Você, Escritor! - O que são Personagens Planos e Esféricos?

quarta-feira, fevereiro 20, 2019


Em algum momento você já se deparou com um livro que tinha tudo para ser algo ótimo, mas no final se decepcionou com os personagens apresentados? Principais que não mudam com o decorrer do livro, independente do que aconteça, agindo exatamente igual como eles eram e o que são no final. Mocinhos estereotipados que tinham tudo para serem bons personagens, mas que acabaram sendo mau desenvolvidos e assim a principal de tudo ele não obteve muito desenvolvimento... Já passaram por um momento como este? Em que a leitura daquele exato livro se tornou cansativa justamente por causa dos personagens? Às vezes os secundários são mais desenvolvidos que os próprios principais! Já passaram por esse tipo de experiência? Sim? Sabe por que eles são assim? Se não, irei explicar nesse post!


Para começar existem dois tipos de personagens: os planos e os esféricos. 

Os planos são personagens que não mudam em nenhum momento da história. Se ele começar sendo uma pessoa cínica, rude, que não tem esperanças alguma sobre o amor e no final continuar exatamente igual significa que ele não obteve nenhum desenvolvimento. Isso significa que nada pelo o que ele passou foi suficiente forte para mudar algo dele, fazê-lo ser uma pessoa mais feliz e de boas com a vida. Nada funcionou com ele

Normalmente personagens planos são postos como os secundários uma vez que não há necessidade de um grande desenvolvimento por parte deles. Como exemplo podemos falar sobre a Dolores Umbrigde de Harry Potter, essa mulher horrorosa que trabalha no Ministério de Magia que mesmo depois de A Ordem da Fênix não obteve nenhuma mudança consigo, continuando a mesma que era até o final da saga. 

Entenderam? Quando um personagem não muda, ele é plano, estático, e podemos observar isso nas pessoas que conhecemos. Algumas mudam com o tempo outras não. Pode ser uma mudança de opinião, de atitude, mudanças mínimas ou drásticas, mas muitas pessoas mudam enquanto outras se mantém naquele mesmo pensamento, naquela mesma linha de raciocínio que é o caso da Dolores Umbrigde. 

Agora sobre os personagens esféricos, não preciso falar muito, certo? Eu amo fazer personagens esféricos, tanto que raramente faço um plano. E como exemplo disso posso citar o próprio Harry Potter da saga Harry Potter!

Em primeiro lugar, Harry perdeu os pais ainda bebês, viveu com os tios que deixaram clara sua aversão para com ele desde o começo e então descobre que é um Bruxo. Quando ele se introduz ao mundo da magia, entra em Hogwarts e os anos passam ele vai mudando junto com os acontecimentos em sua vida. Mas não só ele, Neville Longbotton também um exemplo de personagem esférico, comparem-no com o começo da saga e o final para perceber como ele se desenvolveu!

Mas em termos gerais, eles se diferenciam assim:

Planos: São personagens pouco aprofundados, que não tem como base fundamentar mais a história. Eles tem um papel a exercer no enredo, mas não irão mudar junto dele, sempre se manterão como são uma vez que são lineares e não graduais. 

Esféricos: São personagens aprofundados, com várias nuances a serem demonstradas e exploradas. Eles se revelam em camadas, mudam de opinião, e estão sempre em processo de se tornarem uma versão melhor ou pior de si mesmos até o final de sua história. 

Então, quando forem escrever um livro pensem quem é o seu personagem e qual é a função dele na história. Ele está ali para fazer o enredo que você quer contar aconteça ou ele tem um propósito maior? Ele irá se desenvolver junto com a história e se transformar com todos os acontecimentos planejados ou simplesmente vai acabar tudo e continuará numa mesma linha desde sua criação? 

Basicamente é um: meu personagem vai ou não mudar no decorrer do enredo?

O motivo deu resolver escrever esse post foi mais para os que pretendem começar a escrever, pois pode parecer meio bobo isso, mas é algo que eu sempre irei bater tecla quando eu for falar sobre personagens e desenvolvimentos deles próprios: eles precisam mudar, ainda mais os principais. No caso dos antagonistas, não há uma necessidade de desenvolvimento, podem ser simplesmente personagens lineares que por mais que acrescentam algo na história, eles não precisam de maior complexidade para fazer as coisas acontecerem. 

Então é isso, esse é o post e nos vemos na próxima s2

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."