Você, escritor! - O que é a Síndrome de Mary Sue / Gary Stu?

quarta-feira, fevereiro 27, 2019


Voltando com a coluna de dicas de escrita, hoje vim falar de um tipo de personagem que muitas pessoas odeiam enquanto outras gostam bastante. Eu no caso me identifico com as pessoas que não gostam desse tipo de personagem, e isso se deve a um único fator que é o seguinte: Personagens assim não existem no mundo real.

Como o próprio título do post diz, o tipo de personagem que me refiro é a tão conhecida Mary Sue ou então sua verão masculina Gary Stu. Para você que não sabe o que é esse termo, explicarei rapidamente: 

Mary Sue é a personificação de alguém perfeito. Um personagem principal completamente plano, previsíveis, com o famoso bordão "eu sou sem graça, não sou bonita e atrapalhada. Uma zero a esquerda" (em termos gerais, são bem assim). E essa dita cuja, por alguma razão tem a capacidade de: ter milhares de qualidades, nenhum defeito que crie verdadeiras consequências na história assim mudando o rumo das coisas, é amada por todo e qualquer personagem que a conheça justamente por sua incrível habilidade que agrada a todos... 

Sem contar que tem a capacidade de atrair o olhar apaixonado do protagonista do livro e de mais um ou dois homens, que claramente não combinam com ela e mesmo assim tão ali se matando por seu coração... 

Estão entendendo aonde eu quero chegar? Sim? Ótimo!

Apesar de nunca ter lido ou assistido Crepúsculo, Bella Swan é um perfeito exemplo de Mary Sue!
Então, como fazer para saber se seu personagem está seguindo o caminho de Mary Sue?

Vamos fazer isso através de perguntas.

Seu personagem tem muitas qualidades, mas os defeitos não fazem nenhuma diferença na história ou criam consequências?

Se sim: Isso é um problema que deve ser arrumado. Pois, não importa quantas qualidades seu personagem tenha, se não houver um único ponto de conflito em suas escolhas, ele/ela infelizmente não vai poder prosseguir com o desenvolvimento. E, vamos ser sinceros: até mesmo a melhor qualidade pode se tornar um defeito! 

Por exemplo: ser gentil é uma ótima qualidade, certo? Mas, por vezes pela pessoa ser muito gentil, até mesmo com quem não merece acaba por sofrer uma determinada consequência. Ex: O personagem A é gentil com personagem B que todos dizem ser um mau caráter, mas o fato dele ser gentil se vêm justamente da natureza de A, sendo que no final B mostra que é de pouca confiança ao enganar A e roubar-lhe boa parte do dinheiro e assim criando desconfiança em A que passa a se relacionar menos com pessoas e criando uma nova barreira para ele.

Sacaram? Não importa quantas qualidades e defeitos seu personagem tenha, as escolhas dele devem afetar diretamente ou indiretamente no enredo, e se seu personagem não sofre nada independente de suas escolhas, independente do que ele faça... Sinto muito, mas isso precisa ser mudado. 

Se não: continue assim! 

Seu personagem agrada a todos sem nenhuma explicação plausível?

Se sim: Mude isso. Sério. Reflita no motivo que levou A a gostar de B. Para refletir vamos nos fazer as seguintes perguntas. 

Por que A agrada tanto B, C e D? O que eles veem de tão especial nela (e) e como isso é plausível?

Se não souber como explicar, pense sobre seus relacionamentos com outras pessoa. Seja com amigos, família ou até mesmo em relacionamento amoroso. Claramente ninguém pode agradar a todos, pense em si mesmo, você mesmo agrada todo mundo? Claramente não, cada pessoa tem um motivo para gostar ou desgostar de você, logo se não houver bons motivos para o personagem B, C e D gostarem tanto de A (seja por amizade, seja por romance, não importa), sugiro que você repense a relação dela para com os personagens. 

Isso vai torná-la mais real, vai fazer com quem ler note assim como qualquer pessoa ela é imperfeita. E convenhamos: não temos obrigação de agradar ninguém, logo um personagem capaz de agradar a todos é impossível. A menos que ela faça de tudo pra agradar a todo por uma razão específica e claramente tenha outra explicação desse comportamento, aí é outros quinhentos e deve ser visto de uma outra forma, pois não estaremos tratando de uma Mary Sue e sim de um personagem desenvolvido como manipulador ou então alguém que deseja ser aceito e acredita poder fazer com que todos gostem dele, mas enfim, esse não é o tópico do post. 

Se não: continue assim! 

Seu personagem é mais forte que o bando inteiro que tem anos de experiência e treinamento enquanto o principal só tem, aproximadamente, alguns meses ou até mesmo um ano disposto a ele?

