Resenha - Clube da Luta 2

segunda-feira, fevereiro 04, 2019


Clube da Luta 2 é uma história em quadrinho que dá continuidade a história de Clube da Luta, publicado em 1996 por Chuck Palahniuk (leia a minha resenha clicando aqui). Em 2010, Chuck e uma equipe de ilustradores e coloristas publicaram a segunda parte da história.

Título: Clube da Luta 2
Autor: Chuck Palahniuk
Ano: 2016
Nº de páginas: 280
Editora: LeYa
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: Alguns amigos imaginários nunca vão embora...
Vamos juntos quebrar a regra número um do Clube da Luta. Tyler Durden está de volta. Agora, ele já é pai de família. A continuação do clássico de Palahniuk surge num formato inovador: em HQ. A história se passa nove anos depois do final do primeiro livro. O casal de protagonistas, que leva uma existência aparentemente normal, mais uma vez terá de rever alguns amigos imaginários que nunca foram embora. Só que agora as consequências podem fugir ainda mais do controle. Comemorando vinte anos da publicação do livro Clube da Luta, Chuck e o aclamado ilustrador Cameron Stewart se juntaram para criar o que já se tornou uma das mais aguardadas HQs da história: o retorno de Tyler Durden.
Para ler o Clube da Luta 2, é óbvio que você precisa ter lido o Clube da Luta (só assistir ao filme não é o suficiente nesse caso), principalmente porque você vai encontrar a loucura da escrita de Palahniuk em quadrinhos e vai ser difícil entender o que está acontecendo.

Se a ideia era ser a continuação do primeiro livro, a parte 2 falhou em vários aspectos. Nós temos a Marla, o Tyler... mas, o protagonista não se chama mais Jack, se chama Sebastian (não faz o menor sentido). Essa mudança de nome nos dá a impressão de que esse é outro cara, mas por que Marla teria casado com ele? 

Começando do início, a história se passa 9 anos depois do acontecido em Clube da Luta. A Marla ainda frequenta os grupos de apoio aos doentes, é casada com esse tal de Sebastian e os dois tem um filho, que representa a figura do pinguim que aparece no primeiro livro, como a imagem terapêutica de Jack. 

Sebastian faz terapia por hipnose, o que induz Tyler a aparecer e revelar todos os seus planos para o terapeuta. Tyler ainda toma o corpo de Seb várias vezes, inclusive para ficar com Marla. Sebastian é um personagem deprimido e que toma muitos remédios. Os clubes da luta ainda existem e, inclusive, o projeto Mayhem, que aparece em Clube da Luta, está ainda maior. Para quem lembra, esse projeto era anti-materialista e anti-capitalista no primeiro livro. No 2, o Mayhem tem uma proposta quase que militar, chamada "Erga-ze ou morra".

Todos os acontecimentos dessa história acontecem em fragmentos que você precisa tentar juntar na própria cabeça para entender. Fora toda essa loucura, ainda aparece quem no meio? O próprio Chuck Palahniuk! Ele cria uma metalinguagem na qual ele está com suas amigas decidindo o destino dos personagens durante a trama, mas também são cenas confusas.

Somente ao final da HQ, vamos ter uma explicação mais coerente do que aconteceu desde que Jack tentou se matar no final de Clube da Luta, e aí até que as coisas fazem sentido. Entretanto, a história toda depois disso, parece mais um sonho, uma alucinação de Jack, na qual ele se chama Sebastian.

Para a minha primeira leitura, achei o enredo bastante complexo e desconexo. Talvez essa obra exija uma análise mais cuidadosa e minuciosa, combinando teorias com fatos para chegar a um resultado lógico. 

E você, já leu ou assitiu ao Clube da Luta? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

4 comentários

  1. Que interessante, ainda não conhecia. Fiquei curiosa!

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. "Se a ideia era ser a continuação do primeiro livro, a parte 2 falhou em vários aspectos. Nós temos a Marla, o Tyler... mas, o protagonista não se chama mais Jack, se chama Sebastian (não faz o menor sentido). Essa mudança de nome nos dá a impressão de que esse é outro cara, mas por que Marla teria casado com ele?".


    Uma pequena correção: o protagonista NÃO se chama "Jack", ele não tem nome definido, é conhecido por Narrador e constantemente usava nomes falsos nos grupos que participava. "Jack"(no filme)/ "Joe" (no livro) é apenas por causa da revista Reader's Digest, onde os órgãos eram apresentados em artigos primeira pessoa: o "útero da Jane" e "a próstata do Joe", é só um paralelo filosófico do personagem de como ele sentia.

    o Clube da Luta 2, ao meu ver, também é inferior ao 1, há elementos que me agradam, porém a maioria não. Preciso relê-lo um dia.
    Continue com as resenhas. Abraços!

    ResponderExcluir

"Comento, logo existo."