioso, vindo do planeta Gallifrey, movido pelo desejo de explorar todos os cantos do tempo e do espaço. Um dos Senhores do Tempo, o Doutor é capaz de se regenerar para escapar da morte, mudando de corpo, rosto e personalidade. Com seus companheiros, humanos e alienígenas, ele protege a Terra e o cosmos contra perigos de todos os tipos.
Shada reconta um episódio que nunca foi transposto para as telas de televisão, uma aventura “perdida” de 1979. Escrita pelo então editor de roteiros da série, Douglas Adams, o autor de O guia do mochilerio das galáxias, Shada traz a quarta encarnação do Doutor e sua companheira Romana II.


Ganhei "Doctor Who: Shada" em um sorteio de livros há alguns anos e, só não o passei para a frente, porque o nome "Douglas Adams" não permitiu. Embora eu nunca tenha assistido Doctor Who, eu sou apaixonada por Douglas Adams e eu fiquei na expectativa de dar uma chance à SHADA. Claro que eu sabia que o Doutor troca de corpo várias vezes, tem sempre a acompanhante, tem a TARDIS e a chave de fenda sônica, mas isso era tudo o que eu sabia sobre Doctor Who. Ah, e também que a série é gigante.

Entretanto, se você nunca assistiu Doctor Who e gostaria de ler SHADA, não tenha medo, pois você não precisa ter todas as referências para entender o que se passa. Na verdade, o autor (Gareth Roberts) explica tudo brevemente, mas de modo conciso.

Pelo o que pude entender, esse livro é um roteiro que começou a ser escrito por Douglas Adams, mas que acabou não sendo terminado a tempo (ele morreu antes, saaad), mas Roberts viu ali uma oportunidade e deu continuidade à aventura de Shada. Apesar de ser um livro um pouco grande (352 páginas), essa aventura flui maravilhosamente, os capítulos são curtos, os personagens são divertidos (principalmente o Doutor) e os diálogos tiram 5 páginas em 3 minutos.

Em Shada, temos o Doutor, sua acompanhante Romana, K-9 (um cachorro robô), Chris e Clare (o casalzinho humano mais problemático possível, o professor Chronotis e, é claro, Skagra, o vilão que quer ser Deus e administrar o Universo. A aventura se passa em torno de um livro indecifrável, que Skagra quer muito decifrar, afinal, ele precisa de respostas. Até metade da obra, você não faz ideia do que é SHADA e nem de como eles farão para ler o livro, mas conforme o enredo se derenrola, tudo vai sendo explicado.

Achei o livro bastante divertido e engraçado, a aventura foi muito bem construída e é bem organizada, pois ao final da história, todo o quebra-cabeça se encaixa perfeitamente e você sente como se tivesse acabado de assistir um filme cheio de ação, com um romance "zoado" e com personagens que não vão sair da sua cabeça tão cedo. Recomendo muito a leitura para quem está em busca de fazer viagens intergaláticas sem ter que sair de casa.

E você, já leu SHADA, assistiu Doctor Who ou leu algo do Douglas Adams? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."