Se sim: E mais uma vez direi isso: é impossível. Não importa quantos anos de treinamento o seu personagem tenha, é difícil ou até mesmo impossível ganhar de outra pessoa que tem mais tempo que ele e tenha uma força consideravelmente maior.. Por quê? Um exemplo fácil disso: Digamos que A faça academia por 6 meses enquanto B faz há 2 anos. A resolve fazer uma queda de braço com B e acaba perdendo, por quê? Será que é por causa da diferença de força? Ou porque B tem um preparamento físico diferente de A? São questões que podem e devem ser levadas em considerações. 

E, convenhamos, é que nem botar um jogador nível 5 contra alguém nível 100 e mesmo assim o mais fraco ganhar sem ter nenhum equipamento forte, HP inferior (até demais) ao seu oponente sem contar que apenas um ataque de quem estiver no nível 100 é capaz de aniquilar o de nível 5. 

Resumindo: Iniciantes dificilmente irão conquistar ou reter todo o treinamento e a experiência que alguém levou 10 anos em míseros meses ou então em 1 ano. A menos que seu livro tenha uma explicação plausível para essa evolução monstruosa que se aplique diretamente ao mundo que você tiver criado, se for de alguma forma explicável, então ok. 

Se não: continue assim! Assim como na vida real, nós devemos nos desenvolver gradualmente! 

Seu personagem muda durante o trajeto? 

Se sim: perfeito, como eu falei anteriormente, assim como nós os personagens devem mudar gradualmente. 

Se não: Mude isso, não importa se ele muda pra melhor ou pra pior até o final. Tenha consciência de que seu personagem é uma pessoa que precisa mudar junto do ambiente, isso o que o torna um personagem esférico. Não podemos ter um protagonista plano. 

Seu personagem é muito inteligente? Daqueles capazes de resolver tudo sozinho sem a ajuda de ninguém simplesmente por saber o que fazer?

Se sim: Mude isso! De novo batendo na mesma tecla: pessoas assim não existem. Claro que seu personagem pode sim ser inteligente, pode ser sim um gênio, mas ele não pode ser aquele que resolve tudo em um estalar de dedos como se soubesse de todas as respostas para todos os problemas que aparecerem em sua vida.

Como exemplo: Harry Potter, ele não sabe todas as respostas do mundo, quando se vê no meio de uma situação complicada recorre aos amigos para conseguir respostas ao seu problema. Hermione no caso é a inteligente da saga, que sempre busca ajudar através de pesquisas, mas nem mesmo ela encontra a resposta, entendem? Não importa quão inteligente ele seja, nem tudo saberá como responder. 

Se não: continue assim!

E pra finalizar...

Seu personagem em questão se identifica com uma ou todas as características citadas?

Se sim: indico refletir sobre o seu personagem para saber quais pontos podem ser mudados e torná-lo mais humano possível. 

Se não: ótimo! \o/ 

Então esse foi o post de hoje, resolvi falar um pouco sobre Mary Sue por ter sido algo que se via em muitos livros ou fanfics em uma certa época, mas que atualmente muitas personagens tendem a fugir desse padrão, o que é maravilhoso. Mas, não muda que continua existindo esse tipo de personagem e trouxe um pouco de informações sobre para poder ajudar aqueles que estão iniciando no mundo da escrita, espero que te ajudem para melhorar mais ainda seu personagem. 

DICA BÔNUS

Caso mesmo depois de tudo isso você ainda não saiba o que mudar no seu personagem para torná-lo mais crível, sugiro que pense numa falha fatal, mas o que seria uma falha fatal? Por exemplo, se seu personagem for curioso, pense em como isso pode afetar o enredo, assim essa característica pode se tornar a falha fatal dele, pois pode desencadear diversos eventos a partir daquilo simplesmente por não saber se manter afastado de onde não é chamando. 

Pegaram a ideia? Sim? Ótimo!

A gente se vê no próximo post! ^^ 

Você também poderá gostar de

1 comentários

  1. As dicas desses posts sobre escrita são maravilhosas! Escrevo por puro hobbie mas mesmo assim gosto quando a história fica crível e se torna algo que outras pessoas poderiam gostar de ler.
    Personagens "Mary Sue" e "Gary Stu" são o que mais vemos hoje em dia, principalmente em escritores iniciantes como os que se aventuram no Wattpad. É ótimo divulgar postagens assim e explicar como criar um personagem mais próximo da realidade.

    Abraços,
    www.nerdabsoluta.blogspot.com

    ResponderExcluir

"Comento, logo existo."